Estados do Nordeste


São nove os Estados do Nordeste do Brasil e estes compreendem uma área total de 1.554.295.607 km2 do território brasileiro.

A Região Nordeste é a terceira maior do País e comporta a mais extensa costa litorânea.

Estados do Nordeste

Estados e Capitais do Nordeste

Leia também: Região Nordeste.

Maranhão

O Maranhão, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 331.937.450 km², faz fronteira com os estados do Pará, Tocantins e Piauí.

Sua capital, São Luís, está localizada na ilha de Upaon-Açu, entre as baias de São Marcos e de São José do Ribamar, banhada pelo Oceano Atlântico.

O clima é o tropical úmido, com temperaturas que variam entre 21 e 34 graus. Essas são distribuídas entre a estação chuvosa que vai de janeiro a julho, e a estação seca que se estende entre os meses de agosto a dezembro.

Apresenta duas regiões distintas em seu relevo, a planície litorânea e o planalto tabular. O litoral se estende por 640 km de praias, entre elas, a Ponta d'Areia, São Marcos e Calhau.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, situado no litoral norte do estado, distante 260 km da capital. É uma unidade de conservação brasileira, um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.

O Polo Parque dos Lençóis abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro.

Piauí

O Piauí, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 251.577.738 km², faz fronteira com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins.

Sua capital, Teresina é a única capital do nordeste não localizada no litoral. O clima é o tropical, com verão úmido e inverno seco, e o tropical semiárido, com chuvas irregulares ao longo do ano, com temperaturas que variam entre 25 e 40 graus.

O relevo apresenta uma planície litorânea e as serras da Ibiapaba, Araripe, Tabatinga e Mangabeiras. Isso, ao longo das fronteiras com os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

O vale do Gurgueia, guarda a maior reserva de água subterrânea do Nordeste, é a terceira reserva do país.

O Parque Nacional da Capivara, que compreende quatro municípios, é a maior área de concentração de sítios pré-históricos do continente sul americano. É Patrimônio Cultural da Humanidade.

Ceará

O Ceará, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 148.920.472 km², faz fronteira com os estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e o Oceano Atlântico.

Sua capital é a cidade de Fortaleza, possui 34 km de praias. O clima é o tropical úmido e o tropical semiárido, com temperaturas que variam entre 20 graus na região das serras e 30 graus nas estações mais quentes.

O sul do estado está incluído no Polígono das secas. O relevo é caracterizado pela planície litorânea e por serras e chapadas.

A vegetação predominante é a caatinga e a litorânea, formada por manguezais, a vegetação de praias arenosas e dunas e as restingas.

O litoral do Ceará se estende por 573 km, com grandes falésias e dunas que chegam a 30 metros de altitude. Além disso, apresenta praias de águas tépidas, entre elas: Aracatí, Canoa Quebrada e Jericoacoara.

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 52.811.047 km², faz fronteira com o Ceará, Paraíba e o Oceano Atlântico.

Sua capital, a cidade de Natal é um centro turístico com lindas praias, entre elas, a praia de Ponta Negra com o Morro do Careca, uma duna com 107 metros, margeada por vegetação de praia. Seu litoral é responsável pela produção de 95% do sal produzido no país.

O clima é o tropical úmido e o tropical semiárido, com temperaturas que variam entre 24 e 30 graus.

O relevo é caracterizado pela planície litorânea e o Planalto da Borborema. A vegetação predominante é a catinga, com resquício da Mata Atlântica.

A Barreira do Inferno, uma base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes, está localizada no Município de Parnamirim, a 12 km da cidade de Natal.

Paraíba

A Paraíba, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 56.469.778 km², faz fronteira com o Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Oceano Atlântico.

Sua capital, a cidade de João Pessoa, foi considerada, em 1992, a segunda capital mais verde do mundo.

O clima predominante é o tropical úmido e o tropical semiárido, com temperaturas que variam entre 24 e 30 graus.

O relevo é caracterizado pela planície litorânea e o Planalto da Borborema. A vegetação predominante é a caatinga, com áreas de Mata Atlântica preservadas.

A praia de Ponta do Seixas, situada a leste de João Pessoa, é o ponto mais oriental das Américas. Denominada "A Porta do Sol"

Pernambuco

Pernambuco, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 98.148.323 km², faz fronteira com o Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia, Piauí e o Oceano Atlântico.

Sua capital Recife, cercada de rios e pontes, é denominada a "Veneza Brasileira".

O clima predominante é o tropical úmido e o tropical semiárido, com temperaturas médias entre 18 e 27 no inverno e 30 e 35 no verão.

Grande parte do estado está incluída no Polígono das Secas. O relevo é caracterizado pela planície litorânea, por serras, pelo Planalto da Borborema e pela depressão sertaneja. Predomina na região a vegetação litorânea, resquícios da mata atlântica, a caatinga e o cerrado.

Fernando de Noronha é um arquipélago com 21 ilhas e ilhotas, que forma o Parque Nacional Marinho.

Centro Turístico, com diversificada vida marinha, é local de mergulho recreativo. A praia de Porto de Galinha, no litoral sul do estado, foi eleita por dez vezes a melhor praia do país.

Alagoas

Alagoas, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 27.778.506 km², faz fronteira co Pernambuco, Sergipe, Bahia e o Oceano Atlântico.

Sua capital Maceió, destaca-se por suas praias de águas quentes e os arrecifes que formam piscinas naturais. O clima é o tropical úmido e o tropical semiárido.

O estado tem 44,3% do seu território dentro do Polígono das Secas. O relevo é caracterizado pela planície litorânea, a depressão no centro e o Planalto da Borborema no centro norte do estado.

Predomina uma vegetação litorânea, área de mata atlântica, remanescentes da floresta tropical, e a caatinga. O passeio de barco entre os cânions de rio São Francisco representa boa parte do turismo do estado.

A Foz do Rio São Francisco, na cidade de Piaçabuçu, distante 135 km de Maceió, forma imensas dunas e lagoas.

A praia do Peba, área de proteção ambiental, abriga um rico ecossistema em mangues, coqueiros, dunas, tartarugas, aves migratórias e mata atlântica.

Sergipe

Sergipe, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 21.915.116 km², faz fronteira com Alagoas, Bahia e o Oceano Atlântico.

Sua capital Aracaju, tem como principal atração a praia de Atalaia. Ela está situada a 9 km do centro da cidade, com sua ampla faixa de areia e águas mornas e com diversas opções de lazer.

O clima é o tropical úmido e o semiárido, com temperaturas que variam entre 21 e 30 graus. O relevo é caracterizado pela planície litorânea, áreas de várzeas, planaltos e depressões. A vegetação predominante é a litorânea, mata atlântica e a caatinga.

O Cânion de Xingó, um dos maiores do mundo, no município de Canindé do São Francisco, 213 km de Aracaju, é atração turística. Inclui passeios a bordo de escunas que cortam as águas do rio São Francisco.

Bahia

Bahia, estado do Nordeste do Brasil, com uma área de 564.733.177 km², faz fronteira com o Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Sua capital Salvador, a primeira capital do Brasil, apresenta mais de 800 casarões no Centro Histórico do Pelourinho.

O clima é o tropical úmido, o tropical semiárido e o tropical (verão úmido e inverno seco), com média de temperatura de 30 graus. A vegetação é litorânea, a caatinga, o cerrado e a Mata Atlântica.

O litoral da Bahia, com 1.181 km de extensão, é o maior do Brasil, com extensos coqueirais e belas praias, entre elas, Mangue Seco, Porto de Sauípe, Praia do Forte, Itaparica e Comandatuba.

Leia ainda: Estados do Brasil.