Pecuária


A pecuária corresponde a uma atividade econômica voltada para a criação de gado em áreas rurais, com finalidade de produzir alimentos para o consumo humano e outras matérias primas, sendo considerada uma das mais antigas atividades da humanidade.

Decerto anterior à agricultura, essa modalidade já existe desde o período neolítico, onde os homens já praticavam a criação e a domesticação do gado, para a obtenção de alimentos. Atualmente os principais produtos provenientes da atividade pecuarista são: carne, leite, ovos, mel, couro, ossos, lã, dentre outros.

A pecuária no Brasil tem uma posição de destaque no mundo, considerado um dos maiores exportadores de carne (boi e frango) do mundo.

Rebanho

O rebanho é uma palavra muito utilizada na atividade da pecuária uma vez que denota o conjunto de gado. Dessa maneira, os rebanhos podem ser: bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

Além disso, as culturas de determinado animais possuem denominações específicas como: bovinocultura, suinocultura, equinocultura, ovinocultura, caprinocultura, apicultura, piscicultura, cunicultura, dentre outros.

Tipos de Pecuária

De acordo com a finalidade do produto a ser comercializado, há dois tipos de pecuária:

  1. Pecuária de Corte: criação de animais voltada para a produção de carne.
  2. Pecuária Leiteira: criação de animais para a produção do leite.

Note que os dois tipos de pecuária (corte e leiteira) podem ser desenvolvidos por ambas modalidades de pecuária: intensiva ou extensiva.

Modalidades de Pecuária

Há duas modalidades básicas para o desenvolvimento da atividade pecuária, a saber:

  1. Pecuária Intensiva: Chamada de pecuária moderna, esse tipo de atividade resulta na maior produtividade, sendo marcada pela utilização de métodos avançados e recursos tecnológicos. Dessa maneira, o rebanho, que possui acompanhamento de especialistas, é criado confinado, pois auxilia no processo de ganho de peso. São alimentados com ração específica, diversas aplicações de hormônios, processos de inseminação artificial e clonagem.
  2. Pecuária Extensiva: Nesse caso, a atividade da pecuária está pautada na utilização de métodos com poucos recursos tecnológicos e, por isso, apresenta baixa produtividade. Assim, o gado é criado solto em grandes extensões de terra, se alimentam de pastagens e não possuem um acompanhamento veterinário.

Agropecuária

A agropecuária designa a união dos dois sistemas de produção: a agricultura (cultivo de vegetais) e a pecuária (criação de animais).

Para obter mais informações sobre agricultura acesse o link: Agricultura

Problemas Ambientais

Uma vez que propõe a criação, domesticação e reprodução dos animais, a pecuária tem provocado muitos problemas ambientais, desde as queimadas e o desmatamento para obter espaço para a produção da atividade.

Contudo, esses processos são muito arriscados para o equilíbrio dos ecossistemas desde a mortandade das espécies animais e vegetais, contaminação do ambiente, do solo, dentre outros.

Curiosidades

  • A palavra pecuária vem do latim "pecus", que significa “cabeça de gado”.
  • O Dia Nacional da Pecuária é comemorado dia 14 de outubro.

Leia mais: Agronegócio e Extrativismo