Corrida Espacial


A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, econômica e política travada entre a União Soviética e os Estados Unidos no período denominado Guerra Fria.

O objetivo era desenvolver eventos que permitissem a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.

Para os estudos e desenvolvimento tecnológico, os governos dos dois países recrutaram os melhores cientistas de foguetes da Alemanha.

Embora os dois tivessem a mesma capacidade técnica e operacional, foram os russos os primeiros a colocarem um satélite em órbita.

O Sputnik I foi lançado em órbita em 4 de outubro de 1957. A ação russa foi interpretada pelos norte-americanos como um desafio e quatro meses mais tarde, os EUA colocam o Explorador I em órbita.

Os russos ainda saíram na frente para fazer chegar o primeiro homem ao espaço. Yuri Gagarian (1934 - 1968) subiu ao espaço em 12 de abril de 1961, tripulando a nave Vostok I.

Após três semanas, os EUA lançaram o foguete Freedom 7, tendo como tripulante Alan Shepherd, o primeiro norte-americano a chegar ao espaço. Um ano depois, em 20 de fevereiro de 1962, John Glenn orbitou a terra a bordo da nave Friendship 7.

Corrida EspacialYuri Gagarian foi o primeiro homem no espaço

A pressão política interna aumentou nos Estados Unidos diante do desempenho russo e os norte-americanos consideravam-se envergonhados por não liderarem a corrida espacial.

Assim, em 1961, o presidente John Kennedy (1917 - 1963) anunciou no Congresso que seriam os EUA o primeiro país a levar um homem ao solo lunar pelo projeto Apollo Moon.

Em paralelo, foi lançado o Programa Gêmeos, responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia de nave espacial compatível à permanência de um homem na Lua.

Foi assim que os cientistas norte-americanos conseguiram mudar a órbita de uma nave espacial e entender como o corpo humano seria afetado pelas condições do espaço.

O êxito das pesquisas foi demonstrado em 20 de julho de 1969, quando Neil Armstrong (1930 - 2012) pisa em solo lunar após uma viagem de três dias juntamente com os astronautas Buzz Aldrin e Michel Collins.

Corrida EspacialNeil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar

Com a mudança do tratamento das ações bilaterais, Estados Unidos e União Soviética passaram a trabalhar juntos em 1975 e elaboraram uma missão conjunta, o projeto Apollo-Soyes. Era o fim da corrida espacial.

Curiosidades

  • Os pilotos espaciais russos foram chamados de cosmonautas, o que significa "marinheiros do universo";
  • O assassinato do presidente John Kennedy adiou a parceria entre EUA e Rússia para levar o homem à Lua;
  • Foram muitos os pilotos espaciais que morreram em explosões e acidentes no decorrer das pesquisas durante a corrida espacial.

Corrida Armamentista

Corrida Armamentista é um termo utilizado para demonstrar o comportamento de governos que aumentam em um curto espaço de tempo a quantidade e qualidade dos instrumentos bélicos em tempos de paz.

A primeira corrida armamentista contemporânea ocorreu quando a França e a Rússia desafiaram a superioridade naval britânica, no fim do século XIX.

Foi a tentativa da Alemanha de superar o poderio da Grã-Bretanha que culminou com a Primeira Guerra Mundial.

O primeiro acordo para a limitação ao acúmulo de armas foi assinado em Washington para ponderar a tensão entre os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Japão.

Guerra Fria

Os norte-americanos, contudo, praticaram de maneira intensa a acumulação de armas durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, tendo a Rússia como adversário ideológico.

Não ocorreu enfrentamento físico durante o período, que começou ao fim da Segunda Guerra Mundial e terminou na década de 1990, pouco depois da queda do Muro de Berlim.