Deuses Egípcios


Os Deuses Egípcios são divindades que fazem parte da mitologia do Egito Antigo. Essas divindades eram onipresentes e metamórficas que influenciavam os elementos e controlavam a natureza.

O culto mais conhecido era o de Ísis e Osíris. Os egípcios acreditavam que eles tenham povoado todo o Egito, bem como instruído os camponeses com as técnicas de agricultura.

Religião no Egito Antigo

No Egito Antigo a religião era politeísta, isso significa que os egípcios cultuavam diversos deuses, com papéis e características variadas. Eles eram cultuados em todo o Egito e também fora dele, chegando alguns até a Europa.

Os deuses egípcios têm muito em comum com os homens: podem nascer, envelhecer, morrer; além de possuírem um nome, sentimentos e corpo que deve ser alimentado.

No entanto, estes aspectos muito humanos escondem uma natureza excepcional: seu corpo, composto de matérias preciosas, é dotado de um poder de transformação e suas lágrimas podem dar nascimento a seres ou minerais.

Existem aspectos destes deuses em várias combinações: totalmente humanas, inteiramente animais, com corpo de homem e cabeça de animal, com o animal inteiro no lugar da cabeça (o escaravelho, por exemplo) ou com cabeça humana.

Interessante notar que haviam guerras entre as cidades egípcias as quais possuíam deuses rivais.

Leia também:

Egito Antigo
Mitologia Egípcia

Principais deuses egípcios e seus significados

Deuses Egípcios
Ilustração com os principais deuses egípcios

Rá-Atum

Primeiro deus do panteão, Rá-Atum é o responsável pela criação do mundo. Representado pelo Sol, ele é descrito de diversas formas, sendo a mais comum com a face de uma ave de rapina. Os egípcios acreditavam que seu rei (o Faraó) era a encarnação de Rá.

Osíris

Descendente de Rá, Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro Faraó do Egito.

Ísis

Esposa-irmã de Osíris, Ísis era protetora, piedosa e estava relacionada à magia. Com Osíris teve o filho Hórus.

Set

Deus do caos, Set é responsável pelas guerras e por toda a escuridão. Com a forma do porco-formigueiro, ele matou seu irmão: Osíris.

Nephthys

Irmã-esposa de Set e após a morte de Osíris, separou-se de seu esposo e juntou-se à sua irmã Ísis em luto.

Hórus

Filho de Osíris e Ísis, Hórus é representado com cabeça de falcão e corpo de homem. É o protetor dos faraós e das famílias. Lutou contra Set pelo trono do principal deus do Egito após o assassinato de seu pai, Osíris.

Hathor

Deusa guardiã das mulheres e protetora dos amantes. Hathor é esposa de Hórus, representada com a cabeça ou as orelhas de uma vaca.

Anúbis

Com cabeça de chacal, Anúbis nasceu da união de Osíris e Nephthys. Foi responsável pela mumificação ao embalsamar o corpo do pai.

Thoth

Alguns textos evocam-no como filho de Rá, enquanto outros, como de Set. Patrono da Lua, da sabedoria e da cura, Thoth possui a cabeça de uma ave.

Bastet

Ligada à fertilidade, Bastet é a deusa da fertilidade, sexualidade e do parto. Com cabeça de gato e corpo de humano, ela é considerada a protetora das mulheres.

Sekhmeth

Deusa com cabeça de leoa, Sekhmeth é filha de Rá e, por isso, reflete o aspecto destrutivo do Sol.

Agora que você já sabe quais são os principais deuses do Egito Antigo, veja também os Deuses Gregos e os Deuses Romanos.