Sumérios

Juliana Bezerra

Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait.

Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.

Estudos mostram que a atividade humana na Mesopotâmia, porém, é ainda anterior a 4000 a.C.

Sumérios

Principais Características dos Sumérios

A civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política (cidades-estado), arquitetura, agricultura, comércio.

O calendário surgiu entre esse povo, em 2700 a.C. Antes disso, surge a escrita cuneiforme e, por volta de 3200 a.C., os livros têm origem também com os sumérios.

O desenvolvimento do seu comércio garantiu a riqueza desse povo. Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo.

Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Era grande o culto especialmente à Ishtar - a deusa da fertilidade -, a qual representa as forças da natureza e cujo símbolo é uma estrela de cinco pontas.

Importa referir que nada se sabia sobre esse povo tão importante até o século XIX. As inúmeras descobertas devem-se aos estudiosos que foram levados à região a fim de tentar confirmar as histórias narradas na Bíblia.

As primeiras cidades do mundo são sumérias. Dentre elas, as mais importantes são: Adab, Eridu, Isin, Kullah, Lagash, Larsa, Nippur, Quis, Uruk e Ur, sendo esta considerada a mais poderosa. O saqueamento da cidade de Ur em 2000 a.C. marca o fim da supremacia suméria.

Saiba mais:

A Língua Suméria

Língua suméria era o idioma falado pelos sumérios e foi o primeiro a ser escrito através da escrita cuneiforme, que foi a primeira forma de escrita.

Sumérios

Por meio de centenas de símbolos desenhados da direita para a esquerda (pictogramas), a escrita cuneiforme era feita com instrumentos que tinham a forma de cunha.

Os registros mais antigos de documentos sumérios são um conjunto de textos administrativos datado de 3200 a.C.; estudiosos, porém, acreditam que possam pertencer a outra língua, uma vez que nele consta um número elevado de ideogramas que podem ser lidos em outros idiomas.

Conheça outros povos da Mesopotâmia:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.