Planeta Mercúrio


Mercúrio é o planeta mais próximo ao Sol e o oitavo em tamanho no sistema solar. A distância média é de 57,9 milhões de quilômetros do Sol.

É basicamente constituído por ferro, sendo chamado por Iron Planet. Pode ser visto da Terra a olho nu, contudo pouco antes do amanhecer e instantes após o anoitecer porque sua proximidade com o Sol dificulta a observação.

Já era observado a 3 mil anos a.C. e recebeu dos gregos dois nomes: Apolo, por sua aparição matutina e Hermes, a estrela da noite.

Devido à sua velocidade, foi batizado com o nome de Mercúrio por ser o deus do comércio, das viagens e da malandragem.

É o planeta mais rápido do Sistema Solar, perfazendo 47,87 quilômetros por segundo ao redor do Sol. A superfície é semelhante à da Lua, rochosa e com diversas crateras.

Planeta MercúrioMercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, sendo pouco maior que a Lua

Características

O diâmetro de Mercúrio é de 4.800 km. É considerado um Planeta de órbita excêntrica porque a distância em relação ao Sol muda conforme a posição na órbita e isto é responsável pela variação de temperatura do planeta, de 180ºC a 400ºC.

Os astrônomos o consideram o menor no Sistema Solar desde que Plutão foi rebaixado à nomenclatura de Planeta Anão. A atmosfera do planeta Mercúrio é constituída de potássio, sódio, hélio, oxigênio molecular, hidrogênio, além de nitrogénio, dióxido de carbono e vapor de água.

Planeta Mercúrio

As primeiras observações telescópicas de Mercúrio foram feitas por Galileu Galilei em 1610. Em 1631, o astrônomo francês Pierre Gassendi observou a movimentação de Mercúrio em torno do Sol. A prova, contudo, de que traça uma órbita ao Sol só ocorreu em 1639, pelos estudos do astrônomo italiano Giovanni Zupus.

Somente em 1641, o alemão Johan Franz Encke determinou a massa do planeta e avaliou o efeito da lei da gravidade a partir do choque do cometa Encke.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos: Planetas do Sistema Solar e Sistema Solar.

Curiosidades

O primeiro mapa descrevendo as características da superfície de Mercúrio resultaram dos estudos do astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli.

Em 1965, os rádio Gordon Pettengil e Rolf Dyce conseguiram medir o período de rotação de Mercúrio, que é de 59 dias.

As fotos tiradas pela sonda Surveyor 7 em 1968 permitiram maiores detalhes sobre a superfície de Mercúrio. O trabalho foi acrescentado dos estudos permitidos pela sonda Massenger em 2008, mas em 2013, o equipamento entrou na onda do planeta.

Veja também Planeta Marte.