Movimento de Rotação

Rosimar Gouveia

Rotação é o nome do movimento realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites.

Além disso, o movimento de rotação da Terra provoca o movimento aparente do céu. Se observarmos uma estrela durante um determinado tempo, veremos que sua posição irá mudar.

Essa observação, durante muitos anos, levou a conclusão de que a Terra era fixa e que os demais corpos celestes giravam ao seu redor (Teoria Geocêntrica).

Usando como referência uma estrela distante, a Terra demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação. Este é o chamado dia sideral.

Se usarmos como referência o Sol (dia solar), o tempo para a Terra dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo é em média 24 h.

Essa diferença, de cerca de 4 minutos, entre o dia sideral e o solar, se dá pelo fato da Terra também girar ao redor do Sol (movimento de translação). Assim, o Sol também se desloca em relação à Terra.

Movimento de rotação da Terra
Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma

Velocidade de Rotação

A velocidade aproximada do movimento de rotação da Terra é de 1.675 km/h ou 465 m/s. O cálculo é feito considerando um ponto no Equador, cujo raio é igual a 6400 km, e as 23,56 horas que demora para completar uma volta sobre seu próprio eixo.

O valor da velocidade foi calculado para um ponto situado no Equador. Para outros pontos situados na superfície terrestre, a velocidade é menor.

Consequências do Movimento de Rotação

Com o movimento de Rotação, nem todas as partes da superfície da Terra são iluminadas no mesmo momento. Essa diferença na oferta de luz criou a necessidade de estabelecer horários diferentes para as diferentes regiões do planeta.

Com isso, se estabeleceu os fusos horários, que são instrumentos de padronização do tempo.

Os fusos horários resultam da divisão do ângulo da circunferência terrestre, que é de 360º pelas 24 horas aproximadas do dia.

O resultado é 15º para 24 fusos horários contados a partir do meridiano de Greenwich. No esquema de fusos, as horas aumentam para Leste e diminuem para Oeste.

Fusos Horários
Fusos Horários

Movimentos da Terra

A Terra apresenta vários tipos de movimentos. Além da rotação, o que mais se destaca é a translação.

No movimento de translação ou revolução em torno do Sol, a Terra completa uma volta em 365,2422 dias. Essa fração de dia é o motivo para a cada quatro anos ocorrer um ano com 366 dias (ano bissexto).

A órbita descrita pela Terra, apresenta uma forma elíptica com o Sol em um dos focos dessa elipse. Desta forma, existem momentos que a Terra está mais próxima e outros em que está mais afastada do Sol.

O movimento de translação, associado à inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.

Existem ainda outros movimentos da Terra: precessão dos equinócios, nutação, obliquidade da eclíptica, variação da excentricidade da órbita, entre outros.

Para saber mais, leia também:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.