Exercícios de Análise Combinatória
A análise combinatória apresenta métodos que nos permitem contar de forma indireta o número de agrupamentos que podemos fazer com os elementos de um ou mais conjuntos, levando em conta determinadas condições.
Em muitos exercícios desse assunto, podemos utilizar tanto o princípio fundamental da contagem, como também as fórmulas de arranjo, permutação e combinação.
Questão 1
Quantas senhas com 4 algarismos diferentes podemos escrever com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,e 9?
a) 1 498 senhas
b) 2 378 senhas
c) 3 024 senhas
d) 4 256 senhas
Questão 2
Um técnico de um time de voleibol possui a sua disposição 15 jogadores que podem jogar em qualquer posição. De quantas maneiras ele poderá escalar seu time de 6 jogadores?
a) 4 450 maneiras
b) 5 210 maneiras
c) 4 500 maneiras
d) 5 005 maneiras
Questão 3
De quantas maneiras diferentes, uma pessoa pode se vestir tendo 6 camisas e 4 calças?
a) 10 maneiras
b) 24 maneiras
c) 32 maneiras
d) 40 maneiras
Veja também: Princípio Fundamental da Contagem
Questão 4
De quantas maneiras diferentes 6 amigos podem sentar em um banco para tirar uma foto?
a) 610 maneiras
b) 800 maneiras
c) 720 maneiras
d) 580 maneiras
Questão 5
Em uma competição de xadrez existem 8 jogadores. De quantas formas diferentes poderá ser formado o pódio (primeiro, segundo e terceiro lugares)?
a) 336 formas
b) 222 formas
c) 320 formas
d) 380 formas
Questão 6
Uma lanchonete tem uma promoção de combo com preço reduzido em que o cliente pode escolher 4 tipos diferentes de sanduíches, 3 tipos de bebida e 2 tipos de sobremesa. Quantos combos diferentes os clientes podem montar?
a) 30 combos
b) 22 combos
c) 34 combos
d) 24 combos
Questão 7
Quantas comissões de 4 elementos podemos formar com 20 alunos de uma turma?
a) 4 845 comissões
b) 2 345 comissões
c) 3 485 comissões
d) 4 325 comissões
Questão 8
Determine o número de anagramas:
a) Existentes na palavra FUNÇÃO.
b) Existentes na palavra FUNÇÃO que iniciam com F e terminam com O.
c) Existentes na palavra FUNÇÃO desde que as vogais A e O apareçam juntas nessa ordem (ÃO).
Questão 9
A família de Carlos é formada por 5 pessoas: ele, sua esposa Ana e mais 3 filhos, que são Carla, Vanessa e Tiago. Eles desejam tirar uma foto da família para enviar como presente ao avô materno das crianças.
Determine o número de possibilidades de os membros da família poderem se organizar para tirar a foto e de quantas formas possíveis Carlos e Ana podem ficar lado a lado.
Questão 10
Uma equipe de trabalho é formada por 6 mulheres e 5 homens. Eles pretendem se organizar em grupo de 6 pessoas, com 4 mulheres e 2 homens, para compor uma comissão. Quantas comissões podem ser formadas?
a) 100 comissões
b) 250 comissões
c) 200 comissões
d) 150 comissões
Questão 11
(Enem/2016) O tênis é um esporte em que a estratégia de jogo a ser adotada depende, entre outros fatores, de o adversário ser canhoto ou destro. Um clube tem um grupo de 10 tenistas, sendo que 4 são canhotos e 6 são destros. O técnico do clube deseja realizar uma partida de exibição entre dois desses jogadores, porém, não poderão ser ambos canhotos. Qual o número de possibilidades de escolha dos tenistas para a partida de exibição?
a)
b)
c)
d)
e)
Segundo o enunciado, temos os seguintes dados necessários para resolver a questão:
- Existem 10 tenistas;
- Dos 10 tenistas, 4 são canhotos;
- Deseja-se realizar uma partida com 2 tenistas que não podem ser ambos canhotos;
Podemos montar as combinações assim:
Dos 10 tenistas, 2 deverão ser escolhidos. Portanto:
Deste resultado devemos levar em consideração que dos 4 tenistas canhotos, 2 não poderão ser escolhidos simultaneamente para partida.
Sendo assim, subtraindo do total de combinações as possíveis combinações com 2 canhotos, temos que o número de possibilidades de escolha dos tenistas para a partida de exibição é:
Questão 12
(Enem/2016) Para cadastrar-se em um site, uma pessoa precisa escolher uma senha composta por quatro caracteres, sendo dois algarismos e duas letras (maiúsculas ou minúsculas). As letras e os algarismos podem estar em qualquer posição. Essa pessoa sabe que o alfabeto é composto por vinte e seis letras e que uma letra maiúscula difere da minúscula em uma senha.
O número total de senhas possíveis para o cadastramento nesse site é dado por
a)
b)
c)
d)
e)
Conforme o enunciado, temos os seguintes dados necessários para resolver a questão:
- A senha é composta por 4 caracteres;
- A senha deve conter 2 algarismos e 2 letras (maiúsculas ou minúsculas);
- Pode-se escolher 2 algarismos entre 10 algarismos (de 0 a 9);
- Pode-se escolher 2 letras entre as 26 letras do alfabeto;
- Uma letra maiúscula difere de uma letra minúscula. Portanto, há 26 possibilidades de letras maiúsculas e 26 possibilidades de letras minúsculas, totalizando 52 possibilidades;
- As letras e os algarismos podem estar em qualquer posição;
- Não há restrição quanto à repetição de letras e algarismos.
Uma maneira de interpretar as sentenças anteriores seria:
Posição 1: 10 opções de algarismos
Posição 2: 10 opções de algarismos
Posição 3: 52 opções de letras
Posição 4: 52 opções de letras
Além disso, precisamos considerar que letras e algarismos podem estar em qualquer uma das 4 posições e pode haver repetição, ou seja, escolher 2 algarismos iguais e duas letras iguais.
Portanto,
Questão 13
(Enem/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há
a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
De acordo com o enunciado, existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos. Para resolver a questão devemos utilizar o princípio fundamental da contagem, pois o evento é composto por n etapas sucessivas e independentes.
Portanto, devemos multiplicar as opções para encontrar o número de escolhas.
Sendo assim, há 270 possibilidades de um personagem escolher um objeto e esconder em um cômodo da casa.
Como a resposta de cada aluno deve ser diferente dos demais, sabe-se que um dos alunos acertou, pois o número de alunos (280) é maior que o número de possibilidades (270), ou seja, há 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
Questão 14
(Enem/2017) Uma empresa construirá sua página na internet e espera atrair um público de aproximadamente um milhão de clientes. Para acessar essa página, será necessária uma senha com formato a ser definido pela empresa. Existem cinco opções de formato oferecidas pelo programador, descritas no quadro, em que “L” e “D” representam, respectivamente, letra maiúscula e dígito.
Opção | Formato |
---|---|
I | LDDDDD |
II | DDDDDD |
III | LLDDDD |
IV | DDDDD |
V | LLLDD |
As letras do alfabeto, entre as 26 possíveis, bem como os dígitos, entre os 10 possíveis, podem se repetir em qualquer das opções.
A empresa quer escolher uma opção de formato cujo número de senhas distintas possíveis seja superior ao número esperado de clientes, mas que esse número não seja superior ao dobro do número esperado de clientes.
A opção que mais se adequa às condições da empresa é
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
Sabendo que existem 26 letras capazes de preencher L e 10 algarismos disponíveis para preencher D, temos:
Opção I: L . D5
26 . 105 = 2 600 000
Opção II: D6
106 = 1 000 000
Opção III: L2 . D4
262 . 104 = 6 760 600
Opção IV: D5
105 = 100 000
Opção V: L3 . D2
263 . 102 = 1 757 600
Entre as opções, a empresa pretende escolher a que satisfaça os seguintes critérios:
- A opção deve ter o formato cujo número de senhas distintas possíveis seja superior ao número esperado de clientes;
- O número de senhas possíveis não deve ser superior ao dobro do número esperado de clientes.
Portanto, a opção que mais se adequa às condições da empresa é a quinta opção, pois
1 000 000 < 1 757 600 < 2 000 000.
Questão 15
(Enem/2014) Um cliente de uma videolocadora tem o hábito de alugar dois filmes por vez. Quando os devolve, sempre pega outros dois filmes e assim sucessivamente. Ele soube que a videolocadora recebeu alguns lançamentos, sendo 8 filmes de ação, 5 de comédia e 3 de drama e, por isso, estabeleceu uma estratégia para ver todos esses 16 lançamentos.
Inicialmente alugará, em cada vez, um filme de ação e um de comédia. Quando se esgotarem as possibilidades de comédia, o cliente alugará um filme de ação e um de drama, até que todos os lançamentos sejam vistos e sem que nenhum filme seja repetido.
De quantas formas distintas a estratégia desse cliente poderá ser posta em prática?
a)
b)
c)
d)
e)
De acordo com o enunciado, temos as seguintes informações:
A cada locação o cliente aluga 2 filmes por vez;
Na locadora existe o lançamento de 8 filmes de ação, 5 de comédia e 3 de drama;
Como existem 16 filmes lançados e o cliente aluga sempre 2 filmes, então serão realizadas 8 locações para ver todos os filmes lançados.
Sendo assim, há a possibilidade de locar os 8 filmes de ação, o que pode ser representado por
Para locar os filmes de comédia primeiro, há 5 disponíveis e, portanto, . Em seguida, ele poderá alugar os 3 de drama, ou seja, .
Logo, a estratégia desse cliente poderá ser posta em prática com 8!.5!.3! formas distintas.
Questão 16
Continue estudando e praticando com:
- Análise Combinatória
- Arranjo na matemática: o que é, como calcular, exemplos
- Combinação na matemática: como calcular e exemplos
- Permutação
- Exercícios de permutação resolvidos e explicados
- Probabilidade
- Exercícios de Probabilidade (fáceis)
- Exercícios de Probabilidade
- Índice de exercícios de matemática do 2º ano do Ensino Médio
Exercícios de Análise Combinatória. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-analise-combinatoria/. Acesso em: