Seca no Nordeste


A Seca do Nordeste é característica de uma região conhecida como o “Polígono das Secas”. Ficou assim reconhecida através da Lei 175/36 pelo fato de nela haver crises recorrentes de seca que resultam em calamidades.

Na altura em que a lei foi aprovada, o Maranhão era o único estado do Nordeste que não fazia parte dele.

Mas como a seca já atingiu esse estado, ele já é considerado nesse grupo que abrange ainda, parte do estado de Minas Gerais, único que não pertence ao Nordeste, mas à região sudeste do Brasil.

Causas

A região do sertão nordestino e do agreste, ambos de clima semiárido e vegetação denominada caatinga, apresenta temperaturas elevadas com baixa precipitação pluviométrica durante o ano. O período chuvoso, quando ocorre, dura em média dois meses no ano.

Seca no Nordeste

Outro fator é o desmatamento da Zona da Mata, pois também contribui para o aumento da temperatura no sertão nordestino.

Aprofunde sua pesquisa! Leia Clima da Região Nordeste e Clima da Caatinga.

Consequências

Não obstante, essa região do país vem sofrendo inúmeras dificuldades e prejuízos oriundos da seca, dentre as quais destacamos:

  • Perda de plantações e de animais;
  • Pobreza;
  • Fome;
  • Miséria;
  • Mortes.

Seca no Nordeste

Combate à Seca

Para atenuar a situação das pessoas que vivem nessa região, muitos programas e projetos do governo focam na realidade local.

Eles propõem ações ante a escassez de água e aumento da pobreza, por exemplo: bolsa família, bolsa estiagem, garantia safra e carro-pipa.

Abaixo, algumas ações que podem mitigar o problema:

  • Cisterna doméstica;
  • Cisterna calçadão;
  • Barreiro trincheira;
  • Barragem subterrânea;
  • Manejo florestal da caatinga;
  • Energia solar.

Transposição do Rio São Francisco

Esse é um projeto do governo federal que visa melhorar a situação dos que vivem na região atingida pela seca.

Concebido em 1985 e com conclusão prevista para 2016, o intuito do projeto é construir dois canais (eixo norte e eixo leste) que levem a água do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco.

Ele nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e passa por cinco estados brasileiros do nordeste para as regiões semiáridas do nordeste.

Indústria da Seca

A indústria da seca é o resultado do aproveitamento por pessoas influentes. Elas conseguem, a partir dessa situação trágica, extrair benefícios usando da manipulação, desvio de verbas e superfaturamento.

Saiba mais sobre esse tema em Indústria da Seca.

Seca no Nordeste e no Sudeste

No nordeste a seca é, infelizmente, uma realidade há décadas, tendo 2013 registrado a pior seca em 50 anos.

O sudeste do Brasil passou também a contar com esse problema social no início de 2014, onde a crise hídrica atinge especialmente a cidade de São Paulo.