Estado de Minas Gerais

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O Estado de Minas Gerais (MG) localiza-se na região Sudeste do Brasil. Sua capital é Belo Horizonte.

Área da unidade territorial: 586.513,993 km2 (IBGE, 2020)

Limites: Minas Gerais limita-se ao norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo, ao sul e sudoeste com São Paulo, ao sudeste com o Rio de Janeiro, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás e Distrito Federal.

Número de municípios: 853

População estimada: 20,5 milhões (IBGE, 2020)

Gentílico: mineiro

Principais cidades: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claro, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia e Sete Lagoas.

Estado de Minas GeraisBandeira do Estado de Minas Gerais

História de Minas Gerais

Minas Gerais foi ocupada por bandeirantes paulistas que se dirigiram ao interior do Brasil. As expedições ocorreram no século XVI, quando os grupos estavam em busca de metais e pedras preciosas.

Como resultado das expedições, começaram a aparecer os primeiros povoados entre os séculos XVII e XVIII. As concentrações ocorriam nas regiões de montanha, onde foram descobertos minérios.

A corrida pelo ouro tirou o sono dos colonizadores. Em 1693, um grande volume de ouro foi encontrado na região onde hoje está a capital Belo Horizonte. A busca pelo metal originou muitas batalhas, sendo a Guerra dos Emboabas a mais importante delas. O conflito, ocorrido em 1708, colocou paulistas, portugueses e mineradores em confronto.

Em 1709, foi criada a capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Minas separou-se de São Paulo em 1720. A sede era Vila Rica, atual Ouro Preto.

O primeiro nome de Belo Horizonte foi Capital de Minas. O planejamento de Belo Horizonte é inspirado em Washington, nos Estados Unidos, e o projeto foi assinado pelos engenheiros Aarão Reis e Francisco Bicalho. A ideia era fazer uma nova cidade planejada e que rompesse com o passado colonial e português da recém proclamada república.

A construção foi iniciada em 1893 e a inauguração ocorreu em 12 de dezembro de 1897, quando Ouro Preto deixou de ser a capital de Minas Gerais.

Ouro Preto foi criada em 1711 para ser a capital de Minas Gerais, que à época era a cidade de Mariana.

Em Ouro Preto encontram-se as obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que nasceu em 1738 e é considerado o mais importante escultor brasileiro.

A cidade de Outro Preto é um dos principais depósitos do patrimônio cultural brasileiro.

Inconfidência Mineira

Foi a riqueza que deu nome ao estado de Minas Gerais. A abundância de metais preciosos elevou a região a importante polo econômico. Em 1750, a Coroa portuguesa aplicou normas rígidas de controle da retirada de metais e arrecadação de impostos.

As medidas geraram revolta e a mais importante delas foi o movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.

O movimento envolveu personalidades importantes da então Vila Rica, e tinha como objetivo derrubar o governo local e fazer a independência da província. Entre os conspiradores estava Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes.

Economia de Minas Gerais

A mineração inibiu a diversificação da matriz econômica mineira. Somente no século XIX, o estado passou a explorar as lavouras de café, que passou ao posto de principal produto para a região.

O café induziu à industrialização. A partir de 1930, a indústria mineira tinha importante suporte na siderurgia. Também passaram a aparecer as indústrias de pequeno porte, concentradas, principalmente, nos ramos de laticínio e açúcar.

Aspectos geográficos de Minas Gerais

Relevo: o relevo mineiro é caracterizado por planaltos com escarpas. Entre os exemplos estão a serra da Mantiqueira e a serra do Espinhaço. O Pico da Bandeira é o ponto mais alto do estado, com 2.892 metros de altura.

Clima: o clima em Minas Gerais é de influência tropical de altitude. A temperatura média é de 20 °C e há duas estações bem definidas, a de chuva e a seca.

Divisão territorial: Minas Gerais é dividida em doze regiões que seguem características de afinidade geográficas e econômicas.

As regiões são: Campos das Vertentes, Central Mineira, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Norte de Minas. Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

Cultura de Minas Gerais

A cultura mineira é uma das mais ricas e diversas do Brasil. São fortes as influências do colonizador português no artesanato, nas manifestações populares, na culinária e na arte.

Como ocorre com os demais estados brasileiros, também é marcante a mistura com as culturas indígenas e africanas.

Entre as mais importantes manifestações culturais de Minas estão o congado, a folia de reis, pastorinhas, boi de reis, festa do Divino, cavalhada, mulinha de ouro, dança de São Gonçalo, Caxambu, maneiro o pau e a quadrilha.

Culinária mineira

A história da mineração refletiu diretamente na culinária mineira. Entre os pratos mais conhecidos estão o feijão tropeiro, angu, frango com quiabo, paçoca de carne seca, farofa, leitão à pururuca, torresmo e pernil assado.

Veja também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.