Planalto Central


O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

Planalto Central
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

A capital do Brasil, Brasília, está localizada no planalto central. Por esse motivo, muitas vezes a região em que está o Distrito Federal é chamada de planalto central. O local começou a ter um grande desenvolvimento por conta da construção de Brasília, na década de 60.

Principais Características

Localização

Planalto Central

O planalto central é uma região que está localizada na porção central do país e abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais.

Relevo

As chapadas, sem dúvida, são as principais formas de relevo da região, das quais se destacam: Chapada dos Parecis, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Espigão Mestre.

Por ser um planalto, o relevo dessa região é plano e alto, com altitudes que variam de 300 a 1650 metros, sendo que o ponto mais alto é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, que apresenta altitude máxima de 1650 metros.

Vegetação

O cerrado é a principal cobertura vegetal do planalto central brasileiro. Além dele, a região abriga parte da mata atlântica e dos Campos de altitude.

Muito diversificado, conta com a presença de árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas, além de gramíneas e arbustos.

Fauna e Flora

Com mais de 3 mil espécies de vegetais, a flora do planalto central é bem diversificada das quais se destacam: ipê, aroeira, pau serra, pequi, copaíba, orquídeas, dentre outras.

Além da flora, a fauna é muito rica com mais de 1500 espécies de animais desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos.

Clima

O clima predominante da região é o tropical que apresenta temperaturas elevadas com períodos chuvosos e de seca.

A região possui grande potencial hidrelétrico com dois rios importantes que nascem em seu domínio: o Tocantins e o Araguaia. Além de abranger a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, abriga também a Bacia Amazônica e a Bacia do São Francisco.

Saiba mais sobre o conceito de: Planície e Planalto.