Torre de Pisa


A Torre de Pisa (em italiano, Torre Pendente di Pisa) é um monumento histórico que está localizado na cidade de Pisa, Itália. A construção foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1987.

A Torre de Pisa é muito famosa pelo fato de estar levemente inclinada. É considerada um dos importantes símbolos da Itália, e ainda, um dos maiores pontos turísticos da Europa.

Torre de Pisa

História

A Torre de Pisa foi construída na Idade Média com o intuito de abrigar os sinos da Catedral de Pisa.

Esse campanário, feito em mármore branco, foi construído em estilo românico. A Torre começou a ser erigida em 1173 e levou quase 200 anos para ser concluída, terminando em 1350.

Isso porque sua construção ficou parada durante um tempo devido às guerras. Em 1272, ela foi retomada pelo arquiteto Giovanni di Simone. Além dele, o escultor e arquiteto italiano, Andrea Pisano, participou da construção dos sinos no sétimo andar.

Porque a Torre de Pisa é torta?

A inclinação da Torre de Pisa deve-se ao solo argiloso que existe no local onde ela foi construída. Ou seja, o terreno era muito frágil e instável para abrigar uma grande construção.

Torre de PisaEntrada inclinada da Torre de Pisa

Assim, ela foi afundando aos poucos e começou a apresentar tal inclinação em 1178 (cinco anos depois do início da construção). Atualmente, ela possui 4 graus de inclinação aproximadamente.

Porque a Torre de Pisa não cai?

Na década de 60, reuniram-se diversos arquitetos, engenheiros, matemáticos e historiadores com o intuito de resolver o problema apresentado pela inclinação da Torre.

Uma das alternativas foi acrescentar 800 toneladas de contrapesos de chumbo em sua base.

Torre de PisaContrapesos na base da Torre de Pisa

Atualmente, a Torre de Pisa passa por um processo de avaliação que inclui trabalhos de restauros e projetos de engenharia.

Os especialistas afirmam que, com o tempo, a Torre irá se endireitar e cada vez menos parecerá inclinada. Estudos apontam ainda que, com os projetos realizados, ela permanecerá estável por três décadas, pelo menos.

Leia também sobre o Patrimônio Histórico.

Curiosidades sobre a Torre de Pisa

  • A Torre de Pisa possui cerca de 56 metros de altura e está dividida em oito andares.
  • Para chegar ao topo, existem 296 degraus dentro da Torre.
  • Ela pesa cerca de 15 mil toneladas.
  • Dentro dela existem 7 sinos, correspondentes a cada nota musical.
  • Cada sino possui um peso, variando de 300 Kg (mais leve) a 3600 kg (mais pesado).
  • Em 1990, a Torre foi fechada para visitação pública, sendo reaberta em 2001.