Antiguidade


Antiguidade ou Idade Antiga é o período da história contado a partir do desenvolvimento da escrita, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era Cristã.

Esse período da história está dividido em:

  • Antiguidade Oriental: incluindo a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, como também os hebreus, fenícios e persas.
  • Antiguidade Clássica ou Ocidental: que envolve os gregos e os romanos.

Com exceção da Mesopotâmia, as demais civilizações se desenvolveram nas margens do mar Mediterrâneo.

Antiguidade Oriental

O Egito, berço de uma civilização milenar, foi palco de importantes realizações humanas que surgiram por volta de 4000 a.C.

A Pedra da Roseta permitiu a decodificação da escrita hieroglífica, o que possibilitou o aprofundamento na história do Egito Antigo e da Civilização Egípcia.

A Mesopotâmia foi o centro de uma série de lutas e conquistas. Os povos que a dominaram formaram uma importante civilização do mundo antigo, a Civilização Mesopotâmica.

Os hebreus, chefiados por Abraão, estabeleceram-se na Palestina, por volta de 2000 a.C.

Viveram nessa região por três séculos, até que uma terrível seca os obrigou a emigrar para o Egito, onde permaneceram por quatro séculos. A Bíblia é uma das fontes da história dos Hebreus.

Os fenícios ocuparam o litoral da Síria, no norte da Palestina. A grande contribuição cultural dos fenícios foi a invenção do alfabeto fonético simplificado, composto de 22 letras, que incorporado pelos gregos e romanos, serviu de base para o alfabeto atual.

Os Persas se organizaram por volta de 2000 a.C., no litoral do Golfo Pérsico, na Ásia.

Organizada em várias tribos, unificadas pelo rei Ciro, excelentes guerreiros formaram o vasto Império Persa.

Antiguidade Clássica ou Ocidental

A Grécia formou-se no sul da península Balcânica entre os mares Mediterrâneo, Egeu e Jônico.

O povo grego resultou da miscigenação entre os aqueus, jônios, eólicos e dóricos, que se instalaram na região, por volta de 2000 a.C. e 1200 a.C.

A Civilização Grega tem grande importância por sua influência na formação cultural e política do Ocidente.

A Grécia pode ser estudada em duas partes: das origens ao período arcaico (civilização cretense e micênica, o Período Homérico e as cidades de Esparta e Atenas) e o período clássico (o Império de Alexandre Magno e a Cultura Helenística).

Roma, localizada na península itálica, centro do Mediterrâneo europeu, recebeu influência de diversos povos que habitavam a região.

A Roma Antiga pode ser estudada observando diversos períodos: Monarquia Romana, República Romana.

Alto Império Romano, Baixo Império Romano e as Invasões Bárbaras, que propiciaram a queda do Império Romano, estabeleceram o fim da Antiguidade ou Idade Antiga.

Leia também: Contagem do tempo na História.