O Sol

O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra! A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra.

Mas, apesar de ser muito maior do que a Terra, em comparação com outras estrelas, esse astro não é assim tão grande. A maior estrela conhecida, a VY Canis Majoris, é cerca de 2 mil vezes maior do que o Sol.

O Sol contém quase que a totalidade da massa do sistema solar, cerca de 99,8%. É em virtude da sua massa que os planetas orbitam à sua volta.

As principais características do Sol

Massa: 1,989 x 1030 kg (300 000 vezes a massa da Terra)

Raio: 6,96 x 108 km, o mesmo que 695 500 km (100 vezes o raio da Terra)

Densidade média: 1,409 kg/m3

Distância da Terra: 1,496 x 108 km, o mesmo que 149 600 000 km

Luminosidade: 3,9 x 1026 watts = 3,9 x 1033 ergs/s

Temperatura superficial: 5,5 mil graus Celsius

Temperatura central: 15 milhões de graus Celsius

Idade: 4,6 bilhões de anos

Composição química (massa): 91,2% de hidrogênio, 8,7% de hélio, 0,078% de oxigênio e 0,043% de carbono

Período de rotação: 25,67 dias no equador e 33,40 dias nas regiões polares

A distância da Terra ao Sol

O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros).

Essa distância é surpreendente, ainda mais se pensarmos que mesmo assim o Sol é a estrela que fica mais próxima do nosso planeta.

Por conta da distância, a luz do Sol não chega a nós de forma imediata; ela demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

Números gigantescos: idade e temperatura do Sol

Estudos indicam que o Sol, tal como a Terra, tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.

Quanto à temperatura, a mesma varia entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius, respetivamente as temperaturas da fotosfera e do núcleo. Curiosamente, a fotosfera é mais fria do que a camada mais externa do Sol, a Coroa.

Saiba de que é feito o Sol!

O Sol é composto em grande parte por hidrogênio e hélio.

Em termos percentuais, a sua massa é composta da seguinte forma: 91,2% de hidrogênio, 8,7% de hélio, 0,078% de oxigênio e 0,043% de carbono.

Em número de partículas, a composição química é a seguinte: 71% de hidrogênio, e 27% de hélio, 1,2% de oxigênio e 0,6% de carbono.

As 6 camadas do Sol

A estrutura do Sol é composta por seis camadas, do exterior para o interior, respetivamente:

  1. Coroa
  2. Cromosfera
  3. Fotosfera
  4. camada convectiva
  5. camada radiativa
  6. Núcleo

A fotosfera é a superfície do Sol, enquanto a atmosfera do Sol é composta por: cromosfera e coroa. O interior do Sol, por sua vez, é composto por: camada convectiva, camada radiativa e núcleo.

Camas do Sol

1. Coroa

Também chamada de Corona, é uma camada extensa, rarefeita e externa à fotosfera. Dela surge o vento solar, que são correntes de partículas carregadas que sopram à velocidade de 1 600 000 km/h. Em decorrência dos ventos solares, o Sol vai perdendo gradualmente a sua massa.

2. Cromosfera

Camada estreita (tem 10 000 km de espessura), rarefeita e externa à fotosfera. É avermelhada e fica visível apenas em eclipses.

3. Fotosfera

É a camada que nós enxergamos, porque ela emite a luz solar. Tem 500 km de espessura.

Nessa camada são encontradas manchas escuras, conhecidas como manchas solares, as quais são tempestades magnéticas que surgem a cada 11 anos, justamente em decorrência de alterações no campo magnético do Sol.

A parte central da fotosfera chama-se umbra, e é a mais escura. Ela é circundada pela penumbra, região mais clara.

4. Zona de convecção

Também chamada de Camada convectiva, é a camada interna à fotosfera que envolve a zona radiativa. Nela a energia é difundida por convecção, ou seja, pelo movimento de moléculas de gás.

5. Zona de radiação

Também chamada de Camada radiativa, é a camada interna à fotosfera onde a energia é difundida através de radiação. A energia do núcleo do Sol pode levar mais de 100 000 anos para atravessar essa camada.

6. Núcleo

O núcleo é a camada onde a energia solar é gerada através das reações termonucleares que acontecem a cada segundo. Essa energia demora 1 milhão de anos para chegar à superfície do Sol.

Curiosidades sobre o Sol

  • O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra.
  • Dentro do Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra.
  • A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.
  • O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.
  • A temperatura do Sol varia entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius.
  • A Essa gerada no núcleo do Sol demora 1 milhão de anos para chegar à sua superfície.
  • Parker Solar Probe é o nome da sonda que se aproximou mais do Sol, o que aconteceu em agosto de 2018. Essa é uma missão da Nasa que consiste numa aproximação gradual ao Sol; a mesma prevê que em 2025 a sonda chegue à sua coroa.
  • Um dia não haverá mais Sol.

A pergunta que não quer calar: o Sol vai morrer?

Quando as suas fontes de energia se esgotarem, o Sol morrerá.

Em 4,5 bilhões de anos de vida, o Sol consumiu cerca de metade do seu hidrogênio. Isso quer dizer que ele está na metade da sua vida.

Quando o Sol tiver consumido todo o seu hidrogênio, o hélio se tornará o seu principal combustível. Acabando o seu consumo, a morte do Sol estará em curso, pois nesse momento, o astro começará a aumentar de tamanho e engolirá planetas (é o que acontecerá com a Terra). Ele ficará 100 vezes maior, até que colapsará.

Leia também Características do Sol e O que são estrelas?