Turquia


A Turquia, nome oficial República da Turquia, é um país transcontinental. Isso porque localiza-se em dois continentes: a maior parte na Ásia, e a menor na Europa.

É o terceiro país mais populoso da Europa, ficando atrás da Rússia e da Alemanha.

Localização

O país é banhado pelos seguintes mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar de Mármara. Faz fronteira com oito países: Armênia, Azerbaidjão, Bulgária, Geórgia, Grécia, Irã, Iraque e Síria.

TurquiaMapa da Turquia

Dados Gerais

  • Capital: Ancara
  • Extensão territorial: 783.560 km²
  • Habitantes: 78.665.830 habitantes (dados de 2015)
  • Clima: Mediterrânico
  • Idioma: Turco
  • Religião: Islamismo
  • Moeda: Lira turca
  • Sistema de Governo: República parlamentarista

Capital: Ancara ou Istambul?

Ancara é a capital da Turquia.

Muitas pessoas pensam que Istambul seja a capital da Turquia. Isso acontece pelo fato de Istambul já ter sido a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.

Mas, desde 1923, após a queda do Império Otomano, a capital da Turquia é Ancara.

Istambul é a principal cidade do país e a única cidade bi continental no mundo. Parte dela fica na Ásia e a outra parte, na Europa. É uma megacidade, tendo em conta que abriga mais de 10 milhões de habitantes.

Bandeira

Turquia

A bandeira da Turquia é vermelha. Além do vermelho, a cor branca está presente nos símbolos que a compõem: a lua crescente com a estrela, o principal símbolo do Islamismo.

Não se conhece a sua verdadeira origem. Possivelmente, ela tenha surgido no período do Império Otomano, dada a semelhança entre as bandeiras.

Economia

O PIB per capita corresponde a 10.299 US$. Os principais setores da economia turca são a agricultura, a indústria e o turismo. A Turquia produz muitos frutos secos e grãos, com maior evidência no cultivo do trigo.

Na indústria tem destaque o setor automobilístico, visto que o país é um dos maiores produtores de automóveis do mundo. A indústria têxtil também é bastante forte.

Cerca de 39 milhões de turistas visitam anualmente o país.

Cultura

Os turcos têm por hábito tomar chá. Em média, bebem cerca de dez xícaras diariamente. Outro costume é deixar os sapatos nas entradas das casas. Ao visitar alguém, os anfitriões disponibilizam chinelos à entrada.

Supersticiosos, é comum a utilização do olho turco, um amuleto. Esse objeto pode ser pendurado nas casas ou colocado nas roupas dos bebês.

Na Turquia, o beijo entre homens é um cumprimento comum. Da mesma forma, é normal ver amigos andando de mãos dadas.

Noventa e nove por cento dos turcos seguem o Islamismo. Essa religião, entretanto, não é a religião oficial do país, porque a Turquia segue o princípio do Secularismo.

No Secularismo, há a liberdade religiosa e o sistema político não é influenciado pela religião.

Por questões religiosas, as vestes das mulheres cobrem todo o seu corpo. As roupas são escuras. Os homens religiosos, por sua vez, usam um turbante.

Para as cerimônias de casamento, os noivos vestem-se tal como no Ocidente: a noiva, de vestido branco, o noivo, de terno.

A grande diferença são os presentes que são oferecidos. Na Turquia, os noivos ganham joias e dinheiro. As joias são colocadas na noiva, que permanece com elas durante a festa.

Leia também: Oriente Médio.