Exercícios de Porcentagem
A porcentagem (símbolo %) é uma razão cujo denominador é igual a 100. Ela representa uma comparação de uma parte com o todo.
Questões nível fácil
Questão 1
25 representa quantos por cento de 200?
a) 12,5%
b) 15,5%
c) 16%
d) 20%
Alternativa correta: a) 12,5%.
Para determinar a porcentagem, basta dividir 25 por 200.
Agora, multiplicamos o resultado por 100.
Portanto, 25 representa 12,5% de 200.
Questão 2
30 representa 15% de qual número?
a) 150
b) 200
c) 350
d) 400
Alternativa correta: b) 200.
Para resolver esse problema podemos utilizar a regra de três.
O todo, que corresponde ao número que queremos descobrir, vale 100%.
Portanto, 30 representa 15% de 200.
Questão 3
Em uma sala de aula há 30 alunos, dos quais 40% são meninas. Quantas meninas têm na sala?
a) 10 meninas
b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas
Alternativa correta: b) 12 meninas.
Utilizando a regra de três encontramos a quantidade de meninas na sala.
Portanto, em uma sala de 30 alunos há 12 meninas.
Questão 4
Convertendo a fração em uma fração centesimal, qual o resultado em porcentagem?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
Alternativa correta: d) 40%.
A fração centesimal possui como denominador o número 100 e é representada dessa forma:
Para converter em uma fração centesimal precisamos descobrir o valor de x.
Para descobrir o valor de x, multiplicamos em cruz.
Portanto, a razão centesimal é e representa 40%.
Questão 5
Júlia acertou 75% das questões de Matemática do teste e Mariana acertou 4/5. Quem acertou mais questões?
a) Júlia
b) Mariana
c) As duas acertaram o mesmo número de questões.
Alternativa correta: b) Mariana.
Para comparar a porcentagem de acertos de Júlia e Mariana precisamos converter 4/5 em uma razão centesimal e, depois, encontrar a porcentagem.
Fazendo a multiplicação em cruz, temos:
Portanto, a fração centesimal é , que corresponde a 80%. Com esse resultado, chegamos a conclusão que Mariana foi quem acertou mais questões.
Questão 6
Para as frações irredutíveis abaixo, determine as porcentagens correspondentes.
a) 1/5
b) 4/5
c) 9/20
Questão 7
Para cada uma das frações apresentadas a seguir, complete o quadro com as informações pedidas.
Porcentagem | 5% | 27% | 32% | 130% |
---|---|---|---|---|
Leitura | ||||
Fração | ||||
Número decimal |
Questão 8
Na promoção de uma loja de eletrodomésticos, um aparelho de som que custava R$ 400,00 teve um desconto de 12%. Quanto o cliente que decidir comprar o equipamento pagará?
a) R$ 372,00
b) R$ 342,00
c) R$ 362,00
d) R$ 352,00
Alternativa correta: d) R$ 352,00.
Para descobrir o desconto concedido, devemos calcular quanto é 12% de 400,00 realizando a seguinte operação:
Subtraindo o desconto calculado do valor total do aparelho de som, temos o valor final pago pelo cliente.
R$ 400,00 - R$ 48,00 = R$ 352,00
Questão 9
Observe a figura abaixo e responda: a fração do desenho que não está pintada corresponde a que porcentagem?
a) 20%
b) 30%
c) 25%
d) 35%
Alternativa correta: c) 25%.
Podemos ver que a figura é um quadrado 10x10, pois há 10 quadradinhos no comprimento e 10 quadradinhos de altura. Portanto, a figura é formada por 100 quadradinhos.
Observe que podemos então dividi-la em 4 partes iguais de 25 quadradinhos.
Destas quatro partes, apenas uma não está pintada, ou seja, 1/4 da figura.
Para transformar 1/4 em uma fração centesimal podemos multiplicar o numerador e o denominador por 25.
Portanto, a porcentagem que corresponde a parte não pintada é 25% (lê-se vinte e cinco por cento).
Questões nível médio
Questão 10
Em um concurso, 520 candidatos se inscreveram. No dia da prova apenas 364 candidatos compareceram. Neste caso, qual foi a porcentagem dos candidatos que faltaram a prova?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
Alternativa correta: c) 30%.
Como estamos interessados em saber a porcentagem dos candidatos que faltaram, primeiro vamos encontrar o número de faltosos. Assim, temos:
520 - 364 = 156
Agora, precisamos calcular quantos por cento representa esse valor. Para isso, vamos escrever a razão entre o número de faltosos e o número total de inscritos. Temos então:
Assim, 30% dos candidatos faltaram a prova.
Questão 11
Em uma indústria, o setor de qualidade constatou que um lote com 4500 peças, 180 apresentavam algum defeito. Para um lote ser aprovado é necessário que o número de peças com defeito seja inferior a 3%. Neste caso, o lote foi aprovado ou reprovado?
a) Aprovado com 1% de peças com defeito.
b) Aprovado com 2% de peças com defeito.
c) Reprovado com 3% de peças com defeito.
d) Reprovado com 4% de peças com defeito.
Alternativa correta: d) Reprovado com 4% de peças com defeito.
O lote foi reprovado, pois apresenta 4% das peças com defeito, que é superior ao valor aceitável (3%).
Veja também: como calcular porcentagem?
Questão 12
Na última liquidação de verão, uma loja vendia todos os seus produtos com um desconto de 15%. Se uma camisa antes da liquidação custava R$ 145,00, quanto passou a custar na liquidação?
a) R$ 112,20
b) R$ 123,25
c) R$ 135,50
d) R$ 140,15
Alternativa correta: b) R$ 123,25.
Para resolver o exercício devemos calcular quanto custa o desconto em reais. Assim, vamos calcular 15% de R$145. Esse cálculo é feito passando a porcentagem para fração ou para número decimal e depois multiplicando o valor por 145.
Assim, temos:
Multiplicando 145 por 0,15 encontramos 21,75 e esse será o valor em reais do desconto. Para encontrar o valor da camisa na liquidação, devemos diminuir o valor do desconto do valor antes da liquidação.
Desta forma, na liquidação a camisa passou a custar R$ 123,25.
Esse problema poderia também ser feito da seguinte maneira:
Com o desconto de 15% o preço da camisa passou a representar 85% do preço antes da liquidação (100% - 15%). Como:
Calculando:
Onde encontramos o mesmo valor anterior.
Questão 13
Os vendedores de uma loja recebem mensalmente um salário fixo no valor de R$ 1200,00 e uma comissão de 6% referente ao valor total do que venderam no mês. Sendo assim, qual será o valor recebido por um vendedor que vendeu no mês R$ 14000,00?
a) R$ 2040,00
b) R$ 2080,00
c) R$ 3020,00
d) R$ 3040,00
Alternativa correta: a) R$ 2040,00.
O vendedor receberá de comissão R$ 840,00, mais o salário de R$ 1200,00. Assim, ele receberá o valor total de R$ 2040,00.
1º passo: calcular a comissão recebida pelo vendedor.
2º passo: Calcular o valor total recebido pelo vendedor.
Questão 14
Em uma loja, uma máquina de lavar roupas custava R$ 1500,00 e seu preço sofreu um aumento de 3%. Logo após o aumento a loja resolveu fazer uma promoção oferecendo um desconto de 3% no mesmo produto. Qual o valor do produto após o aumento e após o desconto?
a) R$ 1555,00 com aumento e R$ 1498,65 com desconto.
b) R$ 1545,00 com aumento e R$ 1500,00 com desconto.
c) R$ 1545,00 com aumento e R$ 1498,65 com desconto.
d) R$ 1555,00 com aumento e R$ 1500,00 com desconto.
Alternativa correta: c) R$ 1545,00 com aumento e R$ 1498,65 com desconto.
1º passo: Calcular o aumento correspondente aos 3%.
Sendo assim, o aumento sofrido pela máquina foi de R$ 45,00 e seu valor passou a ser R$ 1545,00.
2º passo: Calcular o desconto correspondente aos 3%.
A máquina passou a custar R$ 1498,65.
Com o aumento a máquina passou a custar R$ 1545,00. Depois do desconto ela passou a custar R$ 1498,65, logo a máquina não voltou ao valor inicial.
Questão 15
Com base nas informações que constam no gráfico abaixo, responda:
a) Qual foi o aumento percentual da população brasileira nos últimos 10 anos?
b) Em qual período houve uma redução no número de brasileiros?
c) Neste período, essa redução representou quantos porcento?
