10 exercícios sobre Roma Antiga (com gabarito e comentários)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Agora é hora de testar seus conhecimentos sobre Roma Antiga.

Para isso, elaboramos e selecionamos 10 exercícios para auxiliar os seus estudos.

Nível fácil

Questão 01

Cronologicamente, correspondem às três fases de Roma Antiga:

a) Império - República - Monarquia

b) Monarquia - Império - República

c) Monarquia - República - Parlamento

d) República - Parlmento - Império

e) Monarquia - República - Império

Gabarito explicado

As 3 fases da história de Roma Antiga são: Monarquia (753 – 509 a.C), República (509 – 27 a.C) e Império (27 a.C – 476 d.C).

Questão 02

Sobre os plebeus em Roma, assinale a alternativa que melhor os descreve:

a) Ricos proprietários de terra.

b) Nunca na história de Roma foram homens ou mulheres livres.

c) Eram contrários aos deuses romanos.

d) Eram livres, porém não possuíam muitas terras.

e) Controlavam sozinhos a política em Roma Antiga.

Gabarito explicado

a) ERRADA. Os plebeus compunham a parcela mais pobre da população livre romana.

b) ERRADA. Os plebeus eram indivíduos livres, porém com baixo poder econômico.

c) ERRADA. Os plebeus não eram contrários aos deuses romanos.

d) CORRETA. Os plebeus não eram escravizados, porém, possuíam pouco poder econômico, diferentemente dos patrícios, elite econômica e política romana.

e) ERRADA. Apesar de possuírem participação política, não controlavam esse setor em Roma.

Questão 03

Assinale a alternativa incorreta sobre a história de Rômulo e Remo:

a) Segundo a tradição romana, Rômulo e Remo foram os dois últimos reis de Roma.

b) A história de Rômulo e Remo foi desenvolvida como forma de explicar a formação inicial de Roma.

c) Uma loba teria encontrado os meninos na margem do rio Tibre após eles terem sido atirados em um cesto para morrer afogados.

d) Após adultos, Rômulo teria matado Remo.

e) Há uma famosa estátua, em bronze, representando a loba Capitolina cuidando dos dois irmãos. Atualmente, ela encontra-se exposta em um museu em Roma.

Gabarito explicado

Considerando que a questão questiona sobre a alternativa incorreta:

a) CORRETA. A alternativa está incorreta porque Rômulo e Remo não foram os dois últimos reis de Roma.

b) ERRADA. A alternativa está correta porque essa história visa explicar a formação daquilo que foi, inicialmente, a vila de Roma.

c) ERRADA. A alternativa está correta porque esse trecho faz parte da narrativa.

d) ERRADA. A alternativa está correta porque esse trecho faz parte da narrativa.

e) ERRADA. A alternativa está correta. Historiadores acreditam que a estátua é datada da Idade Média.

Nível médio

Questão 04

Sobre as revoltas de escravizados em Roma Antiga, assinale a alternativa correta:

a) As revoltas de escravizados não tiveram muito destaque no cenário romano, pois o poder do Senado conseguia reprimir rapidamente tais rebeliões, quando ocorriam.

b) Um dos escravizados mais famosos de Roma Antiga foi Espártaco, líder de uma revolta que envolveu mais de 100 mil outros escravizados.

c) As revoltas de escravizados na Roma Antiga não foram relevantes no cenário romano porque a prática da escravidão era pouco disseminada entre esses povos.

d) Os escravizados em Roma Antiga eram sempre destinados para o divertimento da população. Portanto, a única função de um escravizado romano era batalhar pela própria vida em espaços como o Coliseu.

e) As rebeliões de escravizados na Roma Antiga, apesar de terem ganhado muito destaque no campo social, nunca afetaram o campo econômico, pois os romanos utilizavam apenas mão de obra assalariada para o desenvolvimento de seus trabalhos, tanto urbanos quanto rurais.

Gabarito explicado

a) ERRADA. As revoltas de escravizados causaram forte impacto em Roma Antiga.

b) CORRETA. Espártaco se tornou um grande nome das revoltas de escravizados em Roma, ganhando inclusive obras audiovisuais inspiradas em suas histórias, feitas em períodos posteriores.

c) ERRADA. O trabalho de escravizados era a base da mão de obra em Roma.

d) ERRADA. Os escravizados lutavam em arenas como o Coliseu, mas não faziam apenas isso. Trabalhos domésticos, urbanos, educacionais (com os filhos de seus senhores) também estavam entre suas atribuições.

e) ERRADA. A mão de obra assalariada não era a mais utilizada em Roma.

Questão 05

A respeito da Queda de Roma, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os povos bárbaros, muito valorizados pelos romanos, tiveram papel crucial no processo da Queda de Roma, ratificada no ano de 476 d.C.

b) Uma das formas de se explicar a queda do Império Romano foi sua decisão por não conquistar mais territórios. A partir disso, o número de escravizados em Roma, base do trabalho, caiu e consequentemente, também a produção de alimentos e outros produtos no império.

c) As migrações ou invasões dos povos bárbaros resultaram em um processo de trocas culturais. Posteriormente, como resultado dessas trocas ocorreu o surgimento do feudalismo.

d) A queda do Império Romano não levou ao fim da cultura romana. Pelo contrário, a Idade Média presenciou, mais ainda que antes, intensas trocas culturais entre romanos e os chamados povos bárbaros.

e) Quando falamos sobre a Queda do Império Romano em 476 d.C., nos referimos especificamente ao Império Romano do Ocidente. O lado oriental, chamado Império Bizantino, manteve seu comando até o ano de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos.

Gabarito explicado

Considerando que a questão solicita a alternativa incorreta:

a) CORRETA. A alternativa está incorreta ao afirmar que os romanos valorizavam os povos bárbaros. Pelo contrário, os romanos acreditavam ser superiores a qualquer indivíduo que possuísse traços culturais diferentes dos seus.

b) ERRADA. A alternativa está correta. Os escravizados em Roma, no fim do Império, eram conquistados por guerras. A partir do momento que novas conquistas cessaram, ocorreu uma diminuição da mão de obra, afetando diretamente a produção e encarecendo os produtos. Isso gerou um caos produtivo e consequente aumento dos preços.

c) ERRADA. A alternativa está correta, pois o feudalismo surge do encontro cultural de romanos e germânicos, chamados de bárbaros pelos primeiros.

d) ERRADA. A alternativa está correta ao afirmar que o fim do Império não significou o fim da cultura romana.

e) ERRADA. A alternativa está correta, pois a divisão do Império Romano, ocorrida em 395 d.C, pelo imperador Teodósio, criou o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. A queda de 476 d.C. ocorreu apenas no lado ocidental.

Questão 06

Qual das alternativas abaixo apresenta uma descrição correta do período da Pax Romana?

a) A Pax Romana foi um momento na história de Roma onde os imperadores decidiram comandar de forma democrática, possibilitando a toda a população o direito ao voto.

b) A Pax Romana foi um período em Roma onde ocorreram o fim das batalhas no Coliseu.

c) Chamamos de Pax Romana o período de certa estabilidade no cenário romano. Essa foi uma política se iniciou com a coroação do imperador Nero.

d) Chamamos de Pax Romana um período de certa estabilidade no cenário romano. Essa foi uma política se iniciou com a coroação do imperador Marcos Aurélio.

e) Nenhuma das anteriores.

Gabarito explicado

a) ERRADA. A democracia não esteve presente em Roma, muito menos o voto universal. Escravizados e mulheres, por exemplo, não possuíam esse direito.

b) ERRADA. O período da Pax Romana não tem relação com o fim de batalhas no Coliseu. Na verdade, as batalhas de gladiadores eram muito bem vistas em Roma.

c) ERRADA. A Pax Romana se iniciou com a coroação de Augusto César.

d) ERRADA. A Pax Romana se iniciou com a coroação de Augusto César.

e) CORRETA. As outras todas são incorretas, como visto acima.

Nível difícil

Questão 07

(ENEM) Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governaram a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.

SALÚSTIO. A conjuração de Catilina/A Guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes, 1990 (adaptado).

