Desertificação


A desertificação é um fenômeno em que ocorre o processo de intensificação das áreas secas, propiciando assim, a formação de desertos.

DesertificaçãoProcesso de desertificação do solo em Dahab, Egito

Causas e Consequências

A desertificação é um fenômeno natural ocasionado por consequências ambientais, as quais acarretam diversos problemas sociais, econômicos e culturais.

Ao empobrecer o solo ele se torna estéril tal qual num deserto, o que implica na impossibilidade de desenvolver qualquer tipo de flora e fauna no local, transformando-se assim, numa terra infértil, improdutiva.

As regiões mais afetadas pelo processo de desertificação são geralmente as zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.

Além dos fatores naturais, a ação humana tem intensificado muitos os processos de desertificação. O acelerado desmatamento, queimadas e o uso intensivo e inadequado do solo são os principais fatores intensificadores da desertificação, os quais levam a uma considerável perda da biodiversidade.

Assim, o solo fica desprotegido e será atingido pelas intempéries, as quais levam muitas vezes, ao problema da erosão.

Nesse sentido, as populações que vivem nesses locais muito áridos, deixam a região uma vez há uma grande salinização do solo, nas áreas com vegetações que apresentam baixa capacidade de regeneração.

Como consequência da diminuição da produção de alimentos tem-se o aumento da fome e da pobreza.

Desertificação no Mundo

Vale destacar que no mundo, muitas regiões têm sido afetadas pela desertificação, por exemplo: a África (sul), a América do Sul (oeste e sudoeste dos Estados Unidos), Ásia (Oriente Médio e noroeste da China), a Oceania (Austrália).

Segundo pesquisas, anualmente cerca de 60 mil km2 de terras no mundo são afetadas pelos processos de desertificação.

Desertificação no Brasil

Atualmente, diversas regiões do Brasil estão sendo atingidas pelo processo de desertificação sobretudo, a região nordeste denominada de “sertão” e nos estados do Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte.

Além dessas regiões que apresentam altas temperaturas e enorme aridez, outros biomas brasileiros são afetados pela desertificação, a saber: Pampas Gaúchos e o Cerrado do Tocantins. Esse processo tem se expandido para regiões como Minas Gerais e o norte do Mato-Grosso.

Curiosidade: Você Sabia?

  • Desde 1995, dia 17 de junho é comemorado o "Dia Mundial do Combate à Desertificação", promovida pela ONU na Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em 1994.