Sertão


O sertão é a maior sub-região nordestina que está localizada entre o meio-norte e o agreste.

É um local que sofre com a grande estiagem, fator característico do baixo índice pluviométrico.

Mapa e Localização

regiões nodestinas

Mapa das sub-regiões nordestinas: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata

O sertão nordestino é uma grande região que abrange todo o Ceará e partes dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Clima

O clima predominante do sertão é o clima semiárido com temperaturas elevadas o ano todo e chuvas irregulares.

Está dividido em duas estações, com inverno chuvoso (dezembro a junho) e verão quente (julho a novembro).

Por conta da sua localização, a região sofre com longos períodos de seca. Sendo assim, há invernos que não chove e que pode durar mais de dois anos.

Isso porque o Planalto da Borborema, situado entre o agreste e na zona da mata, impede que a umidade do oceano atinja a região.

Sendo assim, o índice pluviométrico é muito baixo o que leva a diversos problemas sociais e econômicos.

Relevo, Vegetação e Fauna

O relevo da região do sertão é variado com planaltos, chapadas e serras. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos.

Caatinga

Cactos, plantas típica da caatinga

Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.Grande parte das plantas perdem suas folhas, com o intuito de sobreviver com a falta de água.

Da mesma forma, os animais foram se adaptando às condições. Na fauna do sertão predominam os répteis e diversos insetos.

Rios e Solos

Um dos mais importantes rios do sertão nordestino é o Rio São Francisco, de caráter perene. Possui grande importância para a população visto que abastece a região.

Rio São Francisco

Rio São Francisco, o mais importante no sertão nordestino

Outros rios são intermitentes, ou seja, temporários, os quais desaparecem em alguns períodos do ano. São exemplos os rios Aracaju, Jaguaribe, Apodi e Açu.

O solo da região é pouco profundo, pedregoso e em grande parte, pouco fértil. No entanto, alguns locais, como os brejos, a umidade é mais elevada e, portanto, o solo é mais fértil.

Economia

Embora grande parte da região seja muito árida, há presença de locais mais úmidos, como os brejos. Ali, são desenvolvidas atividades de agricultura com destaque para as plantações de cana, milho, mandioca e feijão.

Além disso, locais mais próximos do rio são Francisco são encontradas plantações de frutas. A pecuária extensiva com a criação de gado também é uma atividade econômica desenvolvida em locais mais úmidos.

Alguns centros urbanos estão presentes na região como é o caso de Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN), Petrolina (PE), Patos (PB), Vitória da Conquista (BA) e Juazeiro (BA). Assim, a economia do local também está marcada pelas indústrias, comércios e serviços em geral.

Fortaleza, Ceará

Fortaleza (CE), única capital localizada no sertão nordestino

Porém, vale ressaltar que a região apresenta um dos maiores índices de desigualdades sociais e econômicas do Brasil.

Problemas como a fome, má distribuição de renda, miséria e êxodo rural são recorrentes, sobretudo, nas cidades do interior do sertão.

Leia mais sobre a região: