Teoria da Relatividade

Rosimar Gouveia

A Teoria da Relatividade foi proposta pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955).

Ela representa a conjugação de duas teorias: a teoria da relatividade restrita (especial) e a teoria da relatividade geral.

A teoria da relatividade especial foi publicada em 1905 no artigo "A Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento".

Já a teoria da relatividade geral foi apresentada em novembro de 1915 à Academia Prussiana de Ciências, sendo publicada oficialmente poucos meses depois.

Na conjugação dessas duas teorias, Einstein explica as situações em que a física de Isaac Newton falhou.

Assim, ele desenvolveu mudanças que revolucionaram as propostas para os conceitos de espaço, tempo e gravidade.

Teoria da Relatividade Restrita

A teoria da relatividade restrita tem como base dois postulados:

1. Todas as leis da natureza são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados).

2. A velocidade de propagação da luz no vácuo é a mesma em todos os sistemas de referência inerciais (sistemas de referência não-acelerados).

Consequências

Uma consequência do 2º postulado é que o valor da velocidade da luz (3 .108 m/s) é um limite para as velocidades. Nenhum corpo pode se mover com velocidade superior a da luz no vácuo.

Além disso, o fato da velocidade da luz ser constante, modificou as ideias clássicas do espaço e do tempo.

O espaço e o tempo deixam de ser absolutos e passam a ser relativos.

O tempo medido entre o mesmo evento por observadores que estão em movimento relativo entre si é diferente. Surge assim a ideia de dilatação do tempo.

Da mesma forma, ocorre uma contração do espaço medido por observadores em estados diferentes (repouso e movimento).

Corpos em movimento sofrem uma contração na direção deste movimento em relação ao tamanho que têm quando medidos em repouso.

A dilatação temporal e a contração do espaço só apresentam valores significativos quando os valores das velocidades envolvidas são próximos aos da velocidade da luz no vácuo.

Saiba mais:

Inércia

Velocidade da Luz

Fórmula

A teoria da relatividade restrita também modificou a noção de energia.

A energia pode ser convertida em massa e esta passou a ser considerada uma forma de energia.

Este princípio é chamado de equivalência massa-energia e pode ser expresso pela fórmula:

E0 = mc²

Sendo,

E0: energia de repouso
m: massa
c: velocidade da luz

Essa relação é facilmente verificada nas reações nucleares, onde partículas e núcleos interagem convertendo massa em energia e vice-versa.

Teoria da Relatividade Geral

A teoria geral foi apresentada por Einstein 10 anos após a teoria restrita. Ela amplia a abrangência daquela estendendo a descrição dos fenômenos físicos para sistemas acelerados (não inerciais).

A ideia básica da teoria é que a presença de matéria encurva o espaço-tempo. Assim, quanto maior for a massa do corpo, mais ele encurvará o espaço-tempo ao seu redor.

Curvatura do espaço-tempo

A massa encurva o espaço-tempo

O Princípio da Equivalência, postula que um sistema de referência uniformemente acelerado é fisicamente equivalente a um campo gravitacional uniforme.

Ao incluir campos gravitacionais, a teoria descreve os movimento de objetos não mais como ação de forças, mais sim como trajetórias sobre a superfície espaço-tempo.

A partir dessa nova concepção foi possível explicar o comportamento anômalo da órbita de Mercúrio (precessão do periélio de Mercúrio).

A teoria previa que a luz deveria também acompanhar a curvatura da superfície espaço-tempo gerada por campos gravitacionais intensos. O que foi posteriormente comprovado.

Foi previsto ainda que a medida do tempo também sofreria a influência dos campos gravitacionais. Quanto mais intenso o campo, mais lentamente passaria o tempo.

Essa previsão também foi confirmada. Fazendo com que o Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS), para funcionar corretamente, seja necessário fazer correções.

Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, em 1879 e morreu em 1955, nos Estados Unidos.

O físico e matemático alemão recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921, por trabalhos desenvolvidos na física quântica e no estudo dos efeitos fotoelétricos.

Filho de uma família judaica e, temendo ser perseguido pelos nazistas na Alemanha, mudou-se para os Estados Unidos.

Albert Einstein
Einstein revolucionou as ciências com suas teorias

Leia também:

Bomba Atômica

Ondas Gravitacionais

Teoria das Cordas

Buraco Negro

Stephen Hawking

Teoria do Big Bang

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharelada em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF)em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.