Teoria do Big Bang

Rosimar Gouveia

A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem do Universo.

Sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula - o átomo primordial - causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.

A mesma teoria afirma ainda que o Universo está em contínua expansão.

big bang
Big Bang significa "grande explosão"

Elaborada pelo astrônomo belga George Lemaître (1894-1966), a teoria considerou os estudos sobre a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein (1879 - 1955).

O matemático russo Alexander Friedmann (1888-1925) ao investigar soluções das equações da relatividade geral, chegou a ideia da expansão do universo. Contudo, sua interpretação era muito mais matemática do que física.

De forma independente, Lemaître chegou as mesmas soluções de Friedmann. Entretanto, ele foi além da análise matemática, buscando explicar o universo real.

A teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889-1953) de que as galáxias estão se afastando em todas as direções.

Nas suas observações, Hubble identificou que quanto mais distante a galáxia, maior é a velocidade com que ela se afasta de nós (Lei de Hubble).

A Lei de Hubble nos leva a conclusão que, se o universo está em expansão, em algum momento do passado o seu tamanho era mínimo. Sendo a grande expansão a responsável pela criação de tudo, inclusive o espaço e o tempo.

Origem dos Planetas

Conforme a teoria, no instante um trilhão de trilionésimo de segundo após o Big Bang, o Universo quente e denso se expandiu com rapidez incompreensível para os padrões humanos, dando origem ao escopo astronômico.

A expansão continuou de maneira mais lenta nos anos que se seguiram. À medida em que o Universo esfriava, houve a combinação entre os elementos.

Antes desse evento, chamado "recombinação", o Universo era opaco, mas tornou-se transparente para a radiação, também chamada de radiação cósmica de fundo.

Com o passar do tempo, a matéria esfriou e os mais diversos tipos de átomos começaram a se formar e esses, eventualmente, se condensaram e formaram os corpos celestes do Universo atual (estrelas, planetas, satélites e etc.).

Georges Lemaître

Georges Henri Joseph Édouard Lemaître foi um padre belga que ficou conhecido por seus estudos em astronomia e cosmologia.

Teoria do Big Bang

Lemaître nasceu em Charleroi, onde concluiu a educação secundária em uma escola jesuíta. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Louvain, onde também obteve o doutorado em Ciências e Matemática.

O cientista, que foi ordenado padre em 1923, lutou na 1º Guerra Mundial, onde atuou como oficial de artilharia. No ano letivo de 1924 a 1925, Lemaître atuou na Harvard College Observatory nos estudos que embasaram o seu doutorado.

Foi a partir das observações das equações de Einstein que passou a descrever o Universo em expansão. Em um artigo publicado em 1927, previu que a velocidade de recessão de cada galáxia deve ser proporcional à sua distância da Via Láctea.

Leia também:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharelada em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF)em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.