Estados do Centro-Oeste


Os Estados da região Centro-Oeste do Brasil e suas respetivas capitais são: Distrito Federal - Brasília, Goiás - Goiânia, Mato Grosso - Cuiabá e Mato Grosso do Sul - Campo Grande.

Dentre esses estados, fazem parte do Pantanal Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Estados do Centro-Oeste

Distrito Federal (DF)

Estados do Centro-Oeste

O Distrito Federal não é nem estado nem município. Considerado o menor território autônomo do país, tem Brasília como capital e sede de governo. Antes da criação de Brasília, na década de 60, a Capital Federal do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro.

População

A população é aproximadamente de 2 milhões de habitantes. Brasília é a quarta cidade brasileira mais populosa.

Fronteira

O Distrito Federal faz fronteira com os estados de Goiás e Minas Gerais.

Leia mais: Distrito Federal.

Vegetação e Clima

A sua vegetação é constituída pelo cerrado. O clima é tropical, com médias anuais de 20 graus célsius, apresentando o verão quente e chuvoso e o inverno frio e seco.

Hidrografia

Os principais rios são: Paranoá, Descoberto, São Bartolomeu e Preto.

Goiás (GO)

Estados do Centro-Oeste

Goiás é o estado mais populoso da região centro-oeste e o mais central dos estados brasileiros. O estado de Goiás está entre os maiores produtores de soja e milho do país, e entre os maiores produtores de medicamentos genéricos do pais. A economia desse estado se baseia na indústria, no comércio, na pecuária e na agricultura.

População

A população é de quase 5 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia e Águas Lindas.

Fronteira

De acordo com sua localização, Goiás faz parte do planalto Central, fazendo fronteira com os estados de Tocantins ao norte, Mato Grosso de Sul e Minas Gerais ao sul; Bahia e Minas Gerais a leste; Mato Grosso a oeste.

Vegetação e Clima

Constituído de terras planas, a vegetação de Goiás é constituída de cerrado. Seu clima é tropical.

Hidrografia

Os principais rios são: Aporé, Paranaíba, Araguaia, Corumbá, São Marcos, Maranhão, Paranã, Verde, Vermelho, das Almas e Claro.

Mato Grosso (MT)

Estados do Centro-Oeste

O estado do Mato Grosso, em dimensão, é o terceiro maior estado do país. Grande parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal. Considerado um dos principais produtores e exportadores de soja do país, a economia desse estado é baseada na agricultura, na pecuária, na indústria e na mineração.

População

A população é aproximadamente de 2,5 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Fronteira

O estado faz fronteira com o Amazonas e o Pará a norte, Mato Grosso do Sul ao sul, Tocantins e Goiás a leste, Rondônia e Bolívia a oeste.

Vegetação e Clima

Com uma vegetação muito diversificada, o estado de Goiás é constituído por cerrado na área leste, pantanal na área oeste e floresta amazônica a noroeste. O clima é tropical úmido.

Hidrografia

Seus principais rios são: rio Araguaia, Cuiabá, das Mortes, Juruena e Paraguai.

Mato Grosso do Sul (MS)

Estados do Centro-Oeste

No tocante à economia, o estado do Mato Grosso do Sul é baseada na agricultura, pecuária, mineração e indústria.

População

A população é aproximadamente de 2 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Fronteira

O estado faz fronteira com Mato Grosso a norte, Paraná ao sul, Goiás a nordeste, Minas Gerais a leste, São Paulo a sudeste, Bolívia a oeste, e o Paraguai ao sul e a oeste.

Vegetação e Clima

A vegetação do Mato Grosso do Sul é constituída pelo cerrado na região leste, o Pantanal na área oeste e a floresta tropical na região sul. O clima é tropical ou tropical de altitude, caracterizados por chuvas no verão e inverno seco.

Hidrografia

Seus principais rios: Anhanduí, Apa, Aporé, Correntes e Aquidauana.

Quer saber mais sobre a região Centro- Oeste? Então, leia também: