Cultura do Sudeste

Daniela Diana

Na região sudeste do Brasil, formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, africana, europeia e asiática.

Festas, danças, gastronomia, entre outros aspetos, representam as manifestações culturais da população da região sudeste.

Festas

Cultura do SudesteDesfile das Escolas de Samba

Carnaval – A festa mais popular do Brasil é comemorada em todos os estados da região sudeste, onde há desfiles das escolas de samba.

Embora o desfile em São Paulo tenha ganhado maiores proporções nos últimos anos, o desfile no Rio de Janeiro continua sendo o mais conhecido, no Brasil e no mundo.

Festas Juninas – As festas dos santos populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), também conhecidas como festas caipiras, são festas populares brasileiras especialmente comemoradas nas regiões Nordeste e Sudeste.

Essas são comemoradas com a dança da quadrilha, com comidas e bebidas tradicionais da época (canjica, pipoca, bolo de fubá, arroz doce, vinho quente e quentão).

Além da fogueira, muitas brincadeiras juninas estão presentes nessas festas, que são decoradas com bandeirinhas e balões coloridos de papel. São elas: cadeia, correio-elegante, pescaria, entre outras.

Também são comemoradas: Festa do Bumba meu Boi, Festa do Caiapó, Festa da Cavalhadas, Festa da Congada, Festa do Divino, Festa de Iemanjá, Festa do Peão de Boiadeiro, Folia de Reis ou Reisado, Festa de Réveillon e Festa Ticumbi.

Dança e Música

As danças presentes na cultura da região Sudeste são:

Bate flechas – é uma dança de cunho religioso, em louvor a São Sebastião, tipicamente capixaba. Nesta, os dançarinos (homens e mulheres), usam duas flechas cada para marcar ritmo juntamente com a batida dos pés.

Mineiro-pau – é uma dança tipicamente mineira que conta com a participação de apenas homens, os quais usam bastões de madeira, que marcam o ritmo da coreografia.

Outras danças da região sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de S. Gonçalo, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.

No que respeita à música, a expressão musical mais conhecida da região Sudeste compreende: Bossa Nova, Choro, Funk, Lundu, Pagode e Samba.

Saiba mais sobre a História da Dança no Brasil.

Culinária

Cultura do SudesteFeijoada Brasileira Cultura do SudesteQueijo de Minas acompanhado com Goiabada

A feijoada, que é o prato mais conhecido do Brasil no mundo, é carioca. Enquanto isso, o queijo de Minas é bastante apreciado a nível nacional.

São Paulo é a segunda cidade no mundo que mais consome pizza e, por isso, tem ótimas pizzarias.

No Espírito Santo, por sua vez, o prato típico é a moqueca capixaba, prato que é acompanhado pelo pirão.

A gastronomia da região sudeste é bastante rica. Além dos pratos acima, ainda encontramos: Angu, Bolinho de bacalhau, Bolo de fubá, Cuscuz, Farofa, Feijão tropeiro, Mandioca ou aipim, Pão de queijo, Pirão, Virado à paulista e Tutu de feijão.

Mitos e Lendas

Uma série de mitos e lendas trazem riqueza ao folclore da região sudeste, tal como exemplos:

O Lobisomem, que é representado por um homem que se transforma em lobo em noite de lua cheia.

O Saci-pererê, que é representado por um menino negro bastante travesso, que tem somente uma perna e usa um gorro vermelho e um cachimbo.

Outros mitos e lendas: Boitatá, Cavalo invisível, Curupira, Iara, Mula sem Cabeça e Negrinho do Pastoreio.

Saiba tudo sobre as Lendas do Folclore.

Religião

Por influência especialmente portuguesa a maior parte da população da região sudeste é católica.

A religião está presente nas marcas culturais de grande relevo situadas nessa região do Brasil:

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, por exemplo, é a segunda maior basílica do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedo, no Vaticano.

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e, assim, no dia dedicado a ela (12 de outubro), milhares de devotos se dirigem ao templo católico.

Cultura do SudesteCristo Redentor

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno e está também em segundo lugar, a nível mundial, no que respeita à maior escultura de Cristo. O Cristo Redentor é cartaz turístico do Brasil no mundo.

A Igreja de São Francisco de Assis, em Minas Gerais, foi considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. O famoso escultor conhecido como Aleijadinho trabalhou quase três décadas na sua arquitetura.

O Convento da Penha, no Espírito Santo, é um dos santuários mais antigo do Brasil e é considerado patrimônio histórico e cultural. É a maior atração turística do estado.

Para saber mais: Economia da Região Sudeste.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.