Arte Asteca

Daniela Diana

A arte asteca foi produzida por um dos povos pré-colombianos, os astecas, os quais viviam na região que atualmente é o México.

A cultura deles era muito rica, e reunia diversos elementos dos povos mesoamericanos da antiguidade. Os astecas foram dizimados pelos espanhóis no século XV.

Arquitetura Asteca

Arte AstecaRepresentação de Templo Asteca

Uma das maiores marcas da arte asteca foi a arquitetura. Construções monumentais marcaram essa arte, sobretudo os palácios, templos e os locais onde eram realizados os sacrifícios para os deuses. Um dos templos mais importantes foi o Templo Maior na capital asteca de Tenochtitlan, atual Cidade do México.

Escultura Asteca

Arte AstecaEscultura Asteca no Museu Dolores Olmedo, México

Cerâmica e pedras eram os principais materiais utilizados pelos astecas na arte da escultura. As principais figuras esculpidas eram animais, homens, máscaras e deuses.

Pintura Asteca

Produzidas sobretudo nos tecidos e nas paredes, as pinturas dos astecas utilizavam muitas cores em tonalidades fortes e representavam deuses, cenas do cotidiano e de luta.

Música e Dança Asteca

Na cultura asteca, as músicas e as danças eram elementos primordiais das comemorações. Dos instrumentos, os tambores eram os mais utilizados.

Saiba mais sobre os astecas, com a leitura dos artigos:

Arte Inca e Arte Maia

Saiba também sobre a arte produzidas por outros povos que habitavam a América, denominados de povos pré-colombianos, ou seja, os povos que viviam no continente americano antes da chegada do explorador genovês Cristóvão Colombo, o primeiro conquistador da América:

Quiz da História da Arte

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.