O que é ditadura?

Juliana Bezerra

Ditadura é um regime de governo onde o poder está concentrado nas mãos de um indivíduo ou grupo.

Uma ditadura se caracteriza por ter censura, falta de eleições transparentes, de liberdade partidária e um intenso controle do Estado na vida dos cidadãos.

Características de uma Ditadura

Ditadura Militar no Chile
Junta militar que governou o Chile na década de 70. Pinochet é o terceiro da esquerda para direita

A ditadura é um regime antidemocrático que se baseia no governo de um ditador. Para exercê-lo, o dirigente se apoia em apenas um partido político cuja ideologia será a única considerada correta e na censura.

O ditador, muitas vezes, é considerado um ser especial, onde os cidadãos devem obediência e não é possível questioná-lo.

As ditaduras podem ser de direita, de esquerda, religiosas, monárquicas, etc e, inclusive, costumam utilizar recursos democráticos como as eleições para disfarçar seu caráter autoritário.

Ditadura Militar

Uma ditadura militar é aquela exercida por um militar ou grupo de militares.

Na época moderna, o primeiro ditador militar foi Napoleão Bonaparte quando se proclamou Primeiro-Cônsul da França, após o Golpe do 18 de Brumário. Desta maneira, o poder civil passou a ser exercido por um general que concentrava todos os poderes na sua pessoa.

No século XX, vários países da América Latina sofreram ditaduras militares devido à fragilidade de suas instituições democráticas.

Na Europa, observamos este fenômeno na Itália - com Benito Mussolini (1922 a 1943), na Alemanha - com Adolf Hitler (1933 a 1945) e na União Soviética - com Josef Stalin (1922 a 1953).

Também na África e na Ásia, temos países que sofreram ditadura militar, como a Líbia, liderada por Kadafi (1969 - 2011) ou o Camboja, governado por Pol Pot (1963 a 1979).

Ditadura no Brasil

Ditadura Militar no Brasil
Aspecto da repressão policial na época da ditadura militar no Brasil

O Brasil sofreu ditadura em dois períodos de sua história: no governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo (1937-1945), e a ditadura militar entre 1964 a 1985.

Ambas as ditaduras foram instaladas depois de um golpe de Estado contra um governo democrático. Nessa altura, além de ter sido instaurada a censura, os opositores foram perseguidos e as liberdades individuais foram restringidas.

Origem da Ditadura

O termo ditadura vem do latim e foi utilizado pela primeira vez na República Romana.

No entanto, esta ditadura é diferente do conceito moderno. Naquela época, o ditador tinha poderes plenos por um limitado período de tempo e este lhe era cedido pelo Senado.

A ditadura é um fenômeno do século XIX e XX. Normalmente, os ditadores são representantes de uma das Forças Armadas ou conseguem o poder pela força.

Desta maneira, não existe ditadura que tenha sobrevivido sem o apoio das armas e da violência.

É preciso lembrar que a repressão é exercida das duas maneiras: tanto física como psicológica. A física se caracteriza pela brutalidade com que os agentes da ordem mantém a lei, enquanto a psicológica vai desde a propaganda política até a limitação de liberdade de expressão.

Ditadura do Proletariado

A expressão "ditadura do proletariado" foi criada pelo filósofo Karl Marx.

Segundo Marx, quando a classe operária tomasse o poder, a sociedade seria igualitária. O modo de produção socialista seria instalado e a burguesia não existiria.

Assim, "ditadura do proletariado" faz referência à implantação do comunismo, quando as diferenças de classe fossem superadas e seria o estágio final da história da humanidade.

Países que tiveram ditadura no século XX

  • União Soviética (1917 a 1991)
  • Portugal (1926 e 1933)
  • Alemanha (1933 a 1945)
  • Espanha (1939 a 1975)
  • Paraguai (1954 a 1989)
  • Bolívia (1972 a 1982)
  • Chile (1973 e 1990)
  • Argentina (1976 a 1983)

Países com ditaduras no século XXI

Continue a pesquisar sobre o assunto:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.