Diferenças entre Comunismo e Socialismo

Juliana Bezerra

Comunismo e Socialismo são parecidos, mas não sinônimos.

Segundo os teóricos socialistas, para se chegar a uma sociedade comunista é preciso, antes, passar pela etapa do socialismo.

Socialismo

O Socialismo surgiu de uma crítica ao capitalismo e ao liberalismo feita por vários pensadores como Karl Marx, Proudhon, Engels, Saint-Simon, Robert Owen. A maioria defendia a abolição da propriedade privada como forma de construir uma sociedade justa e igualitária.

Aos poucos essas ideias se transformariam em partidos políticos organizados. Alguns usavam métodos violentos para derrubar os regimes liberais dos países onde viviam.

As divisões entre os socialistas já existiam no século XIX e se aprofundaram durante a Revolução Russa, em 1917. Enquanto Trotsky queria espalhar a revolução socialista por todo o mundo, Stálin queria que ela estivesse confinada na Rússia e nas suas repúblicas.

Há muitas vertentes entre o socialismo como o bolchevique, maoista, trotkista, entre outras.

Leia:

Comunismo

O Comunismo só estará implantando quando os meios de produção e a propriedade pertencerem ao Estado. Assim, este se identificará de tal modo com a sociedade que deixará de existir.

Inclusive os indivíduos estarão extremamente adaptados ao compromisso de realizar o bem comum e a felicidade da comunidade que estarão livres. Não haverá classes sociais porque todos serão iguais e terão as mesmas oportunidades.

O indivíduo não estará preso somente a uma profissão ou especialização: ao contrário, poderá exercer diversos ofícios.

Em outras palavras, o comunismo seria uma utopia e o que teria sido posto em prática por distintos governos foi o socialismo.

Saiba mais sobre Comunismo.

Século XX

Contudo, durante o século XX comunistas e socialistas se diferenciavam, principalmente, pelos métodos de alcançar o poder.

  • Os comunistas acreditavam que podiam implantar o sistema socialista através das armas;
  • por sua parte, os socialistas se definiam como reformistas e queriam chegar ao poder através do voto, conservando a democracia liberal.

No entanto, ambos tinha como inimigo comum o fascismo.

Partidos Comunistas e Socialistas no Brasil

No Brasil há uma variedade de partidos que se nomeiam comunistas e socialistas. Igualmente, existem aqueles que apenas utilizam algumas ideias socialistas nos seus programas de governo, mas sem querer mudar a estrutura social vigente.

Exemplos de alguns partidos comunistas e socialistas brasileiros:

  • PCB – Partido Comunista Brasileiro
  • PC do B – Partido Comunista do Brasil
  • PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados
  • PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
  • PSB – Partido Socialista Brasileiro

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.