Dia Mundial do Meio Ambiente

Luciana Fiuza
Luciana Fiuza
Professora de Biologia

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Esse dia foi proposto com finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental.

A data foi escolhida por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutia a questão do impacto humano sobre o meio ambiente. Essa reunião foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022: "Uma só Terra"

O tema do dia mundial do meio ambiente do ano de 2022 é "Uma só Terra". Esse tema foi escolhido para nos lembrar que este é um planeta só. No sentido de ser especial e único, claro. Mas também no sentido de que todos somos responsáveis.

Ações de um lado do mundo podem ser sentidas por todo o globo, agora e no futuro. Além disso, os problemas ambientais que temos hoje são heranças do passado, sem fronteiras e nem limite de tempo, um só planeta.

Isso justifica a urgência de atitudes sustentáveis de todos nós, pessoas, empresas, países. Pensando que essa é a nossa chance de preservar o equilíbrio que nos mantém vivos e com qualidade de vida. Como divulgado no site da ONU: "a campanha convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta".

O encontro do ano 2022, realizado em Estocolmo na Suécia, comemora os 50 anos do PNUMA. Além de propor melhores e maiores ações necessárias, é uma oportunidade para rever se as ações foram efetuadas ou não conforme os princípios no PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A ONU também destaca a relevância desse encontro para as discussões de medidas para uma recuperação global sustentável após a Pandemia Global do Covid-19.

Dia mundial do meio ambiente

Por que existe o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O dia 5 de junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ela foi em Estocolmo na capital da Suécia, em 1972, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.

Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países.

Nela foram discutidas questões importantes do meio ambiente, tais como a chuva ácida, a poluição do ar e a preservação dos recursos naturais. Foram também discutidas e aprofundadas planos para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais antrópicos (causados pelo Homem).

Foi no contexto histórico e político dos anos 1970 que começou a crescer o interesse global pelas questões ambientais. Com os debates dessa época, o conceito de Desenvolvimento Sustentável emergiu com grande força. Onde as pessoas questionavam as guerras, exploração da natureza e de outros povos humanos e o papel das grandes nações no futuro que esperávamos para nosso planeta.

O dia Mundial do Meio Ambiente é um dia importante para relembrar ao mundo a importância da sustentabilidade e estimular mudanças de atitudes das pessoas. Não apenas mudanças e reflexões individuais e diárias, mas também de cobranças de políticas públicas, hábitos de consumo mais sustentáveis e favorecimento de empresas que prezem esses valores.

Assim, a ideia é que tanto as iniciativas individuais quanto as coletivas, em defesa do meio ambiente, se organizem para causar impactos positivos no planeta a médio e longo prazo. Ao menos minimizando os impactos já causados pela ação humana desrespeitosa com o equilíbrio natural do planeta.

PNUMA

PNUMA é a sigla em português que trata do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Esse programa, que foi definido na Conferência de Estocolmo de 1972, consiste em uma série de medidas que visam equilibrar a ação humana com a capacidade de suporte do nosso planeta Terra.

A ideia é que consigamos manter as condições para a sobrevivência da vida na Terra e nossa sobrevivência como espécie pelo máximo de tempo possível. Nesse sentido, um aspecto chave é a sustentabilidade do desenvolvimento econômico de todos os países no mundo.

Esses princípios discutiam diferentes aspectos ambientais como:

  • Mudanças climáticas;
  • Qualidade da água, redução da poluição da água;
  • Aumento da previsibilidade e redução dos danos causados pelos desastres naturais;
  • Soluções para a modificação da paisagem, em especial nos ambientes urbanos e agrícolas;
  • Elaboração das bases para o desenvolvimento sustentável das nações;
  • Limitação de pesticidas na agricultura, que contaminam florestas e promovem extinção de espécies;
  • Redução da contaminação natural por metais pesados.

Como podemos participar do dia mundial do meio ambiente?

Qualquer atitude pode servir como celebração e perpetuação do movimento, por exemplo:

  • plantar árvores;
  • fazer um mutirão de limpeza de florestas ou de praias;
  • promover campanhas de reciclagem;
  • reutilizar objetos criando novos através de artesanato;
  • reciclagem de materiais;
  • promover e aperfeiçoar a coleta seletiva da sua região;
  • reunir pessoas para debater repensar suas atitudes;
  • produzir materiais de divulgação como vídeos, fotos e textos sobre as causas ambientais;
  • organizar uma composteira na sua casa ou prédio para tratar o lixo orgânico;
  • campanhas vacinação e castração de animais como cães e gatos abandonados na rua.

Por conta do dia mundial do meio ambiente, existem escolas e instituições que promovem a Semana do Meio Ambiente. Nela realizam oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, experiências de ciências, debates e apresentações.

Diversas disciplinas podem participar desses esforços, afinal, o Meio Ambiente é um tema transversal que pode e deve ser incluído em todas as disciplinas e níveis de escolaridade.

Além das escolas, as associações de moradores ou coletivos de pessoas podem aproveitar o dia para refletir sobre como melhorar a qualidade de vida no bairro. O que pode acontecer a partir de campanhas de conscientização para evitar doenças como a dengue, cuidar adequadamente do lixo, entre tantas outras.

Várias outras maneiras e campanhas podem ser pensadas de modo a relembrar e valorar esse dia. Dessa maneira, poderemos pensar e agir em projetos que perdurem o ano inteiro e ajudem o planeta de modo contínuo. Essa pode ser nossa forma, em casa ou na escola, de participar dos esforços da ONU para o equilíbrio do Meio Ambiente.

Para saber mais, leia também:

Referências Bibliográficas

ONU. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Disponível em: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br acessado em maio de 2022
UNEP. Suécia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, com tema “Uma Só Terra”. 2021. Disponível em:https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/suecia-sediara-o-dia-mundial-do-meio-ambiente-2022 acessado em maio de 2022

Luciana Fiuza
Luciana Fiuza
Professora de Ciências e Biologia. Bacharel e licenciada pela UERJ (2010) em Ciências Biológicas; mestre (2013) e doutora (2017) pelo CEFET-RJ no Programa de pós Graduação em Ciência Tecnologia e Educação; pós graduada em Psicopedagogia pela AVM (2020).