Planalto da Borborema


O Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema, é uma região serrana que está localizada no nordeste do Brasil.

Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.

Sendo assim, ele colabora com a ocorrência do clima árido nordestino, interferindo diretamente no clima e no relevo que se forma na região.

Principais Características

Mapa e Localização

Planalto da Borborema

Localização do Planalto da Borborema no Nordeste

Localizado na região nordestina, o planalto da Borborema abrange quatro Estados do país: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ele apresenta uma extensão aproximada de 400 Km de norte a sul.

Altitude

A altitude média do planalto da Borborema é de 500 metros, no entanto, há picos que chegam até 1260 metros, como é o caso do Pico do Papagaio, em Pernambuco.

Pico do Papagaio

Pico do Papagaio em Pernambuco

Além dele, destacam-se o Pico da Boa Vista, também no Estado de Pernambuco, com altitude de 1240 metros. Já no Estado da Paraíba, merece destaque o Pico do Jabre com quase 1200 metros.

Clima

O clima da região é o tropical semiárido, com temperaturas elevadas e índice pluviométrico baixo.

Possui uma amplitude térmica alta, pois de dia a temperatura média é de 30 graus e durante a noite, pode atingir 10 graus nos locais com maior altitude.

Note que nessa região há locais com microclima, ou seja, onde a temperatura é mais alta ou ainda, as precipitações são maiores.

Relevo

Planalto da Borborema

Ilustração do relevo na região nordestina

O relevo da região da serra da Borborema é marcado por montanhas e alguns vales. O solo é pouco profundo e, portanto, há locais em que a fertilidade é baixa. Entretanto, no geral, a fertilidade é média.

Vegetação

Visto sua localização, entre a mata atlântica e a caatinga, a vegetação do local é bem variada. Com árvores de médio e pequeno porte e ainda, presença de vegetação rasteira.

Leia mais sobre a região: