Coliseu de Roma


O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano é um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma.

Coliseu de Roma

Foi construído na Antiguidade e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Esse patrimônio histórico mundial revela a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga. É, portanto, um dos maiores exemplos da arquitetura romana.

O Coliseu foi incluído pela Unesco na lista dos Patrimônios da Humanidade. Além disso, em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Você sabia?

O Coliseu é também chamado de “Anfiteatro Flaviano” uma vez que a Dinastia Flaviana estava no poder quando ele foi erigido.

Acredita-se que o nome “Coliseu” surgiu porque ele foi construído sobre o lago da casa de Nero que contava com uma grande estátua do imperador chamada de “Colosso”.

História do Coliseu

Coliseu de RomaFachada Original do Coliseu em Roma

O Coliseu de Roma foi construído no século I (cerca de 70 d.C.). Sua construção teve início no governo do imperador Vespasiano e foi concluído quando Tito, seu filho, estava no poder.

No total, foram seis anos para erigir um dos mais emblemáticos símbolos do Império Romano.

A intenção principal era o entretenimento do povo. Ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.

Quando ele foi inaugurado pelo Imperador Tito, foram realizados 100 dias de jogos nas arenas. As atrações incluíam execuções, batalhas navais, combates de gladiadores, lutas e caça de animais, dentre outros.

Coliseu de RomaInterior do Coliseu em Roma

Alguns eventos realizados no Coliseu contavam com cenários produzidos e muitos estavam baseados na mitologia romana.

O Coliseu de Roma foi utilizado para entretenimento durante 5 séculos. No século V, Roma foi atingida por um terremoto que afetou a estrutura do local. Entretanto, ele foi restaurado posteriormente.

Séculos depois, ele foi usado como base militar. Durante a Renascença (a partir do século XV) o local foi diversas vezes saqueado. Sendo assim, perdeu grande parte de seus materiais valiosos.

Curiosidades sobre o Coliseu

Coliseu de RomaMaquete do Coliseu de Roma

  • O Coliseu de Roma é o maior anfiteatro do mundo e um dos maiores símbolos da cidade italiana.
  • Inicialmente, ele possuía três andares e depois foi adicionado outro.
  • O Coliseu possui 45 metros de altura que corresponde a um prédio de dois andares.
  • O Coliseu foi construído com concreto e areia. Também foram utilizados: pedra, mármore e ladrilho.
  • Na Roma Antiga, ele abrigava entre 50 e 80 mil pessoas. Possuía cerca de 80 escadas, o que facilitava a saída de tanta gente.
  • Durante os Jogos Inaugurais estima-se que morreram cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.
  • A arena do Coliseu foi construída em madeira. No entanto, recebe esse nome uma vez que a estrutura era coberta de areia.
  • A arena media 87,5 metros por 55 metros.
  • Alguns espetáculos incluíam animais exóticos, os quais eram importados da África como leões, panteras, elefantes, rinocerontes, girafas, etc.
  • As arquibancadas eram divididas segundo as classes sociais: o pódio, para as classes altas; a maeniana, para a classe média; e os pórticos, para a classe baixa.
  • Ele foi construído no local que sofreu com um grande incêndio durante o governo do Imperador Nero.

Quer saber mais sobre o tema? Leia os artigos: