Linguagem Verbal e Não Verbal

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.

Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Linguagem Verbal e Não-Verbal
Exemplo de linguagem verbal
Linguagem Verbal e Não-Verbal
Exemplo de linguagem não verbal

Vale ressaltar que ambas são modalidades comunicativas. A comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor tem a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo).

Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada.

Quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, que é expressa pela escrita. Quando observamos as cores do semáforo, estamos diante da linguagem visual (não verbal).

Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal. Caso contrário, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem não verbal.

Entenda mais sobre a Comunicação: Elementos da Comunicação

Linguagem mista

Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida). A linguagem mista utiliza as duas modalidades de linguagem para emitir uma mensagem, ou seja, a linguagem verbal e não verbal.

Linguagem Verbal e Não-Verbal
Exemplo de linguagem mista

Um exemplo de linguagem mista são as histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e falas das personagens.

Exemplos de linguagem verbal e não verbal

Podemos citar inúmeros exemplos de linguagem verbal e não verbal uma vez que recebemos esses dois tipos de mensagens todos os dias sem nos darmos conta de sua diferença.

Quando assistimos uma palestra (ou uma aula) estamos decodificando a mensagem do palestrante (emissor), o qual se expressa por meio do signo linguístico (palavra e expressões).

Nesse caso, a comunicação verbal está sendo efetivada e a palavra é o código utilizado. Outros exemplos de comunicação verbal são: diálogos, leitura de livros, revistas, dentre outros.

Por outro lado, quando estamos assistindo a uma apresentação teatral, em que o ator se expressa por mímicas (linguagem corporal) e não emite nenhuma palavra, estamos diante da linguagem não verbal.

Outros exemplos de linguagem não verbal podem ser: linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, apresentações de dança, dentre outros.

Linguagem formal e informal

As duas variantes linguísticas da língua podem ser classificadas em linguagem formal, chamada de linguagem culta, e a linguagem informal, também denominada por linguagem coloquial.

Enquanto a linguagem formal é recorre às normas gramaticais (por exemplo, numa entrevista de emprego), a linguagem informal é espontânea e despreocupada com as regras (por exemplo, numa conversa entre amigos).

Exercícios de linguagem verbal e não verbal resolvidos

1. Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo?

Linguagem Verbal e Não-Verbal

a) Linguagem verbal
b) Linguagem não verbal
c) Linguagem mista
d) Linguagem conotativa

Resposta correta: c) Linguagem mista.

Nas histórias em quadrinhos, a linguagem mista é a mais utilizada, ou seja, aquela que envolve a linguagem verbal e não verbal.

2. Quando assistimos a um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual das alternativas abaixo representa a linguagem verbal usada nas partidas de futebol?

a) Bandeiras de impedimento
b) Cartões vermelho e amarelo
c) Locutor do Futebol
d) O apito do juiz

Resposta: c) Locutor do Futebol.

Dentre as alternativas acima, o locutor de futebol utiliza a linguagem verbal, ou seja, expressa por meio de palavras, enquanto as outras opções são expressar pela linguagem não verbal.

Veja também:

Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Linguagem: o que é, tipos e funções

Está estudando para o ENEM?
Este é o conteúdo 2 de 7 para dominar Linguagem.
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.