Cultura do Nordeste


A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.

É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo.

A cultura do Nordeste brasileiro (que compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais. Esses hábitos foram transmitidos de geração em geração.

Manifestações Culturais

As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.

Festas Juninas

Cultura do Nordestequadrilha

As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho.

São festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício. As festas juninas fazem homenagem aos seguintes santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

As comidas de milho e de coco são típicas da época. Entre elas a canjica, a pamonha, o bolo de milho e o pé de moleque preparado com massa de mandioca, o milho assado, o milho cozido, o quentão etc.

A cidade de Caruaru, estado de Pernambuco, é considerada a capital do forró. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é reconhecida por realizar o maior São João do mundo.

Saiba também sobre as Brincadeiras Juninas e Comidas da Festa Junina.

Reisado

O Reisado é uma festa católica que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Essa festa faz parte da cultura do nordeste, sendo festejada em alguns estados, entre eles Alagoas e Piauí.

O Reisado ou Folia dos Reis reúne um grupo de foliões trajados com roupas típicas enfeitadas de fitas e espelhos. Eles visitam as casas das pessoas hospitaleiras, dançando e cantando as músicas típicas da festa.

Poesia Popular

Cultura do Nordesteliteratura de cordel

A poesia popular é representada pela literatura de cordel, recitada ou publicada em folhetos. Esse tipo de poesia relata os costumes e as crenças do povo, no qual os personagens podem ser reais ou fictícios. Os repentistas são os cantadores que divulgam a poesia popular da cultura do Nordeste.

Artesanato

O artesanato da Região Nordeste é bastante diversificado. A região produz trabalhos decorativos e utilitários confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas, dentre outros materiais.

A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do Nordeste.

Capoeira

A capoeira, originária da África, trazida pelos escravos, é uma luta ritmada, com acrobacias, tocada ao som do berimbau, pandeiro e palmas. É muito difundida na Bahia, estado com grande número de descendentes africanos.

Frevo

Cultura do Nordestefrevo

O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Essa dança se caracteriza pelo ritmo acelerado, onde os passistas realizam passos acrobáticos, levando numa das mãos a típica sombrinha colorida do frevo.

Culinária

A culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena.

O consumo de raízes, o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, as comidas de milho e coco, o cuscuz, a pamonha e a canjica são heranças que foram adaptadas em cada estado.

São exemplos de raízes: macaxeira, inhame, batata doce. Quanto às comidas bem temperadas podemos citar: acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe, sururu

Religiões Afro-Brasileiras

Entre os cultos africanos trazidos pelos escravos, e enraizados na cultura do Nordeste, destacam-se o candomblé e a umbanda. Seus rituais, hierarquias e cerimônias reverenciam suas divindades.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos: