Idade Contemporânea

Juliana Bezerra

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

Assim, a idade contemporânea tem início no século XVIII, onde a Revolução Francesa foi o marco que definiu o começo dessa “era”, a era contemporânea.

Desde então, o mundo passou por profundas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas.

Muitos historiadores discutem o fim dessa era, no entanto, ainda fazemos parte da Idade Contemporânea ou como muitos preferem, da Pós-Modernidade.

De tal modo, diversos acontecimentos posteriores à Revolução Francesa, que estava fundamentada no lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, foram essenciais para mudar a visão de mundo.

Por isso, influenciaram diretamente no desenvolvimento da história em diversas partes do planeta: a independência das colônias da América Espanhola e Portuguesa.

Divisões da História

Para compreender melhor as épocas históricas pela qual a humanidade passou desde seu surgimento, segue abaixo um quadro explicativo.

Idade Contemporânea

Acontecimentos Importantes na Idade Contemporânea: Resumo

Segue abaixo uma cronologia dos acontecimentos mais importantes que ocorreram durante a Idade Contemporânea no Brasil e no Mundo.

No Mundo

No Brasil

No Brasil, a Idade Contemporânea é marcada pelos movimentos emancipatórios, a independência, a queda da monarquia e a implantação da República.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.