Candomblé

Juliana Bezerra

O Candomblé é uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte.

A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e é uma das religiões africanas mais praticadas no mundo.

Esta religião cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.

Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda

CandombléUmbanda
Hierarquia forteA hierarquia não é tão rígida
5000 anos de existênciaFundada no século XX
Realiza sacrifícios de animais em cerimônias específicasNão realiza sacrifícios de animais
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios.Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra. Esses dão consultas e conselhos diretamente ao cliente. Não há incorporação do orixá.
Ser pai e/ou mãe de santo é equivalente ao sacerdócio católico. Por isso, é difícil para eles terem uma vida comum, pois há uma série de restrições alimentares, de vestimentas e de atitudes.O sacerdote não precisa se dedicar exclusivamente a Umbanda.
Para se sustentarem, a casas de candomblé cobram por trabalhos realizados.Não cobra pelos serviços.

Para saber mais: Umbanda

História do Candomblé no Brasil

Candomblé

Jorge Amado, escritor, beija a mão de Mãe Menininha do Gantois, considerada a maior mãe-de-santo do Brasil

No Brasil, a história do Candomblé se mistura com a do Catolicismo.

Proibidos de continuar com sua religião, os escravos usavam as imagens dos santos para escapar da censura imposta pela Igreja.

Isto explica o sincretismo encontrado no Candomblé no Brasil, algo que não se verifica na África.

Nos dias de hoje, porém, muitas casas de candomblé não aceitam o sincretismo e buscam retornar às origens africanas.

Igualmente, na versão brasileira, temos uma mistura de orixás de várias regiões do continente africano.

Isto se deve ao fato dos negros que desembarcaram para serem escravos, durante a escravidão no Brasil, eram de várias partes da África.

Cada Orixá representa uma força ou personificação da natureza e também representava um povo ou uma nação

O Candomblé, como prática religiosa, ganhou contornos nítidos na Bahia em meados do século XVIII e definiu-se durante o século XX.

Atualmente, existem milhões de praticantes em todo Brasil, podendo chegar a mais de 1,5% da população nacional.

A fim de preservar esta herança da cultura africana, a Lei Federal 6292, de 15 de dezembro de 1975, tornou certos terreiros de candomblé patrimônio material ou imaterial passível de tombamento.

Rituais

Candomblé

Aspecto de uma cerimônia de Candomblé

Os rituais de Candomblé são, via de regra, realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifício de alguns animais.

Os participantes devem usar trajes específicos com as cores e guias do seu orixá.

Um ritual podem reunir dezenas a centenas de pessoas, variando de acordo com o tamanho da casa que realiza as obrigações e festas.

Nestas ocasiões, há uma grande preocupação com a higiene e alimentação, pois tudo deve estar purificado para estar digno do orixá.

Normalmente, os rituais de Candomblé são praticados em casas, roças ou terreiros, os quais podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista.

Por conseguinte, as celebrações são dirigidas pelo "pai ou mãe de santo" ou "babalorixá" e "iyalorixá" respectivamente.

Deve-se destacar também que a sucessão desses líderes espirituais é hereditária. No entanto, podem haver contendas na sucessão, o que, frequentemente, acaba levando ao fechamento do terreiro.

Por fim, vale lembrar que os adeptos no Candomblé levam sete anos para concluir a iniciação dentro dos preceitos estipulados.

Orixás do Candomblé

Orixás do Candomblé

Alguns dos Orixás cultuados no Candomblé

Os Orixás são entidades que representam a energia e a força da natureza.

Possuem personalidades, habilidades, preferências rituais e fenômenos naturais específicos, o que lhes conferem qualidades e forças distintas.

Os Orixás desempenham um papel fundamental no culto quando são incorporados pelos praticantes mais experientes.

Cada Orixá possui o seu dia, cor, objetos e alimentos específicos, adequados ao seu ritual.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Existem centenas de Orixás, contudo, os mais cultuados no Brasil são:

Exu

Significadoesfera
Dia da semanasegunda-feira
Coresvermelho (ativo) e preto (absorção de conhecimento)
SaudaçãoLaroiê (Salve Exu)
Instrumentosete ferros presos numa mesma base, voltados para cima

Ogum

Significadoguerra (gun)
Dia da semanaterça-feira
Corazul escuro (cor do metal quando aquecido na forja)
SaudaçãoOgunhê, Olá, Ogum
Instrumentoespada de ferro

Oxóssi

Significadocaçador noturno (oxó, caçador; ossi, noturno)
Dia da semanaquinta-feira
Corazul turquesa (cor do céu no início do dia)
SaudaçãoO Kiarô! ("okaaro" significa bom dia, na língua iorubá)
Instrumentoofá (arco e flecha)

Xangô

Significadoaquele que se destaca pela força
Dia da semanaquarta-feira
Coresvermelho (ativo), branco (paz), marrom (a terra)
SaudaçãoKaô Kabiesilê; venham ver nascer sobre o chão
Instrumentooxé (machado de pedra de lâmina dupla) (Oyá)

Iansã

Significadonove (ela teve nove filhos)
Dia da semanaquarta-feira (ou segunda-feira)
Coresvermelho (ativo e fogo) ou marrom (a terra)
SaudaçãoE Parrei! - Olá! Jovial e alegre ou Que bela espada!
Instrumentoiruexim (cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo)

Oxum

Significadorio que passa por Oxogbo, cidade nigeriana
Dia da semanasábado
Cordourada (amarela)
SaudaçãoOra ieiê ô!; brincar nas águas
Instrumentoabebê (espelho)

Obá

Significadorainha
Dia da semanaquarta-feira
Corvermelha
SaudaçãoObá xirê! - rainha poderosa, forte
Instrumentoadaga

Logum

Significadopríncipe aclamado (Odé, relação com Ogum e Edé, ligação com Oxóssi)
​Dia da semanaquinta-feira
Coresazul-turquesa e amarelo (dourado)
SaudaçãoLóci, lóci, Logum! Grita seu brado de guerra, príncipe guerreiro!
Instrumentoofá (arco e flecha) e abebê (espelho)

Nanã

Significadooriginariamente néné/nana/nanã
Dia da semanaterça-feira
Coreslilás ou branco rajado de azul
SaudaçãoSaluba Nanã! - Salve, dona do pote da Terra!
Instrumentoibiri (espécie de bengala)

Obaluaê

Significadorei, senhor da terra
Dia da semanasegunda-feira
Coresbranco (paz e cura), preto (conhecimento) e/ou vermelho (atividade)
SaudaçãoAtotô! Oto, Silêncio!
Instrumentoxaxará (espécie de bastão mágico)

Ossaim

Significadoluz divina
Dia da semanaterça-feira (ou quinta-feira)
Coresverde (cura) e branca (paz)
SaudaçãoEu, eu assa! - Oh, folhas!
Instrumentohaste metálica de sete pontas, com um pombo no centro

Oxumaré

Significadoaquele que se desloca com a chuva
Dia da semanaterça-feira
Coresamarela (conhecimento) e verde (saúde)
SaudaçãoArruboboí! - gbogbo, contínuo
Instrumentoserpente de metal

Iemanjá

Significado iya, significa mãe; Omo, filho; e Eja, peixe
Dia da semanasábado
Coresbranco e azul (cristal translúcido)
SaudaçãoO doiá! (odo, rio)
Instrumentoabebê (espelho)

Oxalá

SignificadoLuz branca (oxa, luz; e alá, branco)
Dia da semanasexta-feira
Corbranca
SaudaçãoEpa, Babá! - Salve, pai!
Instrumentopaxorô (espécie de cajado)

Ibeji/Erês

Significado ib significa nascer; e eji, dois
Dia da semanadomingo
Corestodas
SaudaçãoBeje eró! - Chamar os dois!
Instrumentonão há

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Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.