Questões de porcentagem no Enem
Questão 16
(Enem/2015) Segundo dados apurados no Censo 2010, para uma população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e que teve algum tipo de rendimento em 2010, a renda média mensal apurada foi de R$1202,00. A soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos dessa população considerada, enquanto que a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% desse total.
Qual foi a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres?
a) 240,40
b) 548,11
c) 1 723,67
d) 4 026,70
e) 5 216,68
Alternativa correta: e) 5 216,68.
Para facilitar os cálculos, vamos utilizar as seguintes abreviações:
renda média mensal: R
população total: P
valor recebido: V
Vamos iniciar com a renda dos mais pobres.
Segundo o enunciado, a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos da população considerada, ou seja,
1,1% . R . P = V . 10%.P
1,1% . 1202,00 . P = V . 10%.P
V = 1,1% . 1202,00 . P/10%.P
V = 1,1% . 1202,00/10%
V = R$ 132,22
Agora, calculamos a renda dos mais ricos.
Segundo o enunciado, a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% do total de rendimentos da população considerada, ou seja,
44,5% . R . P = V . 10%.P
44,5% . 1202,00 . P = V . 10%.P
V = 44,5% . 1202,00 . P/10%.P
V = 44,5% . 1202,00/10%
V = R$ 5.348,90
Portanto, a diferença a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres é:
R$ 5.348,90 - R$ 132,22 = R$ 5216,68 reais, conforme a letra “e”.
Questão 17
(Enem/2017) Raios de luz solar estão atingindo a superfície de um lago formando um ângulo x com a sua superfície, conforme indica a figura.
Em determinadas condições, pode-se supor que a intensidade luminosa desses raios, na superfície do lago, seja dada aproximadamente por I( x) = k . sen (x), sendo k uma constante, e supondo-se que x está entre 0º e 90º.
Quando x = 30º, a intensidade luminosa se reduz a qual percentual de seu valor máximo?
a) 33%
b) 50%
c) 57%
d) 70%
e) 86%
Alternativa correta: b) 50%.
Para calcularmos o valor máximo, devemos utilizar o ângulo de 90º, portanto:
Valor máximo da intensidade luminosa: I(90º) = k . sen (90º) = k . 1 = k
Intensidade luminosa em 30º: I(30º) = k . sen (30º) = k . 0,5 = 0,5K
Como k é uma constante, então a intensidade luminosa reduz pela metade, 50%, em relação ao valor máximo.
Questão 18
(Enem/2017) Num dia de tempestade, a alteração na profundidade de um rio, num determinado local, foi registrada durante um período de 4 horas. Os resultados estão indicados no gráfico de linhas. Nele, a profundidade h, registrada às 13 horas, não foi anotada e, a partir de h, cada unidade sobre o eixo vertical representa um metro.
Foi informado que entre 15 horas e 16 horas, a profundidade do rio diminuiu em 10%.
Às 16 horas, qual é a profundidade do rio, em metro, no local onde foram feitos os registros?
a) 18
b) 20
c) 24
d) 36
e) 40
Alternativa correta: a) 18.
Como a profundidade inicial não foi registrada, vamos chamá-la de h. Pelo gráfico, observamos que a profundidade máxima ocorre às 15h com (h + 6 m).
Às 16 horas, a profundidade do rio diminuiu 10%, ou seja, tornou-se 90% da profundidade registrada às 15h, 0,9.(h + 6 m). Olhando para o gráfico, podemos dizer que esse valor corresponde a (h + 4 m), comparando-se com a profundidade inicial (h).
Portanto, os dados são relacionados da seguinte forma:
Como descobrimos a profundidade inicial, podemos calcular a profundidade às 16h.
Sendo assim, às 16 horas a profundidade do rio é 18 metros.
Questão 19
(Enem/2016) Em uma empresa de móveis, um cliente encomenda um guarda-roupa nas dimensões 220 cm de altura, 120 cm de largura e 50 cm de profundidade. Alguns dias depois, o projetista, com o desenho elaborado na escala 1 : 8, entra em contato com o cliente para fazer sua apresentação. No momento da impressão, o profissional percebe que o desenho não caberia na folha de papel que costumava usar. Para resolver o problema, configurou a impressora para que a figura fosse reduzida em 20%.
A altura, a largura e a profundidade do desenho impresso para a apresentação serão, respectivamente,
a) 22,00 cm, 12,00 cm e 5,00 cm
b) 27,50 cm, 15,00 cm e 6,25 cm
c) 34,37 cm, 18,75 cm e 7,81 cm
d) 35,20 cm, 19,20 cm e 8,00 cm
e) 44,00 cm, 24,00 cm e 10,00 cm
Alternativa correta: a) 22,00 cm, 12,00 cm e 5,00 cm.
Uma escala pode ser representada por:
Onde,
E: escala;
d: distância no desenho (cm);
D: distância real (cm).
Como a escala dada é 1:8, podemos encontrar as medidas no desenho da seguinte forma:
Como a redução para impressão foi de 20%, quer dizer que os dimensões passaram a ser 80% do que foi criado anteriormente. Através da regra de três chegamos a esses valores.
A altura, a largura e a profundidade do desenho impresso para a apresentação serão, respectivamente, 22,00 cm, 12,00 cm e 5,00 cm.
Questão 20
(Enem/2016) O setor de recursos humanos de uma empresa pretende fazer contratações para adequar-se ao artigo 93 da Lei n° 8.213/91, que dispõe:
Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, habilitados, na seguinte proporção:
I. até 200 empregados ...................................... 2%;
II. de 201 a 500 empregados.............................. 3%;
II. de 501 a 1 000 empregados........................... 4%;
V. de 1 001 em diante......................................... 5%.
Constatou-se que a empresa possui 1 200 funcionários, dos quais 10 são reabilitados ou com deficiência, habilitados.
Para adequar-se à referida lei, a empresa contratará apenas empregados que atendem ao perfil indicado no artigo 93.
O número mínimo de empregados reabilitados ou com deficiência, habilitados, que deverá ser contratado pela empresa é
a) 74
b) 70
c) 64
d) 60
e) 53
Alternativa correta: e) 53.
Como a empresa precisa fazer novas contratações para adequar-se a lei, então o número total de funcionários será 1200 + x.
Como a quantidade de funcionários é superior a 1 001, então 5% do quadro deve ser de reabilitados. Sabendo que a empresa já possui 10 funcionários que se encontram em cargos como beneficiários reabilitados, o número de novas admissões pode ser calculado da seguinte maneira:
Aproximando o resultado para o número mais próximo, então o número mínimo de empregados reabilitados ou com deficiência, habilitados, que deverá ser contratado pela empresa é 53.
Questão 21
(Enem 2021) O ganho real de um salário, r, é a taxa de crescimento do poder de compra desse salário. Ele é calculado a partir do percentual de aumento dos salários e da taxa de inflação, referidos a um mesmo período. Algebricamente, pode-se calcular o ganho real pela fórmula
em que i é o percentual de aumento no valor dos salários e f é a taxa de inflação, ambos referidos a um mesmo período.
Considere que uma categoria de trabalhadores recebeu uma proposta de aumento salarial de 10%, e que a taxa de inflação do período correspondente tenha sido 5%. Para avaliar a proposta, os trabalhadores criaram uma classificação em função dos ganhos reais conforme o quadro.
Eles classificaram a proposta de aumento e justificaram essa classificação apresentando o valor do ganho real que obteriam.
A classificação, com sua respectiva justificativa, foi
a) inaceitável, porque o ganho real seria mais próximo de – 5%.
b) ruim, porque o ganho real seria mais próximo de 1,05%.
c) regular, porque o ganho real seria mais próximo de 4,7%.
d) boa, porque o ganho real seria mais próximo de 9,5%.
e) boa, porque o ganho real seria mais próximo de 5%.
Resposta correta: c) regular, porque o ganho real seria mais próximo de 4,7%.
Temos:
r é o ganho real;
i é o percentual de aumento no valor dos salários;
f é a taxa de inflação.
Substituindo os valores na fórmula:
Isolando r
Em porcentagem, aproximadamente 4,8%.
Verificando a tabela, a resposta é regular. Maior ou igual a 1,5% e menor do que 5%.
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- Exercícios de Regra de Três
- Exercícios de Juros Simples
- 27 exercícios de Matemática Básica
- Índice de exercícios de matemática do 1º ano do Ensino Médio
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ASTH, Rafael. Exercícios de Porcentagem. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-porcentagem/. Acesso em: