China Antiga


Três dinastias governaram a China entre o início do segundo milênio antes de Cristo e o ano 221 a.C.. Todas habitavam ao redor da Bacia do Rio Amarelo. Os Xia, Shang e Zhou foram as responsáveis pelo processo de ocupação do território chinês e pela formação étnica do país.

Antes mesmo da influência desta dinastia, por volta de 2,9 mil anos a.C., já eram registrados importantes invenções creditadas aos chineses, como a roda do oleiro, um grande avanço para modelar o vaso. Ainda hoje, esse é um dos mais usuais métodos para produzir vasos de barro.

Dinastia Xia

O reinado da dinastia Xia a mais antiga delas, começa em 2200 a.C. e vai até 1750 a.C., na região conhecida como Vale do Rio Amarelo. Os historiadores têm poucas evidências reunidas sobre a permanência da dinastia Xia, que começou com o reinado de Yu, o Grande, conhecido por atuar contra as inundações do rio Amarelo.

Por parte dos Xia, a China experimentou o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da medicina. Colonos construíam as casas nas margens do rio Amarelo e, além do cultivo da terra, também mantinham animais. É também nesse período que surge a seda, confeccionada a partir do casulo do bicho da seda.

Sociedade

Dezessete imperadores reinaram durante esse período dinástico. A dinastia Xia teve importante papel na organização social dos chineses, sendo a responsável pela instituição do casamento. Também os trabalhos precursores da escrita, que seria aperfeiçoada pela sua sucessora, a dinastia Shang, que permaneceu de 1750 a.C. a 1040 a.C.

Dinastia Shang

Os estudiosos na dinastia Shang desenvolveram um sistema de escrita que era gravado em ossos dos animais e peças de bronze. Os habitantes desse período dinástico desenvolveram o uso de peças de bronze e um requintado sistema de organização social

China AntigaVaso de cerâmica da dinastia Shang

Pesquisadores encontraram vasos de bronze com as primeiras evidências da escrita que datam a 1200 a.C.

Os Shang dividiam a sociedade entre nobres, habitantes das cidades-palácios e camponeses. O poder monárquico estava restrito ao campo religioso. Eram politeístas e acreditavam que os mortos eram transformados em deuses.

A última capital chinesa pertencente à dinastia Shang estava situada em Anyang em 1300 a.C., cujas evidências só foram descobertas por arqueológicos no século passado.

Dinastia Zhou

Povos vizinhos terminaram por enfraquecer a dinastia, que foi substituída pelos Zhou, que governou a China entre 1100 a.C. e 771 a.C. Antes aliados dos Shang, os Zhou viviam nas terras que hoje são conhecidas como Shaanxi.

Uma batalha ocorrida no ano 1050 a.C. marcou a queda da dinastia Shang e levou à China ao período que ficou conhecido como a "idade do ouro". A referência resumia o modo de governar dos Zhou, reconhecidamente eficientes.

O poder foi enfraquecido no ano 771 a.C., quando o rei Zhou foi morto por integrantes de uma tribo de vassalos. Embora o filho tenha assumido o poder, fugiu para o leste e a influência da dinastia foi fragilizada.

A dinastia Zhou é considerada a fundadora principal da civilização chinesa e controlou o país durante o Reino Médio. Coube aos Zhou a elaboração dos primeiros artefatos bélicos em ferro, o que contribuiu para a defesa das fronteiras. Essa é a era denominada idade do ferro na China.

China AntigaVaso da dinastia Zhou

Entre os muitos pontos que destacam esse período dinástico está Confúcio, nascido em 600 a.C. e considerado um dos mais importantes filósofos da história chinesa e mundial. A doutrina de Confúcio, o Confucionismo, incentiva a hierarquia tradicional, os rituais, a piedade e o respeito aos mais velhos.

China Imperial

Em 221 a.C., Qin Shi Huangdi tornou-se o imperador da China unificada após quase 250 anos de guerra. O reinado de Huangdi dá início ao período da China imperial e é o responsável pela introdução do sistema de pagamentos, de pesos e medidas e da escrita.

Também nesse período começa a construção da Grande Muralha da China. Quin Shi Huangdi morreu em 210 a.C. e, para proteger seu túmulo, um exército de 10 mil soldados de cerâmica foi construído. Os guerreiros ficaram conhecidos como o Exército de Terracota e, embora tenham sido produzidos em série, exibem feições individuais.

Quer saber mais sobre o país que já é quase a maior potência mundial? Leia China.