Vida de Neil Armstrong (o 1º homem a pisar na Lua)
Neil Armstrong (1930-2012) foi o primeiro homem a pisar na lua em 20 de julho de 1969.
Armstrong foi um astronauta, piloto naval e engenheiro aeronáutico estadunidense e, para muitos, ele é considerado um dos maiores heróis americanos.
Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, Ohio, no dia 5 de agosto de 1930. Desde pequeno demostrou seu interesse por aeronaves, indo trabalhar ainda jovem num aeroporto.
Com apenas 19 anos entrou para a Marinha americana onde prestou serviços durante 3 anos. Entre 1949 e 1952, Neil foi piloto de caça da Marinha atuando na Guerra da Coreia (1950-1953).
Cursou Engenharia Aeronáutica e fez um mestrado em engenharia espacial. Começou a trabalhar como piloto de provas e, em 1962, foi chamado pela NASA para exercer o posto de astronauta.
Em 1966, participou da missão Gemini 8, a sexta viagem tripulada dos americanos e a primeira a realizar uma acoplagem no espaço. Como esta não saiu como o esperado, os dois tripulantes, Armstrong e David Scott, tiveram que fazer um pouso de emergência.
Sem dúvida, o sangue-frio demonstrado pelo piloto-comandante Neil Armstrong o fizeram ser o candidato ideal para a missão Apollo 11.
Em plena Corrida Espacial, Armstrong reunia as qualidades desejadas para uma missão como aquela, pois era tranquilo e extremamente concentrado no seu trabalho.
Por isso, foi escolhido para ser o chefe da missão e o primeiro que desceria em solo lunar, em 1969, liderando a tripulação da Apollo 11.
Viagem à Lua
Armstrong assumiu o posto de comandante da missão Apollo 11 e pisou na Lua em 20 de julho de 1969, acompanhados pelos astronautas Edwin Aldrin Jr. e Michael Collins.
A nave espacial foi lançada em 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Chegou na lua dentro de 4 dias, percorrendo uma distância de 384 mil quilômetros.
No momento que pôs o pé em solo lunar, pronunciou uma frase que ficou marcada na história da humanidade:
“É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade.”
Depois de 20 minutos andando e pulando na superfície da lua, seu colega Aldrin também caminhou sobre o satélite. Ficaram ali cerca de duas horas e meia, tirando fotos e coletando rochas.
Além disso, uma bandeira dos Estados Unidos foi fincada no local. A transmissão foi feita ao vivo para milhares de pessoas em todo o mundo.
Vida após a viagem à Lua
De temperamento tranquilo e avesso à exposição, Armstrong concedeu poucas entrevistas após à viagem à Lua.
Em 1971, deixou a Agência Espacial Americana (NASA, em inglês) e foi ser professor na Universidade de Cincinnati, Ohio. Em seguida, trabalhou durante dois anos como presidente do Comitê Presidencial Consultivo para o Corpo de Paz (1971-1973).
Em 1978, recebeu do presidente americano Jimmy Carter a “Medalha de honra espacial do Congresso”, um prêmio criado em 1969 para homenagear os grandes astronautas. Armstrong foi o primeiro astronauta a recebê-la.
Em meados dos anos 80, participou como membro da Comissão Nacional do Espaço (1985-1986).
Em 1986, foi vice-presidente da Comissão presidencial para a investigação do acidente do ônibus espacial Challenger. Além disso, ele trabalhou em diversas empresas privadas.
Mesmo depois de se aposentar, Armstrong continuou dando palestras. Neil era muito reservado e alguns detalhes da sua vida pessoal são ainda desconhecidos. Sabe-se, portanto, que ele foi casado duas vezes e teve dois filhos.
Falecimento
Neil Armstrong faleceu em Cincinnati, Ohio, dia 25 de agosto de 2012, com 82 anos. O astronauta teve complicações numa cirurgia que havia feito no coração poucos dias antes.
Curiosidades sobre Neil Armstrong
-
A missão Apollo 11 foi sua última viagem espacial.
-
Em 1969, Neil Armstrong e Michael Collins, vieram ao Brasil e foram condecorados com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
-
Em 1988, ele participou de uma experiência com mais 99 pessoas que deram a volta ao mundo num Boing 77. A viagem levou cerca 37 horas para ser concluída.
GOUVEIA, Rosimar. Vida de Neil Armstrong (o 1º homem a pisar na Lua). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/neil-armstrong/. Acesso em: