Clima da Região Nordeste


O Clima da Região Nordeste possui características determinantes na formação das diferentes paisagens da região.

A Região Nordeste, formada pelos estados do Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA), possui extensão territorial de 1.554.291.607 km2.

Tipos de Clima

Na região nordeste, predominam quatro tipos de clima:

  • Tropical Úmido ou Tropical Litorâneo
  • Tropical Semiárido
  • Tropical
  • Equatorial úmido

Clima Tropical Úmido

O clima tropical úmido ou tropical litorâneo, apresenta um verão quente e úmido, com temperaturas elevadas o ano todo, que variam entre 25 e 31 graus.

Possui uma estação com chuvas irregulares, com maior ocorrência entre os meses de abril a julho, com índice pluviométrico médio anual entre 2.000 e 3.000 milímetros.

Esse clima é predominante em toda a Zona da Mata. Ela compreende uma faixa de terras na qual acompanha o litoral e se estende desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.

É nessa região que se situam as capitais dos estados do Nordeste, com exceção de Teresina, Fortaleza e São Luís.

O clima tropical úmido é também predominante na Zona do Agreste, em parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Os planaltos elevados e as serras do Agreste, formam barreiras para a penetração de massas de ar úmidas provenientes do Oceano Atlântico.

A porção leste do Agreste, próximo da zona da Mata, chove mais que na porção oeste, próxima do sertão.

Nas regiões das serras e do Planalto da Borborema, as temperaturas, durante o período de chuvas, chegam a cair, oscilando entre 14 e 24 graus. Merecem destaques as cidades de Gravatá (PE), Garanhuns (PE), Triunfo (PE), Campina Grande (PB) e Lagoa Seca (PB).

Clima Tropical Semiárido

O clima tropical semiárido apresenta baixa umidade, com temperaturas médias em torno de 27 e 31 graus, podendo chegar a 41 graus nos longos períodos secos.

As chuvas são raras, com índice pluviométrico inferior a 700 milímetros anuais, podendo ocorrer entre os meses de abril a maio.

A menor média anual de chuvas no Brasil é registrada em Cabaceiras, no sertão da Paraíba, com apenas 278,1 milímetros.

O clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro. Encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

O grande problema do sertão é a irregularidade das chuvas. Quando não chove nos meses esperados, surgem os períodos de seca, com elevadas temperaturas e que podem se prolongar por vários anos.

O Polígono das Secas é uma região reconhecida pela legislação dentro do semiárido do Nordeste. Ela apresenta diversos índices de aridez, com áreas extremamente secas, típicas de semi deserto.

A área atingida pelas secas vem aumentando, devido aos fenômenos climáticos e o desmatamento da região. É o caso do Estado do Maranhão, que até 30 anos atrás não conhecia a seca.

Clima Tropical

O clima tropical apresenta duas estações bem definidas. O verão quente e chuvoso com temperaturas elevadas, e inverno seco, com estiagem prolongada e temperaturas amenas, entre 18 e 26 graus.

O índice pluviométrico varia entre 1.000 e 1.750 milímetros. É predominante em grande parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e da Bahia.

Clima Equatorial Úmido

O clima equatorial úmido apresenta médias de temperatura elevadas, entre 25 e 27 graus, com índice pluviométrico médio anual de 2.000 a 3.000 milímetros, com grande quantidade de chuva a maior parte do ano.

Predomina numa faixa estreita no estado do Maranhão, na fronteira com o estado do Pará, na Região Norte.

Saiba mais sobre o Nordeste:

Para saber mais sobre clima, leia também Climas do Brasil.