China
A China, oficialmente República Popular da China desde 1949, é uma das civilizações mais antigas do mundo. É também o país mais populoso e a segunda maior potência econômica mundial.
Localizada no Leste da Ásia, a China é o terceiro maior país do mundo, a seguir à Rússia e ao Canadá.
Faz fronteira com 14 países: Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Coreia, Índia, Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã.
O país é banhado pelo Oceano Pacífico e pelos mares Bohai, Huanghai, Donghai e Nanhai.
Dados Gerais
- Capital: Beijing (Pequim)
- Idioma: Mandarim
- Religião: Predomina o Taoismo
- Moeda: Renminbi
- Sistema Político: Socialismo
- Tipo de Governo: República Comunista
- Extensão territorial: 9.596.960 km²
- Habitantes: 1.439.323.774 (dados de 2020)
- Índice de Desenvolvimento Humano – IDH: 0,751
- Produto Interno Bruto – PIB: US$ 14,72 trilhões
- Clima: continental nas regiões norte, centro e nordeste e tropical úmido ao sul e sudeste
De acordo com dados do IBGE, 96,84% da população com mais de 15 anos é alfabetizada.
Num país onde a densidade demográfica é de cerca de 153,31 hab/km2, é instaurada uma forte política de controle de natalidade. Os casais são estimulados a ter apenas 1 filho.
Bandeira
A bandeira da China é vermelha, que representa a Revolução Chinesa de 1949, e contém 5 estrelas amarelas. Uma dessas estrelas, a maior, simboliza o Partido Comunista da China. As estrelas restantes representam o seu povo.
Divisões administrativas da China
A China tem 23 províncias. São elas:
- Anhui
- Fujian
- Gansu, Guangdong, Guizhou
- Hainan, Hebei, Heilongjiang, Henan, Hubei, Hunan
- Jiangsu, Jiangxi, Jilin
- Liaoning
- Qinghai
- Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan
- Taiwan
- Yunnan
- Zhejiang
A mais populosa é Xangai, com 20 217 700 habitantes.
Além das províncias, há:
- 5 regiões autônomas: Região Autônoma da Mongólia Interior, Região Autônoma do Tibet, Região Autônoma da Nacionalidade de Guangxi, Região Autônoma da Nacionalidade Hui de Ningxia, Região Autônoma da Nacionalidade Uigur de Xinjiang
- 4 municípios centrais: Beijing, Chongqing, Tianjin e Xangai
- 2 regiões administrativas especiais: Hong Kong e Macau
A China tem mais de 5000 mil ilhas. A maior delas é Taiwan.
Economia
O modelo de economia planificada, ou centralizada, cujo controle é feito pelo Estado, foi modificado para o de economia mista. Isso aconteceu em 1978 e é a principal causa de sucesso do crescimento econômico chinês.
Quase 30 anos depois da sua implementação, 70% da economia chinesa é controlada pelo setor privado.
Após anos em pleno crescimento, a China tem uma das maiores economias em crescimento no mundo. Ela faz parte da Brics, um grupo de países emergentes, onde se inclui o Brasil e do G20.
O país é o maior exportador e produtor mundial de carvão e utiliza esse material como fonte de energia.
Lamentavelmente, os acidentes que acontecem nas milhares de minas existentes na China representam 80% das mortes no setor industrial em todo o mundo.
Mão de obra muito barata é a principal razão para que os produtos chineses sejam comercializados a custos muito baixos.
Isso acontece porque as pessoas não querem trabalhar na agricultura. Elas almejam uma colocação nas indústrias. Por esse motivo, habilitam-se a ganhar salários muito baixo para garantir essa vaga.
A corrida pelo crescimento econômico tem levado o país a apresentar sérios problemas ambientais. A China é um dos países mais poluídos do mundo.
História da China: Resumo
Dezenove dinastias assumiram o poder na China. Dentre elas, cinco tiveram grande êxito em termos econômicos, políticos e sociais.
São elas a Dinastia Han do Oeste (reinado de Wenjing), Dinastia Ming (reinado de Yongxuan), Dinastia Qin (os reinados de Kangxi e Yongzheng) e Dinastia Tang (reinado de Zengguan).
Após a abdicação da imperatriz viúva de Guangxu, em decorrência de um golpe de Estado, a dinastia chega ao fim.
Em 1912 é estabelecida a república na China, a qual nunca atingiu o seu propósito. Durante esse período houve uma grande guerra entre a China e o Japão.
Em 1949 é proclamada a República Popular da China pelo revolucionário Mao Tsé-Tung. O país assumiu o regime socialista e um programa de governo foi colocado em prática.
Saiba mais sobre a Revolução Chinesa.
Cultura Chinesa
Foi o imperador Qin Shi Huangdi (260 - 210 a.C.), de onde surgiu o nome do país, que promoveu a unificação da China.
Essa unificação foi feita a partir da união das fortificações e serviam para impedir a invasão por outros povos. Essa obra de arquitetura é conhecida como Muralha da China.
Tem 2200 anos e mais de 20 mil quilômetros de extensão. É considerada um Patrimônio da Humanidade.
No que respeita à culinária, “exótica” é a palavra que talvez melhor qualifique a cozinha chinesa. Ela mistura sabores doces e salgados, temperaturas quentes e frias. Nela predominam as massas e as frituras.
A "cultura dos pés pequenos" era uma tradição antiga de manter os pés das meninas num tamanho bastante reduzido, com no máximo 10 cm.
As meninas eram obrigadas a usar sapatos bastante apertados para inibir o crescimento dos pés. Os pés pequenos eram considerados sensuais, o que aumentava a possibilidade de elas casarem.
A escrita (o sistema mais antigo ainda utilizado), por sua vez, é uma arte tradicional chinesa. Os pictogramas e ideogramas têm pelo menos 60 mil caracteres.
A maior parte dos chineses é ateia ou agnóstica. Em termos percentuais, o taoismo é o que representa a maior fatia entre as religiões ou filosofias seguidas.
Leia mais:
China. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/china/. Acesso em: