Intentona Comunista


A Intentona Comunista (Levante Comunista ou Revolta Vermelha de 35) foi um levante político-militar ocorrido, inicialmente em Natal, Rio Grande do Norte, entre 23 e 27 de novembro de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, a qual foi reprimida rapidamente pelas forças nacionais.

Com apoio da URSS (bloco comunista mundial), a revolta, que ocorreu dentro de alguns quartéis do país, se espalhou rapidamente pelos estados do Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro. Após sua repercussão, Getúlio declara a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) perigosos para o governo, impondo assim, a prisão de seus líderes, o que levou a ilegalidade das organizações. Depois disso, Luís Carlos Prestes permaneceu preso durante 9 anos, até a saída de Getúlio do poder, em 1945.

Principais Objetivos

Com o intuito de implementar o comunismo no país, derrubar o governo autoritário de Vargas, realizar medidas sociais, políticas, econômicas mais efetivas, e ainda, acabar com o sistema oligárquico vigente, o movimento comunista, oposto à Ação Integralista Brasileira (AIB), de cunho fascista e de estrema direita, foi liderado pelo capitão do exército Luís Carlos Prestes (1898-1990), líder da Coluna Prestes (1924-1927) e fundador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e Presidente da Aliança Nacional Libertadora (ANL), ambas organizações contra o governo de Getúlio.

A Intentona Comunista, recebeu influência da primeira guerra mundial, visto que opunha duas vertentes ideológicas: o fascismo, disseminado pelos ideais da Ação Integralista Nacional; e o comunismo,marcado pelas frentes anti-fascistas do Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922, vinculado à Internacional Comunista (IC) ou Comintern; e da Aliança Nacional Libertadora, fundada em 1935.

Durante esses dias, o movimento contou com baixa adesão popular e militar e, se o intuito era acabar com o governo de Vargas, as consequências demostraram o contrário, posto que resultou num maior autoritarismo do governo, caça aos comunistas, prisão de líderes, suspensão dos direitos civis, dentre outras medidas expressas dois anos depois na Constituição de 1937.

Para saber mais: Luís Carlos Prestes

Curiosidade

  • O nome do evento “intentona” é atribuído pejorativamente, posto que significa intento louco ou plano insensato.