Exercícios sobre fusos horários (com gabarito resolvido)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Teste seus conhecimentos respondendo às perguntas a seguir relacionadas a Fusos Horários. Após conferir o gabarito, leia os comentários para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Questão 1

Quantos fusos horários existem ao redor do mundo?

a) 12 fusos

b) 24 fusos

c) 36 fusos

d) 48 fusos

e) 60 fusos

Gabarito explicado

Resposta correta: b) 24 fusos

Explicação: A Terra é dividida em 24 fusos horários, cada um correspondendo a uma hora completa. Essa divisão é feita com base na rotação da Terra ao redor do seu eixo, que leva aproximadamente 24 horas.

Questão 2

Explique o conceito de fusos horários e como eles funcionam.

Resposta: Fusos horários são divisões da Terra que determinam diferentes horas locais em cada região do planeta. Essas divisões se baseiam na rotação da Terra em torno do seu eixo, que leva cerca de 24 horas para completar uma volta.
Para facilitar a coordenação do tempo em todo o mundo, foram estabelecidos 24 fusos horários, cada um abrangendo uma faixa de longitude de 15 graus. Essa divisão permite que as pessoas em diferentes partes do mundo ajustem seus relógios de acordo com o horário local.

Questão 3

Os fusos horários estão ligados a qual movimento da Terra?

a) Translação.

b) Rotação.

c) Nutação.

d) Revolução.

e) Precessão de Equinócios.

Gabarito explicado

Resposta: letra b) Rotação.

Explicação: a Terra possui diferentes fusos horários devido ao movimento de rotação. No total, existem 24 fusos, equivalentes às 24 horas que o planeta leva para fazer um movimento completo de rotação.

Questão 4

Qual é o ponto de partida ou referência inicial para a contagem dos fusos horários?

Resposta: O ponto de partida é o Meridiano de Greenwich, que fica em Londres. Este meridiano marca o marco zero dos fusos horários e também o 0° de contagem das longitudes do planeta. Ele foi escolhido pois a Inglaterra era o "centro do mundo" no período de instituição dos fusos horários.

Questão 5

Qual das seguintes alternativas representa corretamente a diferença de horário entre o fuso horário de Brasília (GMT-3) e o fuso horário de Tóquio (GMT+9)?

a) 6 horas a mais em Tóquio.

b) 6 horas a menos em Tóquio.

c) 12 horas a mais em Tóquio.

d) 12 horas a menos em Tóquio.

e) 16 horas a mais em Tóquio.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) 12 horas a mais em Tóquio.

Explicação: O fuso horário de Brasília está 3 horas atrasado em relação ao GMT (Tempo Médio de Greenwich), enquanto o fuso horário de Tóquio está 9 horas adiantado em relação ao GMT. Portanto, a diferença de horário entre os dois fusos é de 12 horas, com Tóquio estando 12 horas à frente de Brasília.

Questão 6

Explique a importância dos fusos horários para a coordenação global e cite um exemplo prático que demonstra essa importância.

Resposta: Os fusos horários são importantes para a coordenação mundial, pois permitem que diferentes regiões do mundo tenham uma mesma referência de horário. Isso facilita a comunicação, a organização de eventos internacionais, o transporte aéreo e marítimo, bem como transações comerciais entre países.

Questão 7

A grande extensão territorial do Brasil atravessa diferentes fusos horários, o que pode causar algumas variações na hora local em diferentes regiões do país. Sendo assim, responda:

a) O Brasil possui apenas dois fusos horários: o Horário de Brasil ia (-3 GMT) e o fuso da região Norte do país (-4 GMT).

b) O Brasil possui um total de 5 fusos horários, que atravessam desde Fernando de Noronha (-2 GMT) até o Acre (-6 GMT).

c) O Brasil possui vários fusos apenas em teoria, pois no país inteiro adotamos o Horário Oficial de Brasília.

d) Os fusos horários brasileiros são um dos poucos no mundo que não seguem o padrão estabelecido pelo Meridiano de Greenwich.

e) O país possui um total de 4 fusos horários: -2 GMT (Fernando de Noronha), -3 GMT (Horário de Brasília), -4 GMT (Centro-Oeste e Norte) e -5 GMT (Acre e Amazonas).

Gabarito explicado

Resposta correta: e) O país possui um total de 4 fusos horários: -2 GMT (Fernando de Noronha), -3 GMT (Horário de Brasília), -4 GMT (Centro-Oeste e Norte) e -5 GMT (Acre e Amazonas).

Explicação: O Brasil possui quatro fusos horários, abrangendo diferentes regiões do país. Fernando de Noronha está localizada no fuso horário de -2 GMT, o Horário de Brasília está no fuso horário de -3 GMT, as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil estão no fuso horário de -4 GMT, e o Acre e Amazonas estão no fuso horário de -5 GMT. Esses fusos horários foram estabelecidos para adequar a hora local às necessidades de cada região, considerando a extensão territorial do país.

Questão 8

Explique como os fusos horários são determinados no mundo e quais são os principais fatores considerados na definição dos fusos horários.

Resposta: os fusos horários são determinados a partir do movimento de rotação, que dura aproximadamente 24 horas. Ao dividir a circunferência da Terra (360°) por essas 24 horas, veremos que temos um total de 24 fusos, cada um com 15° de distância um do outro.

Questão 9

Se um relógio marca 16h em Belo Horizonte, Minas Gerais, qual horário estará marcando um relógio em Cuiabá, no Mato Grosso?

Resposta: Se um relógio marca 16h em Belo Horizonte, que está no fuso horário GMT-3, o horário em Cuiabá, que está no fuso horário GMT-4, será uma hora a menos. Assim, em Cuiabá estará marcando 15h quando o relógio marcar 16h em Belo Horizonte.

Questão 10

No momento em que o relógio marca 12h em Londres (0 GMT), qual horário estará marcando um relógio em Nova York (-5 GMT), nos Estados Unidos?

a) 7h

b) 8h

c) 9h

d) 10h

e) 11h

Gabarito explicado

Resposta correta: letra a) 7h.

Explicação: Londres está localizada no fuso horário GMT (Greenwich Mean Time) ou GMT 0, enquanto Nova York está no fuso horário GMT-5 (Eastern Standard Time). A diferença entre os fusos horários é de 5 horas. Quando o relógio marca 12h em Londres, em Nova York serão 5 horas a menos. Portanto, o relógio marcará 7h em Nova York.

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Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.