O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de

a) demarcação de terras públicas

b) imposição da escravidão por dívidas.

c) restrição da cidadania por parentesco.

d) restauração de instituições ancestrais.

e) expansão das fronteiras extrapeninsulares.

Gabarito explicado

a) ERRADA. A demarcação de terras públicas não teve relação com as guerras romanas contra Cartago.

b) ERRADA. A imposição da escravidão por dívidas é anterior a guerra citada.

c) ERRADA. A guerra contra os cartaginenses não teve esse objetivo.

d) ERRADA. A guerra contra os cartaginenses não se relacionou com restauração de instituições ancestrais.

e) CORRETA. A guerra contra os cartaginenses teve como objetivo expandir o território romano além-mar. Dessa forma, os romanos buscaram ter um domínio sobre o Mar Mediterrâneo. Foi assim que surgiu a expressão "Mare Nostrum", ou "Nosso Mar", para designar o Mediterrâneo.

Questão 08

(PUC) Os irmãos Graco:

a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia

b) foram os conquistadores de Cartago

c) eram os principais líderes do partido aristocrático

d) elaboraram a primeira lei escrita de Roma

e) foram os autores da Lei das Doze Tábuas

Gabarito explicado

a) CORRETA. Os irmãos Tibério e Caio Graco eram de origem plebeia e lutavam por uma reforma agrária em Roma Antiga, visando melhorar as condições de vida da população mais pobre.

b) ERRADA. Os irmãos Graco não tiveram relação com esse evento.

c) ERRADA. Pelo contrário, os irmãos Graco eram plebeus e lutavam pelos direitos dos seus. A aristocracia romana era representada pelos patrícios.

d) ERRADA. Apesar de terem sido criadas com o intuito de favorecer os plebeus, As Leis das XII Tábuas, primeiras leis escritas de Roma, não foram escritas pelos irmãos.

e) ERRADA. Como citado na resolução anterior, a Lei das Doze Tábuas não é de autoria dos irmãos.

Questão 09

(UFPB) Leia o texto abaixo:

Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).

Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:

a) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivava impedir a sua concentração em uma só pessoa.

b) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.

c) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.

d) O poder dos Cônsules era limitado às questões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.

e) O Exército, na República Romana, não tinha papel político ativo, exceto como defensor da participação do povo, devido à origem popular dos seus generais.

Gabarito explicado

a) CORRETA. Durante a república romana, a existência de todas essas instituições tinha como objetivo diluir o poder entre vários indivíduos, diferente do que ocorreu durante o Império.

d) ERRADA. Durante a República, por exemplo, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direito a participação política.

c) ERRADA. Durante a República, os plebeus - parte livre da população, mas sem grande poder aquisitivo - podiam participar da política romana, através da instituição "Tribunos da Plebe"

d) ERRADA. Os cônsules possuíam influencia sobre os negócios públicos. Foi no período da república romana que esses indivíduos passaram a comandar de forma ampla as possessões romanas.

e) ERRADA. O exército era de grande importância para a política romana. Isso porque a base do crescimento romano acontecia nos processos de conquista e expansão territorial.

Questão 10

(ENEM)

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 aC., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

CCOULANGES, FA eldade antiga So Paulo: Martins Fonte, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

a) O adoção do sufrágio universal masculino.

b) O extensão da cidadania aos homens livres.

c) O afirmação de instituições democráticas.

d) O implantação de direitos sociais.

e) tripartição dos poderes políticos.

Gabarito explicado

a) ERRADA. Apenas homens livres e romanos tinham o direito ao voto (sufrágio universal masculino = voto livre para todos os homens).

b) CORRETA. A Lei das Doze Tábuas, resultado dessa ação, foi o primeiro conjunto de leis romanas escritas. Ele tinha como objetivo atender o direito dos homens livres com menor poder aquisitivo, os plebeus.

c) ERRADA. Não é possível falar em democracia ao tratarmos Roma Antiga.

d) ERRADA. A Lei das Doze Tábuas não teve como objetivo criar novos direitos, mas sim garantir os já existentes.

e) ERRADA. Tripartição seria separar o poder do Estado em três partes, como vemos em muitas das atuais democracias, com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Não foi esse o caso de Roma Antiga.

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Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.