Países Emergentes

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

País emergente é uma expressão que designa países cuja economia se encontra um crescimento acelerado, apresentando forte potencial para o futuro, ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional.

No entanto, mesmo que apresentem rápido crescimento econômico, estes países costumam apresentar também diversos obstáculos sociais a serem superados.

Portanto, para esta classificação são combinados vários índices econômicos e sociais.

O que são?

Os países emergentes são assim classificados conforme a renda per capita dos seus habitantes. Esta pode ser alta, média e baixa.

Além deste indicador, o PIB, IDH, índice gini e outros medidores são utilizados para analisar a economia e o padrão social destes países.

Portanto, são considerados países com desenvolvimento médio, ou seja, que estão entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.

Além da renda per capita, um país emergente se destaca no crescimento de um setor específico da economia. Assim, isto o tornaria interessante para o mercado estrangeiro, multinacionais e organismos multilaterais.

Igualmente se avalia o tamanho do mercado interno do país em questão. Aqueles que possuem maior população têm mais chances de expandir seu mercado interno.

Nesta avaliação também se leva em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano.

A principal diferença entre países emergentes e países desenvolvidos são: estabilidade econômica, desenvolvimento social e tecnológico.

Afinal, esses países possuem produtos com valores agregados e economia diversificada. Esses fatores os permitem superar crises econômicas mais rapidamente que um país com menos recursos.

Lista de Países Emergentes

Países Emergentes
Mapa de Países Emergentes (em azul)

Em 2001, estudos da consultoria financeira Golden Sachs apontaram o BRICS como os novos países emergentes do século XXI.

Inicialmente, a África do Sul não compunha o grupo. Este país foi admitido apenas em 2014.

Em 2023, nos países foram convidados para ingressar neste seleto grupo: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Todos os países ingressaram no grupo em 2024, com exceção da Argentina, que recusou o convite no final de 2023, após a vitória do presidente Javier Milei, contrário ao grupo.

Além dos BRICS, temos ainda outros países emergentes que fazem parte de outros blocos e acordos econômicos:

Ásia

  • China
  • Índia
  • Indonésia
  • Hong Kong
  • Arábia Saudita
  • Irã
  • Emirados Árabes Unidos

América Latina

  • México
  • Brasil
  • Colômbia
  • Peru
  • Argentina

Europa

África

Podemos concluir que o peso dos países emergentes no mundo continuará aumentando.

Da mesma forma, verificamos que o poder mundial se desloca para o Pacífico. Afinal, observamos maior crescimento demográfico nesta região, mais peso da classe média e aumento dos gastos internos por melhores infraestruturas.

Leia mais:

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Juliana Bezerra
Edição por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.