Economia da Região Sudeste


A economia da Região Sudeste do Brasil é movida pelas produções industriais, agrícola, de comércio e serviços.

O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são:

  • Extrativismo mineral
  • Indústria de transformação
  • Serviços industriais e de utilidade pública
  • Construção civil
  • Serviços
  • Agropecuária

Resumo

Aspectos históricos e geográficos favoreceram o posicionamento da Região Sudeste na economia nacional. O Estado de São Paulo começou ser povoado já no início do processo colonial.

O mesmo ocorreu com o Rio de Janeiro, que também foi capital do País.

A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro foi fundamental para o processo de desenvolvimento da cidade e da região.

O processo de exploração econômica de Minas Gerais foi baseado na pecuária e extrativismo mineral. Esse fator foi decisivo para o atual posicionamento do estado no PIB nacional.

A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.

A maior produção nacional de leite bovino também fica na região e está concentrada em Minas Gerais.

No Estado de São Paulo está o principal parque industrial brasileiro. Estão presentes no estado montadoras de automóveis, veículos de carga, máquinas agrícolas e aviões.

O setor agrícola é dividido entre o campo e a indústria. São destaques nesse setor a pecuária bovina e a indústria frigorífica exportadora. Também é marcante a produção de laranja que abastece a indústria de suco.

O extrativismo mineral é realizado em Minas Gerais, onde estão localizados o quadrilátero ferrífero e as bacias de petróleo.

O principal campo de exploração de petróleo da região está localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Os estados do Sudeste também estão na área do pré-sal da região do Atlântico Sul.

Compreenda melhor este assunto. Consulte:

Região Sudeste

A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os quatro estados comportam 42,63% da população brasileira, com cerca de 64,6 milhões de habitantes (IBGE, 2010).

Devido à densidade demográfica (69,55 habitantes por km2), o Sudeste também é a região que mais emprega. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em levantamento publicado em 2014.

Trabalhadores formais por estado no Sudeste:

  • São Paulo – 41 milhões
  • Minas Gerais – 10,5 milhões
  • Rio de Janeiro – 7,4 milhões
  • Espírito Santo – 1,8 milhão

Setores que mais empregam no Sudeste:

  • Comércio e serviços
  • Construção e madeira
  • Agricultura
  • Transporte
  • Administração pública
  • Educação
  • Seguridade social e saúde
  • Metalurgia

Turismo da Região Sudeste

A economia do Sudeste é afetada diretamente pela exploração do turismo. Esse é um dos setores mais rentáveis e de maior oferta de postos de trabalho na região.

Cada estado oferece uma gama diferente de atrações ao turista. A cidade que mais atrai visitantes é o Rio de Janeiro que, além das belezas naturais, em especial as praias, oferece o Carnaval mais frequentado do País.

São Paulo é conhecida pela oferta de belezas naturais no litoral e pelos serviços hoteleiros altamente especializados. Minas Gerais tem potencial histórico reconhecido internacionalmente. Já o Espírito Santo é alvo de intensa procura pela beleza das praias.

Leia também: História e Origem do Carnaval.

Cultura da Região Sudeste

O evento que mais destaca a tradição cultural do Sudeste é o Carnaval Carioca. Além do desfile nas ruas, a festa ocorre no Sambódromo do Rio de Janeiro, na avenida Marquês de Sapucaí.

O samba é um importante elemento cultural e envolve toda a comunidade, falando do Brasil, e atraindo turistas de todo o mundo. A festa reflete, principalmente, a influência negra na região.

No Rio de Janeiro também acontece a Feira Literária de Parati. O evento integra o circuito mundial de feiras literárias e movimenta a literatura nacional.

No Estado de São Paulo, um dos mais importantes evento culturais é a Festa do Peão de Barretos. Todos os anos, milhares de pessoas são atraídas à cidade para as competições típicas de rodeio e shows sertanejos.

A cultura no Estado de Minas Gerais é manifestada pelas festas, pelos pratos típicos e, principalmente, pela arquitetura histórica. O circuito cultual é revelado nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes e Sabará.

Saiba tudo sobre a Região Sudeste.