Calor Sensível


O calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que está relacionada com a variação da temperatura de um corpo.

Exemplo: Aquecimento de uma barra de metal

Aquecimento de Barra Metálica

No exemplo acima, o calor se propaga por meio da condução térmica. Esse processo resulta no aumento da temperatura do material, no entanto, seu estado físico permanece o mesmo (sólido).

Fórmula

Para calcular o calor sensível, utiliza-se a seguinte fórmula:

Q = m . c . Δθ

Q: quantidade de calor sensível (cal ou J)
m: massa do corpo (g ou Kg)
c: calor específico da substância (cal/g°C ou J/Kg.°C)
Δθ: variação de temperatura (°C ou K)

Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância.

Leia mais em: Calor Específico.

Calor Sensível e Calor Latente

No calor latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo.

Outra diferença entre os dois, é a respeito da temperatura. Ou seja, o calor latente independe da temperatura do corpo, enquanto o calor sensível a considera.

Um exemplo de calor latente é o derretimento de um cubo de gelo ou a evaporação da água. Em ambos os casos, a temperatura nos dois estados físicos permanece a mesma.

Para calcular o calor latente, utiliza-se a seguinte fórmula:

Q = m . L

Onde,

Q: quantidade de calor (cal ou J)
m: massa (g ou Kg)
L: calor latente (cal/g ou J/Kg)

Leia também:

Exercícios de Vestibular com Gabarito

1. (Mackenzie) Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20°C para 60°C em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/g °C, pode-se concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é:

a) 500
b) 600
c) 700
d) 800
e) 900

Alternativa e

2. (UFSM-RS) Um corpo de 400 g e calor específico sensível de 0,20 cal/g °C, a uma temperatura de 10°C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200 g e calor específico sensível de 0,10 cal/g° C, a uma temperatura de 60°C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de:

a) 14°C
b) 15°C
c) 20°C
d) 30°C
e) 40°C

Alternativa c

3. (UFPR) Durante o eclipse, em uma das cidades na zona de totalidade, Criciúma - SC, ocorreu uma queda de temperatura de 8,0°C. (Zero Horas – 04/11/1994)

Sabendo que o calor específico sensível da água é 1,0 cal/g °C, a quantidade de calor liberada por 1000 g de água, ao reduzir sua temperatura de 8,0 °C, em cal, é:

a) 8,0
b) 125
c) 4000
d) 8000
e) 64000

Alternativa d