Linguagem Mista

Daniela Diana

A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem.

Linguagem Verbal e Não-Verbal

De partida, vale lembrar que a linguagem é a capacidade que temos de nos comunicarmos através de palavras, movimentos, gestos, etc.

Assim, a linguagem verbal é aquela em que encontramos somente palavras (seja na oralidade ou escrita), enquanto a linguagem não-verbal envolve diversos signos visuais, sejam imagens, figuras, desenhos, fotos, símbolos, movimentos, cores, dentre outros.

Para exemplificarmos melhor, a linguagem verbal usa dos códigos linguísticos os quais encontramos nos textos (livro, artigo, resenha, notícia, dentre outros), enquanto a não verbal utiliza outros artifícios, exceto palavras.

Como exemplo de linguagem não-verbal podemos pensar nos semáforos que reúnem três cores (amarelo, vermelho e verde) e que, com o passar do tempo, vamos assimilando.

Sabemos nesse caso, que quando o sinal está amarelo a palavra que está subentendida no discurso não verbal é “atenção”; quando está verde é “siga”; e vermelho “pare”.

Note que não são necessárias as palavras nesse tipo de comunicação, pois desde cedo, estamos condicionados ao entendimento de seus sinais. Da mesma forma a faixa de pedestre que apresenta diversos riscos no chão.

Além desses exemplos, a pintura, escultura, arquitetura ou mímica estão na categoria da linguagem não-verbal.

Exemplos de Linguagem Mista

Segue abaixo alguns exemplos de linguagem mista com o uso simultâneo da linguagem verbal e não-verbal. Observe que estamos lidando com ela diariamente:

  • Filmes
  • Quadrinhos
  • Charges
  • Cartuns
  • Tirinhas
  • Placas
  • Outdoors
  • Cartazes de Publicidade

Linguagem MistaExemplos de Linguagem MistaLinguagem MistaExemplos de Linguagem MistaLinguagem MistaExemplos de Linguagem MistaLinguagem MistaExemplos de Linguagem Mista

Linguagem Digital

A linguagem digital inclui as diferentes tipologias utilizadas no meio virtual. Esse tipo de linguagem é explorado nos sites, blogs e redes sociais.

A linguagem da internet utiliza a linguagem verbal, não verbal e mista. Um exemplo muito explorado são os hipertextos, os quais permitem a leitura não-linear dos internautas e envolvem textos, imagens, vídeos, dentre outros.

Saiba mais O que é Hipertexto?

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.