Estado de Minas Gerais


O Estado de Minas Gerais fica na região Sudeste do Brasil. A capital é Belo Horizonte e a sigla MG.

  • Área: 586.519,727
  • Limites: Minas Gerais limita-se ao norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo, ao sul e sudoeste com São Paulo, ao sudeste com o Rio de Janeiro, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás e Distrito Federal.
  • Número de municípios: 853
  • População: 19,5 milhões é a estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: quem nasce em Minas Gerais é mineiro
  • Principais cidades: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claro, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia e Sete Lagoas

Estado de Minas GeraisBandeira do Estado de Minas Gerais

História

Minas Gerais foi ocupada por exploradores bandeirantes paulistas que se dirigiram ao interior do Brasil. As expedições ocorreram no século XVI, quando os grupos estavam em busca de metais e pedras preciosas.

Como resultado das expedições, começaram a aparecer os primeiros povoados ente os séculos XVII e XVIII. As concentrações ocorriam nas regiões de montanha onde ocorreram as descobertas de minérios.

A corrida pelo ouro tirou o sono dos colonizadores. Em 1693, um grande volume de ouro foi encontrado na região onde hoje está a capital Belo Horizonte. A busca pelo metal originou muitas batalhas, sendo a Guerra dos Emboabas a mais importante delas. O conflito, ocorrido em 1708, colocou paulistas, portugueses e mineradores em confronto.

Em 1709, foi criada a capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Minas separou-se de São Paulo em 1720. A sede era Vila Rica, atual Ouro Preto.

Inconfidência Mineira

Foi a riqueza que deu nome ao Estado de Minas Gerais. A abundância de metais preciosos elevou a região a importante polo econômico. Em 1750, a Coroa portuguesa aplicou normas rígidas de controle da retirada de metais e arrecadação de impostos.

As medidas geraram revolta e a mais importante delas foi o movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.

O movimento envolveu personalidades importantes de Ouro Preto e tinha como objetivo conspirar contra a Coroa portuguesa. Entre os conspiradores estava Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes.

Saiba mais sobre o assunto:

Economia

A mineração inibiu a diversificação da matriz econômica mineira. Somente no século XIX, o estado passou a explorar a economia do café, que passou ao posto de principal produto para a região.

O café induziu a industrialização. A partir de 1930, a indústria mineira tinha importante suporte na siderurgia. Também passaram a aparecer as indústrias de pequeno porte, concentradas, principalmente, nos ramos de laticínio e açúcar.

Leia também:

Cidades de Minas Gerais

Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Seu primeiro nome foi Capital de Minas. O planejamento de Belo Horizonte é inspirado em Washington e o projeto é de responsabilidade dos engenheiros Aarão Reis e Francisco Bicalho.

A construção foi iniciada em 1893 e a inauguração ocorreu em 12 de dezembro de 1897. Hoje, Belo Horizonte conta com 23 municípios integrando a região metropolitana, onde vivem 4,8 milhões de habitantes.

Ouro Preto

A cidade é um dos principais depósitos do patrimônio cultural brasileiro. Ouro Preto foi criada em 1711 para ser a capital de Minas Gerais. O posto era ocupado por Mariana.

Deixou de ser capital em 1897, quando a sede do governo foi transferida para Belo Horizonte. A manobra foi necessária porque o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional impedia a construção de novas unidades.

Em Ouro preto encontram-se as obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nascido em 1738 e considerado o mais importante escultor brasileiro.

Aspectos Geográficos

Relevo

O relevo mineiro é caracterizado por planaltos com escarpas. Entre os exemplos estão a serra da Mantiqueira e a serra do Espinhaço. O Pico da Bandeira é o ponto mais alto do estado, com 2,8 metros de altura.

Clima

O clima em Minas Gerais é de influência tropical de altitude. A temperatura média é de 20º C e há duas estações bem definidas, a de chuva e a seca.

Divisão Territorial

Minas Gerais é dividida em dez regiões que seguem características geográficas e de afinidade econômica. As regiões são: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste de Minas, Jequitinhonha ou Mucuri, Mata, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo Mineiro.

Cultura

A cultura mineira é uma das mais ricas e diversas do Brasil. São fortes as influências do colonizador português no artesanato, nas manifestações populares, na culinária e na arte.

Como ocorre com os demais estados brasileiros, também é marcante o misto com as culturas indígenas e africana.

Entre as mais importantes manifestações culturais de Minas estão o congado, a folia de reis, pastorinhas, boi de reis, festa do Divino, cavalhada, mulinha de ouro, dança de São Gonçalo, Caxambu, maneiro o pau e a quadrilha.

Culinária

A história da mineração refletiu diretamente na culinária mineira. Entre os pratos mais conhecidos estão o feijão tropeiro, angu, frango com quiabo, paçoca de carne seca, farofa, leitão à pururuca, torresmo e pernil assado.

Leia também sobre os outros estados da região Sudeste: