Dessalinização da Água


A dessalinização da água significa a retirada do sal da água dos mares e dos aquíferos subterrâneos com salinidade elevada, efetivado por processos físico-químicos.

Isso é realizado para que a água salgada (ou salobra) seja transformada em água doce, própria para o consumo: beber, tomar banho, cozinhar.

Baseado em novas técnicas e tecnologias, a dessalinização da água tem início em meados do século XX em Curaçau, na América Central.

No Brasil, o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) foi o precursor dos processos para retirar o sal da água, que teve início na década de 70 através da destilação solar. Mais tarde, em 1987, a Petrobras aposta na osmose reversa para dessalinizar a água do mar.

Processos de Dessalinização

Dessalinização da ÁguaDiagrama de uma Usina de Dessalinização de Água por Osmose Reversa

Os principais processos de dessalinização são água são:

  • Evaporação ou Vaporização: a água salgada é colocada num grande tanque e por meio da incidência solar, a água evapora e o sal fica retido no fundo.
  • Destilação: esse processo ocorre através do aquecimento e transformação da água em vapor. Ela pode ocorrer de duas maneiras: a destilação convencional ou a destilação artificial.
  • Congelamento: a água salgada é congelada, e desse modo é eliminado os sais presentes nela produzindo gelo puro.
  • Osmose Reversa ou Inversa: por meio da pressão e da presença de uma membrana semipermeável que retém o soluto, o sal é separado da água. Nesse processo, inverso ao da osmose natural, além de eliminar os sais da água, é eliminado os fungos, bactérias e vírus. É o processo mais utilizado atualmente para dessalinização da água.
  • Eletrodiálise: processo que separa os íons (ânions e cátions) de soluções aquosas na presença de um campo elétrico através de uma membrana semipermeável. Diferente da osmose diversa, a eletrodiálise separa o sal da água, entretanto, não elimina bactérias e fungos.

Água Potável

Atualmente um dos temas mais recorrentes sobre o ambiente é a falta de água potável, consequência da exploração e poluição dos rios, mares e lagos, os quais afetam diretamente a vida do ser humano, das plantas e dos animais.

De tal modo, o processo de dessalinização da água é extremamente importante, posto que a maior parte de água encontrada no planeta (cerca de 97%) é proveniente dos mares e oceanos e por isso, precisa passar por um processo físico-químico antes de ser levada para a população.

Embora seja um processo dispendioso, a dessalinização da água pode ser uma das soluções para resolver diversos problemas ambientais, por exemplo, da falta de água potável no planeta, sobretudo nas regiões áridas que sofrem com a escassez de recursos básicos; ou ainda de países que possuem poucas reservas de água, por exemplo, a Arábia saudita, Chipre, Kuwait, Israel, dentre outros.

Você Sabia?

Beber água salgada pode levar à desidratação do corpo humano e dos animais, além de causar a morte das plantas.