Candomblé

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História

O Candomblé é uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte.

A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.

Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda

Candomblé Umbanda
Hierarquia forte A hierarquia não é tão rígida
5000 anos de existência Fundada no século XX
Realiza sacrifícios de animais em cerimônias específicas Não realiza sacrifícios de animais
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios. Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra. Esses dão consultas e conselhos diretamente ao cliente. Não há incorporação do orixá.
Ser pai e/ou mãe de santo é equivalente ao sacerdócio católico. Por isso, é difícil para eles terem uma vida comum, pois há uma série de restrições alimentares, de vestimentas e de atitudes. O sacerdote não precisa se dedicar exclusivamente a Umbanda.
Para se sustentarem, a casas de candomblé cobram por trabalhos realizados. Não cobra pelos serviços.

História do Candomblé no Brasil

Candomblé

Jorge Amado, escritor, beija a mão de Mãe Menininha do Gantois, considerada a maior mãe-de-santo do Brasil

O Candomblé é a prática das crenças africanas trazidas para o Brasil pelas pessoas escravizadas. Portanto, não é uma religião africana e sim afro-brasileira.

Por isso, a história do Candomblé se mistura com a do Catolicismo. Proibidos de continuar com sua religião, os escravos usavam as imagens dos santos para escapar da censura imposta pela Igreja. Isto explica o sincretismo encontrado no Candomblé no Brasil, algo que não se verifica na África.

Nos dias de hoje, porém, muitas casas de candomblé não aceitam o sincretismo e buscam retornar às origens africanas. Igualmente, na versão brasileira, temos uma mistura de orixás de várias regiões do continente africano.

Isto se deve ao fato dos negros que desembarcaram para serem escravos eram de várias partes da África. Cada Orixá representa uma força ou personificação da natureza e também um povo ou uma nação

O Candomblé, como prática religiosa, ganhou contornos nítidos na Bahia em meados do século XVIII e definiu-se durante o século XX. Atualmente, existem milhões de praticantes em todo Brasil, podendo chegar a mais de 1,5% da população nacional.

A fim de preservar esta herança da cultura africana, a Lei Federal 6292, de 15 de dezembro de 1975, tornou certos terreiros de candomblé patrimônio material ou imaterial passível de tombamento.

Rituais do Candomblé

Candomblé

Aspecto de uma cerimônia de Candomblé

Os rituais de Candomblé são, via de regra, realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifício de alguns animais.

Os participantes devem usar trajes específicos com as cores e guias do seu orixá, e cada um possui o seu dia, cor, objetos e alimentos específicos, adequados ao seu ritual.

Um ritual podem reunir dezenas a centenas de pessoas, variando de acordo com o tamanho da casa que realiza as obrigações e festas. Nestas ocasiões, há uma grande preocupação com a higiene e alimentação, pois tudo deve estar purificado para estar digno do orixá.

Normalmente, os rituais de Candomblé são praticados em casas, roças ou terreiros, os quais podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista. Por conseguinte, as celebrações são dirigidas pelo "pai ou mãe de santo" ou "babalorixá" e "iyalorixá" respectivamente.

Deve-se destacar que a sucessão desses líderes espirituais é hereditária. No entanto, podem haver contendas na sucessão, o que, frequentemente, acaba levando ao fechamento do terreiro.

Por fim, vale lembrar que os adeptos no Candomblé levam sete anos para concluir a iniciação dentro dos preceitos estipulados.

Orixás do Candomblé

Orixás do Candomblé

Alguns dos Orixás cultuados no Candomblé

Os Orixás são entidades que representam a energia e a força da natureza. Desempenham um papel fundamental no culto quando são incorporados pelos praticantes mais experientes.

Possuem personalidades, habilidades, preferências rituais e fenômenos naturais específicos, o que lhes conferem qualidades e forças distintas.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Existem centenas de Orixás, contudo, os mais cultuados no Brasil são:

Exu

Significado esfera
Dia da semana segunda-feira
Cores vermelho (ativo) e preto (absorção de conhecimento)
Saudação Laroiê (Salve Exu)
Instrumento sete ferros presos numa mesma base, voltados para cima

Ogum

Significado guerra (gun)
Dia da semana terça-feira
Cor azul escuro (cor do metal quando aquecido na forja)
Saudação Ogunhê, Olá, Ogum
Instrumento espada de ferro

Oxóssi

Significado caçador noturno (oxó, caçador; ossi, noturno)
Dia da semana quinta-feira
Cor azul turquesa (cor do céu no início do dia)
Saudação O Kiarô! ("okaaro" significa bom dia, na língua iorubá)
Instrumento ofá (arco e flecha)

Xangô

Significado aquele que se destaca pela força
Dia da semana quarta-feira
Cores vermelho (ativo), branco (paz), marrom (a terra)
Saudação Kaô Kabiesilê; venham ver nascer sobre o chão
Instrumento oxé (machado de pedra de lâmina dupla) (Oyá)

Iansã

Significado nove (ela teve nove filhos)
Dia da semana quarta-feira (ou segunda-feira)
Cores vermelho (ativo e fogo) ou marrom (a terra)
Saudação E Parrei! - Olá! Jovial e alegre ou Que bela espada!
Instrumento iruexim (cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo)

Oxum

Significado rio que passa por Oxogbo, cidade nigeriana
Dia da semana sábado
Cor dourada (amarela)
Saudação Ora ieiê ô!; brincar nas águas
Instrumento abebê (espelho)

Obá

Significado rainha
Dia da semana quarta-feira
Cor vermelha
Saudação Obá xirê! - rainha poderosa, forte
Instrumento adaga

Logum

Significado príncipe aclamado (Odé, relação com Ogum e Edé, ligação com Oxóssi)
Dia da semana quinta-feira
Cores azul-turquesa e amarelo (dourado)
Saudação Lóci, lóci, Logum! Grita seu brado de guerra, príncipe guerreiro!
Instrumento ofá (arco e flecha) e abebê (espelho)

Nanã

Significado originariamente néné/nana/nanã
Dia da semana terça-feira
Cores lilás ou branco rajado de azul
Saudação Saluba Nanã! - Salve, dona do pote da Terra!
Instrumento ibiri (espécie de bengala)

Obaluaê

Significado rei, senhor da terra
Dia da semana segunda-feira
Cores branco (paz e cura), preto (conhecimento) e/ou vermelho (atividade)
Saudação Atotô! Oto, Silêncio!
Instrumento xaxará (espécie de bastão mágico)

Ossaim

Significado luz divina
Dia da semana terça-feira (ou quinta-feira)
Cores verde (cura) e branca (paz)
Saudação Eu, eu assa! - Oh, folhas!
Instrumento haste metálica de sete pontas, com um pombo no centro

Oxumaré

Significado aquele que se desloca com a chuva
Dia da semana terça-feira
Cores amarela (conhecimento) e verde (saúde)
Saudação Arruboboí! - gbogbo, contínuo
Instrumento serpente de metal

Iemanjá

Significado iya, significa mãe; Omo, filho; e Eja, peixe
Dia da semana sábado
Cores branco e azul (cristal translúcido)
Saudação O doiá! (odo, rio)
Instrumento abebê (espelho)

Oxalá

Significado Luz branca (oxa, luz; e alá, branco)
Dia da semana sexta-feira
Cor branca
Saudação Epa, Babá! - Salve, pai!
Instrumento paxorô (espécie de cajado)

Ibeji/Erês

Significado ib significa nascer; e eji, dois
Dia da semana domingo
Cores todas
Saudação Beje eró! - Chamar os dois!
Instrumento não há

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Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.