Planeta Marte

Rosimar Gouveia

Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e o segundo menor planeta do sistema solar, depois de Mercúrio, sendo consideravelmente menor que o planeta Terra.

Apresenta uma coloração avermelhada, pela presença de óxido de ferro na sua superfície. Por isso, recebeu o nome de Marte, em homenagem ao deus romano da guerra.

Possui duas pequenas luas de formato irregular: Fobos (medo) e Deimos (pânico). Seus nomes derivam da mitologia grega e representam os filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vênus).

Marte é um dos planetas mais estudados do sistema solar. Podendo ser visto da Terra a olho nu, ou seja, sem auxílio de um telescópio.

A duração do dia em Marte aproxima-se do planeta Terra, com 24 horas e 37 minutos, embora o ano marciano tenha duração de 687 dias terrestres.

Planeta Marte
Sua coloração confere à Marte a designação de Planeta Vermelho

Características de Marte

Marte é um planeta muito frio, árido e rochoso. A sua temperatura máxima é de aproximadamente 25°C, com uma média de -60°C, a qual pode chegar até cerca de -140°C durante à noite.

Sendo um planeta terrestre (rochoso), suas camadas são compostas por atmosfera, crosta, manto e núcleo. A maioria das rochas na superfície é formada por basalto.

Sua atmosfera é muito fina e é composta essencialmente de gás carbônico, embora exista em menor quantidade o nitrogênio, oxigênio, argônio, dentre outros gases.

Quarto planeta do sistema solar, sua distância média ao Sol é de 228 milhões de km.

Possui dois satélites naturais, que são as "duas luas de Marte". Esses satélites foram descobertos em 1877 e muitos cientistas acreditam que podem ter sido asteroides capturados pela gravidade de Marte.

Características de Marte
Principais características do planeta Marte

Vida em Marte

Conhecido desde a antiguidade, a partir do século XIX Marte tem despertado maior atenção entre astrônomos e cientistas.

Uma vez que o planeta vermelho se assemelha à Terra em diversos aspectos, tal como as estações do ano, relevo (vales, dunas, planícies, planaltos, cânions, etc.) e aproximação do dia terrestre (quase 24 h), há pesquisas que apostam na existência de vida no planeta.

No entanto, o fato de ser envolvido numa atmosfera fina e bastante rarefeita reforça a impossibilidade de condições de vida no planeta.

O que despertou ainda mais o interesse dos cientistas na atualidade foi um estudo realizado no ano 2000 pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço).

Nesse estudo, foi confirmada a existência de processos erosivos no planeta, o que evoca a possibilidade da existência de água e, consequentemente, de vida em Marte.

Embora tenham descoberto esses indícios, ainda não ficou comprovada a existência de outros seres no planeta. No entanto, isso não exclui a possibilidade de o mesmo ter sido habitado num passado remoto.

superfície de Marte
Foto da superfície de Marte

Leia também:

Curiosidades sobre Marte

Veja no vídeo abaixo, algumas curiosidades do Planeta Vermelho.

Saiba tudo sobre os planetas do sistema solar:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.