Plano de aula de História: Egito Antigo (6º ano)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Confira um plano de aula de História para o 6º ano, com o tema "Egito Antigo".

Nele você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula de História (6º ano) - Egito Antigo.
Tema Egito Antigo: cultura, política, economia, e memória.
Objetos de conhecimento Povos da Antiguidade na África (egípcios).
Habilidades

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

Objetivos
  • Compreender o processo de formação do Egito Antigo;
  • Analisar a relação intrínseca entre religião e política para os egípcios;
  • Analisar a importância do Rio Nilo para a economia e a vida egípcia;
  • Compreender a construção da memória coletiva sobre os egípcios nos dias atuais.
Conteúdo Egito Antigo.
Duração Três aulas.
Recursos didáticos Quadro negro, giz, material didático fornecido pela instituição, caderno e caneta.
Metodologia

Na aula anterior, o docente deverá realizar uma breve investigação para qualificar e quantificar o conhecimento prévio dos discentes quanto ao tema a ser trabalhado nos próximos dias. Isso poderá ser realizado através de um questionário, físico ou virtual, ou então em uma roda de conversa com a turma.

Assim, na primeira aula, partindo do conhecimento da classe, o professor irá trabalhar a formação do Egito Antigo, localização geográfica e a importância do rio Nilo.

Na segunda aula, os temas a serem trabalhados serão a economia egípcia, política e religião. Para isso, será essencial demonstrar aos discentes como esses aspectos cotidianos dos egípcios estavam totalmente interligados.

Na terceira e última aula, o discente irá explicar a queda do império egípcio e, feito isso, debater com a classe qual a memória coletiva atual sobre esses povos.

Avaliação

Partindo dos debates realizados na última aula, o professor solicitará uma atividade de entrevista aos discentes, onde estes irão entrevistar seus familiares e/ou amigos sobre questões relacionadas aos povos egípcios, como forma de testar os conhecimentos.

Realizada a atividade, cada discente ou grupo (a depender de como o docente preferirá desenvolver o trabalho) irá apresentar os resultados desse questionário para a classe. O objetivo é auxiliar os alunos a compararem as discrepâncias existentes entre o que a historiografia e narra acerca dos egípcios versus o que o senso comum apresenta.

Referências

Veja também no Toda Matéria:

Egito Antigo

Deuses do Egito

Pirâmides do Egito

Encontre mais planos de aula:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.