Planeta Terra


O Planeta Terra é um dos 8 planetas que fazem parte do Sistema Solar. Também chamado de "Planeta Azul",recebe esse denominação posto que grande parte do planeta é formado por água. De partida, vale destacar que os planetas são corpos celestes sólidos e arredondados que não possuem luz própria e nem calor.

O planeta Terra é o único planeta do sistema solar em que existe água em estado líquido, característica que junto ao oxigênio, torna possível a vida no planeta. Essa água corresponde cerca de 70% da superfície do planeta, local chamado de hidrosfera. A Terra é composta de diversos gases, de forma que em sua atmosfera encontramos principalmente, o nitrogênio (78%) e oxigênio (21%).

Ademais, a Terra é o terceiro planeta a partir do Sol o qual dista cerca de 149 milhões de Km do Sol. Situado na Via Láctea, a Terra formou-se cerca de 4,5 bilhões de anos atrás e possui 12.757 km de diâmetro, sendo considerado o quinto maior planeta em tamanho.

Para saber mais: Planetas e Sistema Solar.

Estrutura do Planeta Terra

O planeta terra é dividido em partes internas e externas, a saber:

  • Camadas Internas: formada pelo Núcleo, composto basicamente de ferro e níquel; e o Manto (magma pastoso), camada intermediária composta de silício, ferro e magnésio situado acima do núcleo.
  • Camadas Externas: formada pela Litosfera (crosta terrestre), corresponde a camada mais superficial da terra, sendo composta de rochas e minerais. Além da Litosfera, a estrutura interna do planeta possui a Hidrosfera, formada pelas águas do planeta; a Atmosfera que compõem os gases presentes no planeta; e, por fim, a Biosfera, local onde vivem os seres vivos.

Movimento Terrestre

Os movimentos realizados pelo planeta Terra em torno de seu eixo ou do sol, são denominados de rotação e translação. Assim, a rotação é o movimento que o planeta Terra realiza em torno de si mesmo (de oeste para leste) que leva aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4,095 segundos, correspondente ao tempo que dura um dia. Esse movimento explica a existência dos dias e das noites.

Por sua vez o movimento de translação é quando a Terra gira em torno do sol e que dura 365 dias e um quarto, o que significa o tempo de 1 ano, embora nos anos bissextos os dias totalizam 366. Assim, o movimento de translação determina as quatro estações do ano (Solstícios e Equinócios), o que interfere diretamente no clima, dependendo da incidência solar em determinado local do globo terrestre.

Para saber mais: As Estações do Ano, Solstício e Equinócio.

Curiosidades

  • Geologia é o nome atribuído a ciência que estuda a história da Terra, dividida nas chamadas "Eras Geológicas".
  • A Terra é o corpo celeste mais denso do Sistema Solar sendo seu satélite natural a Lua.
  • O núcleo terrestre pode atingir temperaturas de até 5000 °C.
  • O planeta Terra possui uma área total de aproximadamente 510 milhões, sendo 150 milhões de Km2, as terras emersas e 360 milhões de Km2 correspondem a área coberta pelos mares e oceanos.
  • A profundidade média dos oceanos no planeta Terra gira em torno de 3800m.
  • Dia 22 de abril é comemorado o “Dia Mundial do Planeta Terra”.

Veja também Planeta Marte.