Coliseu de Roma

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano é um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma.

Construído na Antiguidade, o Coliseu de Roma atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Esse patrimônio histórico mundial revela a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga. É, portanto, um dos maiores exemplos da arquitetura romana.

Coliseu em foto preto e branca

Crédito: César Martins

O Coliseu foi incluído pela Unesco na lista dos Patrimônios da Humanidade. Além disso, em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Você sabia?

O Coliseu é também chamado de “Anfiteatro Flaviano” uma vez que a Dinastia Flaviana estava no poder quando ele foi construído.

Acredita-se que o nome “Coliseu” surgiu porque ele foi construído sobre o lago da casa de Nero que contava com uma grande estátua do imperador chamada de “Colosso”.

História do Coliseu

fachada do coliseu com céu azul

Fachada Original do Coliseu em Roma. Foto: Jimmy Walker

O Coliseu de Roma foi construído no século I (cerca de 70 d.C.). Sua construção teve início no governo do imperador Vespasiano e foi concluído quando Tito, seu filho, estava no poder.

No total, foram seis anos para erigir um dos mais emblemáticos símbolos do Império Romano.

A intenção principal era o entretenimento do povo. Ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.

Quando ele foi inaugurado pelo Imperador Tito, foram realizados 100 dias de jogos nas arenas. As atrações incluíam execuções, batalhas navais, combates de gladiadores, lutas e caça de animais, dentre outros.

interior do coliseu em roma

Interior do Coliseu em Roma

Alguns eventos realizados no Coliseu contavam com cenários produzidos e muitos estavam baseados na mitologia romana.

O Coliseu de Roma foi utilizado para entretenimento durante 5 séculos. No século V, Roma foi atingida por um terremoto que afetou a estrutura do local. Entretanto, ele foi restaurado posteriormente.

Séculos depois, ele foi usado como base militar. Durante a Renascença (a partir do século XV) o local foi diversas vezes saqueado. Sendo assim, perdeu grande parte de seus materiais valiosos.

Curiosidades sobre o Coliseu

Maquete do Coliseu

Maquete do Coliseu de Roma. Foto: Jean-Pierre Dalbera

  • O Coliseu de Roma é o maior anfiteatro do mundo e um dos maiores símbolos da cidade italiana.
  • Inicialmente, ele possuía três andares e depois foi adicionado outro.
  • O Coliseu possui 45 metros de altura, que corresponde a um prédio de dois andares.
  • O Coliseu foi construído com concreto e areia. Também foram utilizados: pedra, mármore e ladrilho.
  • Na Roma Antiga, ele abrigava entre 50 e 80 mil pessoas. Possuía cerca de 80 escadas, o que facilitava a saída de tanta gente.
  • Durante os Jogos Inaugurais estima-se que morreram cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.
  • A arena do Coliseu foi construída em madeira. No entanto, recebe esse nome uma vez que a estrutura era coberta de areia.
  • A arena media 87,5 metros por 55 metros.
  • Alguns espetáculos incluíam animais exóticos, os quais eram importados da África como leões, panteras, elefantes, rinocerontes, girafas, etc.
  • As arquibancadas eram divididas segundo as classes sociais: o pódio, para as classes altas; a maeniana, para a classe média; e os pórticos, para a classe baixa.
  • Ele foi construído no local que sofreu com um grande incêndio durante o governo do Imperador Nero.
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.