Terrorismo


O termo terrorismo é derivado de “terror”, conceito largamente empregado no estudo das relações internacionais, pautado em ações de cunho violento seja psicológico ou físico, contra o Estado ou as populações. O surgimento do termo ganhou vigor, após a segunda guerra mundial, a fim de destacar os grupos separatistas e nacionalistas em meados da década de 40.

Terrorismo no Mundo

O atentado de 11 de setembro de 2001, na cidade de Nova Iorque, contra as “torres gêmeas”, foi considerado, entre muitos pesquisadores, como o evento propulsor para a definição do conceito mais consensual de terrorismo, ou seja, o conceito mais utilizado nos dias de hoje, com o intuito de apontar para os atentados causados por grupos terroristas na atualidade. Depois disso, podemos relembrar dos ataques de 11 de março de 2004, em Madrid; 01 de setembro de 2004, na Rússia; 07 de julho de 2005, em Londres.

Grupos Terroristas

São muitos os grupos terroristas espalhados pelo mundo, sendo os principais:

  • Al Qaeda: surgiu no Oriente Médio e trata-se de um grupo de fundamentalistas islâmicos que comandam parte dos atentados terroristas pelo mundo. Osama Bin Laden foi um dos membros que liderou o grupo por causas afegãs.
  • ETA (Pátria Basca e Liberdade): esse grupo clandestino luta pela independência territorial da França e da Espanha.
  • IRA (Exército Republicano Irlandês): grupo paramilitar católico que desde os anos 60, começou a atuar pela saída das forças britânicas do território da Irlanda, ou seja, a separação da Irlanda e do Reino Unido.

Tipos de Terrorismo

Antes de mais nada, convém aclarar os principais tipos de terrorismos e seus desdobramentos, a saber:

Terrorismo Indiscriminado

O próprio nome já indica, que nesse caso de terrorismo não existe um alvo específico, caracterizado dessa maneira, por uma revolta e a necessidade de ações violentas contra a população, por exemplo, depositar bombas em latas de lixo, cafés, cinemas, metrôs e outros locais públicos, a fim de chamar atenção do governo e propagar o temor na população.

Leia mais sobre Estado Islâmico.

Terrorismo Seletivo

Nesse caso, há um alvo específico e suas ações são principalmente pautadas na chantagem, tortura, terror psicológico, dentre outros. Um notório exemplo desse tipo de terrorismo é o grupo estadunidense protestante e racista Ku Klux Klan (KKK), fundado em 1865.

Terrorismo de Estado

Com o intuito de impor a ordem, esse tipo de terrorismo parte do próprio governo e por esse motivo, é denominado de terrorismo que “vem de cima”, ou seja, do próprio Estado. Nesse ínterim, vale citar o terrorismo de Estado na época da Alemanha Nazista ou de outros regimes militares e totalitários.

Terrorismo Comunal

Chamado também de Terrorismo Comunitário, esse tipo de terrorismo é caracterizado pelo “terror coletivo” pautado no terrorismo que “vem de baixo”, ou seja, a própria população civil intervêm diretamente contra outras, sem consenso do Estado ou das autoridades. Não obstante, o terrorismo comunal é caracterizado por manifestações e atentados desordenados.

Leia: