Planeta Vênus


Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

Imagem do planeta Vênus

Foto do Planeta Vênus

Também chamado de Estrela Dalva, estrela da manhã, estrela da tarde e joia do céu, é considerado um planeta irmão da Terra. Isso decorre em virtude das similaridades de massa, densidade e volume entre ambos.

A primeira missão à Vênus data de 1961. Chamou-se Venera 1 e era soviética, como a grande parte das missões feitas ao planeta.

Até 2016 a última missão foi a Magellan, a qual teve início em maio de 1989 e terminou em agosto de 1990. Com esta, o número de missões era 26, das quais 19 foram soviéticas e 7, norte-americanas.

Curiosidades sobre Vênus

Foto da Nasa da superfície de Vênus

Foto da superfície de Vênus

  • Vênus é o planeta mais próximo da Terra.
  • A rotação de Vênus ocorre de leste para oeste, contrária a todos os planetas do Sistema Solar.
  • O planeta recebeu esse nome em homenagem à Vênus, a deusa romana da beleza e do amor.
  • Vênus pode ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos.
  • É o planeta mais quente, apesar de não ser o mais próximo do Sol.

Leia também:

Características de Vênus

Vênus tem 12.104 km de diâmetro, ou seja, seu raio equivale a 6.052 km.

A sua superfície é coberta de lava e composta principalmente de dióxido de carbono e ácido sulfúrico, os quais formam nuvens densas responsáveis pelo fenômeno de efeito estufa. É isso que faz a temperatura aumentar a níveis suficientes para derreter o chumbo.

Pelo menos 97% de composição atmosférica é feita por dióxido de carbono. Há também 3% de nitrogênio e traços de dióxido de enxofre, vapor d'água, monóxido de carbono, argônio, hélio, neônio, cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio.

Embora esteja mais distante do Sol que Mercúrio, a temperatura de Vênus é maior. Lá, ela chega a 482 ºC na superfície devido ao efeito estufa dos componentes do planeta.

Características de VênusPrincipais características do planeta Vênus

Existem 4 planetas terrestres. Vênus é um deles. Seu brilho peculiar é causado pela pesada atmosfera, que irradia o calor da luz do Sol na superfície. A pressão atmosférica ao nível do mar é 92 vezes maior que a da Terra.

Vênus não tem satélites e o seu núcleo é composto por ferro com raio de cerca de 3 mil quilômetros, além de um manto com rocha derretida.

A topografia é formada por grandes planícies cobertas por lava e montanhas e regiões montanhosas deformadas pela atividade geológica.

O mais alto pico de Vênus é o Maxwell Montes. Também é de comum observação pelos cientistas o complexo montanhoso Aphrodite Terra, que se estendem por quase metade de todo o equador venusiano.

A velocidade orbital de Vênus é de 35 quilômetros por hora e a excentricidade orbital é circular, sendo considerada a menos excêntrica do Sistema Solar.

Saiba tudo sobre os planetas do sistema solar: