Estados do Sudeste


Os Estados da região sudeste do Brasil e suas respectivas capitais são: São Paulo - São Paulo, Minas Gerais - Belo Horizonte, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Espírito Santo - Vitória.

Estados do Sudeste

São Paulo (SP)

Estados do Sudeste

São Paulo é o estado mais populoso e mais rico do Brasil, de modo que é considerado "motor econômico" do país. São Paulo possui o maior parque industrial e a maior produção econômica da América do Sul com atividades nas áreas da indústria, serviços, comércio e o cultivo de cana de açúcar, café e laranja.

População

A população é aproximadamente de 44 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco.

Fronteira

Situa-se no sul da região Sudeste, faz fronteira com Minas Gerais a norte e nordeste, Rio de Janeiro a nordeste, Paraná ao sul e Mato Grosso do Sul a oeste e Oceano Atlântico a leste.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado de São Paulo é representada pelo mangue na região litorânea, Mata Atlântica (região litorânea e Serra da Mantiqueira) e Florestas Tropicais no restante do estado. O clima do estado de São Paulo é dividido em subtropical no Planalto Paulista, tropical no Vale do Ribeira e tropical atlântico no litoral.

Hidrografia

Os principais rios são: rio grande, rio Mogi-Guaçu, rio Tietê, rio Paraíba do Sul e rio Paraná.

Minas Gerais (MG)

Estados do Sudeste

O estado de Minas Gerais é o segundo mais populoso e o terceiro mais rico do Brasil. No seu parque industrial tem destaque a indústria de mineração, metalúrgica, automobilística, construção civil, alimentícia e têxtil.
Minas se destaca, ainda, na agricultura e na pecuária com a produção de café, soja, cana-de-açúcar, abacaxi, feijão, milho e banana; produção de leite, suinocultura, bovinocultura e avicultura.

População

Minas Gerais conta com aproximadamente 20 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Fronteira

Limita-se com Distrito Federal a noroeste, com São Paulo a sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás a noroeste, Espírito Santo a leste, Rio de Janeiro a sudeste e Bahia a norte e nordeste.

Vegetação e Clima

A vegetação de Minas Gerais é representada pelo Cerrado e pela Mata Atlântica com clima tropical.

Hidrografia

Os principais rios são: rio das Velhas, Doce, Grande, Mucuri e Jequitinhonha.

Rio de Janeiro (RJ)

Estados do Sudeste

A despeito do Rio de Janeiro ser o menor estado da região Sudeste, ele possui a terceira maior população do país. A capital, a cidade do Rio de Janeiro, é a segunda maior metrópole do Brasil conhecida como a “Cidade Maravilhosa”.
Além do setor turístico, destacam-se os setores da indústria e de serviços. A cidade do Rio de Janeiro é muito conhecida pelo seu carnaval, considerado o mais famoso do mundo.

População

Estima-se que a população do estado seja em torno de 16 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado são: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias.

Fronteira

O estado do Rio de janeiro está localizado a leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, São Paulo a sudoeste, Espírito Santo a nordeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do estado do Rio de Janeiro é representada pelo mangue na região litorânea, a Mata Atlântica e a floresta tropical. O clima é tropical atlântico.

Hidrografia

Seus principais rios são: rio Grande, rio Macaé, rio Itabapoana e rio Paraíba do Sul.

Espírito Santo (ES)

Estados do Sudeste

O Estado do Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil. Anteriormente, o Espírito Santo fora anexado à Bahia, tendo nesse momento Salvador como sua capital. Destacam-se setores da agricultura e na pecuária, com a produção de café, cana-de-açúcar, arroz, feijão, cacau, frutas e milho, gado de corte e leiteiro. Na indústria os destaques são: siderurgia, produtos alimentícios, celulose, têxteis, móveis e madeira.

População

A população do estado é de quase 4 milhões de habitantes. As cidades mais populosas do estado: são Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Fronteira

O estado do Espírito Santo faz fronteiras com os estados: Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul.

Vegetação e Clima

A vegetação do Espírito Santo é composta por vegetação litorânea e a floresta tropical. O clima é tropical.

Hidrografia

Os principais rios do estado: rio Doce, rio Itapemirim, rio Itaúnas e rio Jacu.

Quer saber mais sobre a região Sudeste? Então, leia também: